Nossa Cidade

6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona termina neste fim de semana

Este fim de semana é a última oportunidade para conferir a 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona. O público pode assistir as atividades e peças nos canais do YouTube da mostra e da Secretaria de Cultura.

A programação desta sexta-feira (23/04) começa com a exibição ao vivo, às 16h, da peça infantil “Rio Que Passa Lá” (foto), encenada pelo grupo Último Tipo. Em tom de fábula, o espetáculo conta a história do Rio Tietê, que toma a forma de um viajante e percorre as cidades do interior para pedir às pessoas para que cuidem melhor dele e não o poluam. Ao longo da jornada, o espetáculo resgata ritmos musicais, danças e festejos da cultura popular, tais como samba de lenço, catira, cururu e encontro de batelões (tipo de embarcação utilizada em rios e lagos), que são tradicionais nas cidades do interior de São Paulo banhadas pelo rio Tietê. 

Anuncio


Depois, às 17h, acontece a segunda parte da oficina “Vitrais da Cidadania”, que ensina como confeccionar um vitral, com produtos alternativos, e fazer a manutenção da peça.

A programação prossegue às 20h com o espetáculo “No Dia Seguinte – A Quase História da TV Brasileira”, do grupo Antropofocus. Com humor, a peça retrata fatos e lendas da primeira transmissão de televisão feita no Brasil por meio da estreia de um canal fictício chamado TV Anhanguá. O espetáculo também busca resgatar o elemento do improviso que, muitas vezes, supria a falta de tecnologia na época em que a TV estreou no Brasil.

A programação desta sexta-feira tem ainda mais uma exibição da peça “In-Ser-Víveis”, da Cia. de Teatro São Genésio, às 22h. 

SÁBADO (24/04)

No sábado (24/04), último dia da mostra, a programação começa às 14h com a segunda parte da oficina “Jogos Teatrais Na Sala de Aula”, voltada para professores de Educação Infantil. 

Para as crianças, a atração é a peça “Zapato Busca Sapato”, às 16h, dos grupos Trupe de Truões, do Brasil, e La Máquina de Teatro, do México, e colaboração dramatúrgica do ator e poeta moçambicano, Rogério Manjate. A peça conta a história de um sapatinho, chamado Zapato, que nasceu sozinho em sua caixa e sai em busca de seu par. Ao longo da jornada, ele viverá aventuras e terá encontros inesperados, passando por países como Brasil, México e Moçambique.

O encerramento da mostra será às 20h, seguido da exibição da peça “Dona Julia”, da Cia. de Teatro São Genésio.

Após as apresentações, serão realizados bate-papos ao vivo abertos para o público com os grupos e os elencos de cada peça. Todos os espetáculos terão ainda um “chapéu virtual”, por meio do qual o público poderá colaborar com o cachê e a manutenção dos grupos que participam deste ano da mostra. Mais informações sobre o “chapéu virtual” e a programação completa podem ser consultadas no site da mostra.

MOSTRA NA LONA

A edição deste ano da Mostra Nacional de Teatro Na Lona acontece no formato online em razão do agravamento da pandemia e da prorrogação da Fase Vermelha do governo estadual para evitar aglomeração e conter a disseminação do Coronavírus. O festival é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia. A mostra tem ainda apoio do governo estadual, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB 40/2020, e da Prefeitura de Hortolândia. A organização da mostra é do Centro Cultural Casa de Joana e da produtora City Web.

Ao longo de suas cinco edições anteriores, a Mostra Nacional de Teatro Na Lona ofereceu um panorama das artes cênicas com apresentações de grupos brasileiros e de outros países, trocas de experiências, debates e cursos. Com isso, a mostra tornou-se um evento de referência. Desde a primeira edição, a mostra apresentou mais de 240 espetáculos e registrou público de mais de 40 mil pessoas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo