20 de maio de 2024
Nossa Cidade

3ª Feira do livro começa nesta quinta-feira (20/06)

3 feira do livro

A 3ª Feira do Livro, evento que faz parte do projeto Hortolendo, será aberta nesta quinta-feira (20/06), às 9h, no auditório do Centro de Formação Paulo Freire. Realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, a feira se estende até o próximo sábado (22/06), quando será aberta ao público. O Centro de Formação está localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro.

O projeto Hortolendo, que tem como objetivo promover e incentivar ações de leitura no município, chegou à terceira edição, neste ano. A etapa mais conhecida é a festa literária realizada pela Administração, que faz parte da programação de aniversário da cidade. A de 2013 aconteceu no último dia 26 de maio, no Parque Creape (Centro de Referência Ambiental Parque Escola).

Nos dois primeiros dias, a programação é restrita aos profissionais da educação. No sábado, das 8h às 12h, a Feira é aberta à comunidade, que poderá visitar os estandes de livros, montados pelas editoras e distribuidoras parceiras (confira a programação completa abaixo).

Destaques da programação

Após a abertura oficial, na quinta-feira (20/06), às 9h30, haverá apresentação da peça teatral “O Ratinho”, com alunos do 1º ano da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Sebastiana das Dores Moura. Às 10h, acontece palestra sobre “A importância da biblioteca na formação de bons leitores”, com a bibliotecária Alessandra Atti, supervisora na Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo/SP) e membro da Comissão Especializada na Padronização do Tratamento da Informação do Sistema Municipal de Bibliotecas na cidade de S. Paulo. A formação é voltada a diretores das escolas municipais, estaduais e privadas, gestores da Secretaria de Educação.

Na sexta-feira (21/09), a palestra sobre “A leitura no contexto educacional”, voltada a coordenadores e assistentes de direção das escolas municipais e convidados, ficará a cargo de Regina Maria Braga, professora de língua e literatura portuguesa e brasileira e autora do livro “Construindo o leitor competente”.

Durante a Feira, também haverá exposição de livros, vendidos com desconto aos profissionais da educação. A feira conta com participação de entidades parceiras da Prefeitura, como as distribuidoras Pergaminho, Genius Comercial e Golfinho, além das editoras Paulus, Adonis e Casa de Livros.

“É uma oportunidade de conhecer as novidades do mundo literário e envolver os gestores, funcionários e demais profissionais da área educacional e também as famílias, no incentivo à leitura em nosso município”, destacou a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

SERVIÇO

O quê: 3ª Feira do livro
Quando: Quinta-feira, 20/06, Horário: das 9 às 20h
Local: Centro de Convivência da Melhor Idade
Endereço: Rua Euclides Pires de Assis, 200, Remanso Campineiro, Hortolândia/SP

9h – Abertura Oficial
9h30 – Apresentação cultural: peça teatral “O Ratinho”, com alunos do 1º ano da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Sebastiana das Dores Moura
10h – Palestra: A importância da biblioteca na formação de bons leitores
Palestrante: Alessandra Atti, bibliotecária, supervisora na Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo/SP), membro da Comissão Especializada na Padronização do Tratamento da Informação do Sistema Municipal de Bibliotecas na cidade de S. Paulo
Público-Alvo: Diretores das escolas municipais, estaduais e privadas, gestores da Secretaria de Educação.

Sexta-feira, 21/06
Horário: das 10h às 20h

10h – Palestra: A leitura no contexto educacional
Público-alvo: Coordenadores e assistentes de direção das escolas municipais e convidados.
Palestrante: Regina Maria Braga, professora de língua e literatura portuguesa e brasileira e autora do livro “Construindo o leitor competente”

Sábado, 22/06
Hora: das 8h às 12h – Aberto à comunidade.
Visita aos estandes de livros, montados pelas editoras e distribuidoras parceiras

Fonte: Assessoria Prefeitura

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98