20 de maio de 2024
Nossa Cidade

2ª Corrida Pernas de Aluguel vai promover inclusão de pessoas com deficiência em Hortolândia

A 2ª Corrida Pernas de Aluguel de Hortolândia vai promover a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) em Hortolândia. Durante a corrida de rua, os atletas voluntários do Pernas de Aluguel vão “alugar suas pernas” e conduzir as pessoas assistidas pelo projeto por meio de triciclos adaptados. O evento será realizado no dia 26 de maio, com largada às 8h no Parque Socioambiental Chico Mendes, em Hortolândia, e faz parte do calendário oficial em comemoração ao mês e aniversário do município.

A corrida é aberta a qualquer corredor de rua, profissional ou amador, acima de 16 anos. Serão três percursos, com categorias masculino e feminino: corrida 10 km e 5 km; e caminhada 3k. Na ordem de largada, dentre os competidores e voluntários, os corredores de elite integram o primeiro pelotão da corrida, com largada programada para as 8h. Em seguida, largam os atletas voluntários conduzindo os 40 triciclos adaptados para PcDs. Destes, 12 são do Pernas de Aluguel de Hortolândia; 20 são do projeto em Campinas; e oito são de outras equipes. Por último, será dada a largada para a caminhada.

A coordenação da corrida estima a participação de cerca de 1.200 pessoas entre corredores, organizadores, voluntários e apoiadores. A coordenadora do Pernas de Aluguel de Hortolândia, Cristiane Rocha, destaca que a corrida é um evento voltado exclusivamente à inclusão, com o objetivo de proporcionar momentos de alegria e lazer aos beneficiados pelo projeto. “É maravilhoso notar o desenvolvimento de cada pessoa, principalmente das crianças, que antes viviam isoladas, ou restritas apenas ao círculo familiar. Muitas não sorriam, não interagiam e, após a experiência do Pernas de Aluguel, passaram a sorrir, a interagir, a ansiar pelo fim de semana para poder participar dos treinos e das corridas”, afirma Rocha.

Percursos

Os três percursos (corrida 5km e 10 km; e caminhada 3 km) têm largada e chegada na rua João Mendes, ao lado do Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central de Hortolândia.

O trajeto da corrida 10 km inicia-se no Parque Socioambiental Chico Mendes; segue pela rua Sete de Setembro; acessa a avenida Olívio Franceschini até a rua José João da Silva; passa pela recém-inaugurada Ponte Estaiada e retorna pelo mesmo percurso até a rua Antônio Mancini Pineli, passando pela praça Maria Marcheti, até a linha de chegada no Chico Mendes.

O trajeto 5 km tem largada no Parque Socioambiental Chico Mendes, segue pela rua Sete de Setembro; acessa a avenida Olívio Franceschini; vira na rua Cacto e retorna pela avenida Olívio Franceschini até a chegada no Parque Socioambiental Chico Mendes.

Já a corrida 3 km tem a largada no Parque Socioambiental Chico Mendes; segue pela rua Sete de Setembro; acessa a avenida Olívio Franceschini; vira na rua Aparício Costa Camargo e retorna pelo mesmo caminho até a chegada no Chico Mendes.

Inscrições

Os atletas que quiserem participar da 2ª Corrida Pernas de Aluguel de Hortolândia têm até o dia 19 de maio para realizar a inscrição pelo site do projeto www.pernasdealuguel.com.br ou pelo site www.nexrace.com.br. O valor da inscrição é de R$ 49,00, mais 2 kg de alimentos não perecíveis. Para inscrições pelo site Nexrace há cobrança de taxas. Idosos com mais de 60 anos têm direito a desconto de 50% no valor da inscrição.

Os alimentos arrecadados serão doados para o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia (Funsol), e encaminhados a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos CRAS e CREA do município.

Retirada dos Kits

Os kits com camiseta, porta-medalhas, número de peito e chip de cronometragem poderão ser retirados em dois locais: no dia 24 de maio, no Shopping Hortolândia – loja American Shoes, das 14h às 19h; e no dia 25 de maio, na Faculdade de Hortolândia (FACH), das 9h às 16h.

Premiação

Não haverá premiação em dinheiro para nenhum percurso. Todos os que finalizarem a prova vão receber uma medalha especial da 2ª Corrida Pernas de Aluguel de Hortolândia. Os três primeiros colocados de cada faixa etária nas corridas 5 km e 10 km ainda receberão um medalhão. As faixas etárias definidas são: de 16 a 24 anos; 25 a 29 anos; 30 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos; e de 60 anos ou mais.

Os três primeiros atletas colocados no geral, masculino e feminino, nas corridas 5 km e 10 km e as três equipes com o maior número de inscritos receberão um troféu especial do evento.

Sobre o Pernas de Aluguel de Hortolândia

O Pernas de Aluguel de Hortolândia é um projeto sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a inclusão social de pessoas com deficiência motora – crianças, adolescentes e adultos –, por meio de corridas de rua. São atendidas pessoas com paralisia cerebral leve e severa, autistas, portadores da Síndrome de Down, entre outros tipos de deficiências físicas e intelectuais.

As pessoas assistidas pelo projeto são conduzidas em triciclos especiais em corridas de rua por atletas voluntários, que “alugam” suas pernas para leva-los a uma experiência única e emocionante de cruzar a linha de chegada. A expectativa é que cada pessoa beneficiada possa ampliar o convívio social e redescobrir a vida através do esporte.

Além de Hortolândia, a iniciativa já está presente nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG). Para ser voluntário, cadastre-se no site pernasdealuguel.com.br ou entre em contato pelo telefone (19) 98612-0132.

Serviço

Largada da 2ª Corrida Pernas de Aluguel de Hortolândia: Parque Socioambiental Chico Mendes – rua João Mendes, s/n, Parque Ortolândia – Hortolândia

Data: 26 de maio

Horário: largada a partir das 8h

Inscrições: www.pernasdealuguel.com.br

Retirada dos kits:

24/05 – Shopping Hortolândia – Loja American Shoes: das 14h às 19h

25/05 – Faculdade de Hortolândia (FACH) – das 9h às 16h

Realização: Pernas de Aluguel de Hortolândia

Fotos: Divulgação – Pernas de Aluguel de Hortolândia

Mais informações: (19) 9.8612-0132

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98