Nossa Cidade

1º volume da série infantojuvenil “Diário de Um Banana” é a obra mais lida pelos usuários da Biblioteca Municipal de Hortolândia, em dezembro

“Diário de Um Banana – As Memórias de Greg Heffley” foi o livro mais emprestado em dezembro de 2021 

As agruras que um menino enfrenta durante a adolescência. Este é o mote do livro “Diário de Um Banana – As Memórias de Greg Heffley” (foto). Publicado em 2007, o título é o primeiro volume da consagrada série infantojuvenil “Diário de Um Banana”, escrita pelo cartunista americano Jeff Kinney. O livro ficou em 1º lugar no ranking dos livros mais lidos em dezembro do ano passado pelos usuários da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia.

Anuncio


Em virtude de dezembro marcar o início do período de férias escolares, o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca que o ranking é dominado por obras do segmento infantojuvenil. “Predominam os livros no estilo ‘Diários de Um Banana’ que agradam crianças e pré-adolescentes por ser de leitura dinâmica e prazerosa. Os livros desse estilo são uma ótima opção principalmente no período de férias”, salienta Silva. Além de “As Memórias de Greg Heffley”, a série “Diário de Um Banana” aparece no ranking com outros dois títulos, “Caindo Na Estrada” e “Maré de Azar”.

O coordenador ainda destaca que a nova organização por temas do acervo da biblioteca tem ajudado a colocar em evidência outros livros conhecidos para os usuários. Prova disso é que no ranking de dezembro aparecem as obras “O Iluminado”, do romancista americano Stephen King, e “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”, do autor sul-africano J.R.R. Tolkien. Os dois livros já foram adaptados para o cinema. 

O ranking também traz obras de não ficção de temas e gêneros variados bastante procuradas pelos leitores, com destaque para “Eu Sou Malala – Como Uma Garota Defendeu O Direito À Educação e Mudou O Mundo”, autobiografia da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, pessoa mais jovem a receber o prêmio Nobel da Paz, em 2014, “Tudo Vale A Pena”, obra espírita de Zíbia Gasparetto, e “Pai Rico Pai Pobre Para Jovens – O Que A Escola Não Ensina Sobre Dinheiro”, de Robert T. Kiyosaki, obra sobre educação financeira.

CADASTRO

Para facilitar a vida de pessoas que queiram se cadastrar, a Biblioteca Municipal implantou, no mês passado, o COB (Cadastro On-line Biblioteca). O interessado em se tornar usuário da biblioteca precisa ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da Biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos necessários à inscrição. Os documentos necessários são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar tanto no formato de foto (jpeg), quanto de documento (PDF). 

Depois da validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da atual fase da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencialmente na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Neste mês, a biblioteca implantou outra novidade para os usuários, a carteirinha digital. 

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. 

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses. Atualmente, a biblioteca tem 5.520 leitores cadastrados. O acervo pode ser consultado pela internet por meio deste site, neste LINK. 

A biblioteca fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. Em virtude da pandemia, o acesso e a permanência na biblioteca é feita com restrição para evitar aglomeração e com o uso obrigatório de máscara.

Confira abaixo o ranking dos 20 livros mais emprestados em dezembro pelos leitores da Biblioteca Municipal:

Ranking dos 20 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal

em dezembro

Título

Autor

Diário de Um Banana – As Memórias de Greg Heffley

Jeff Kinney

Diário de Um Banana – Caindo Na Estrada

Jeff Kinney

Querido Diário Otário, É Melhor Fingir Que Isso Nunca Aconteceu

Jim Benton

Percy Jackson e Os Olimpianos – O Último Olimpiano – Volume 5  

Rick Riordan

Fazendo Meu Filme 2 – Fani na Terra da Rainha

Paula Pimenta

Tudo Vale A Pena

Zíbia Gasparetto (ditado por Lucius)

O Iluminado

Stephen King

Fazendo Meu Filme 3 – O Roteiro Inesperado de Fani

Paula Pimenta

O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel

J.R.R. Tolkien

Harry Potter E A Câmara Secreta

J.K. Rowling

Diário de Um Banana – Maré de Azar

Jeff Kinney

A Linguagem das Cores – Energia, Simbolismo, Vibrações e Ciclos das Estruturas Coloridas

Renê-Lucien Rousseau

Inteligência Emocional – A Teoria Revolucionária Que Redefine O Que É Ser Inteligente

Daniel Goleman

Ansiedade Como Enfrentar O Mal do Século

Augusto Cury

Os Senhores do Mundo – De Tutmés III a Napoleão Bonaparte

Herminio C. Miranda

A  Bruxa Salomé

Audrey Wood

Pai Rico Pai Pobre Para Jovens – O Que A Escola Não Ensina Sobre Dinheiro

Robert T. Kiyosaki

Eu Sou Malala – Como Uma Garota Defendeu O Direito À Educação e Mudou O Mundo

Malala Yousafzai

O Que Aconteceu Com Annie

C.J. Tudor

Percy Jackson E Os Deuses Gregos

Rick Riordan

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo