Nossa Cidade

1º volume da consagrada série “Diário de Um Banana” é o titulo mais lido pelos usuários da Biblioteca Municipal

Quem gosta de livros está feliz com a retomada do atendimento presencial da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Desde que a unidade cultural reabriu as portas para o público, na última segunda-feira (26/07), a procura pelo acervo tem sido grande. Prova disso é que em uma semana de funcionamento a biblioteca registrou 150 empréstimos de obras. O livro que ficou em 1º lugar no ranking dos livros mais emprestados pelos usuários é o volume de estreia da consagrada série infantojuvenil “Diário de Um Banana – As Memórias de Greg Heffley”, do autor americano Jeff Kinney. 

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, ressalta que o ranking, referente ao mês passado, registrou menor quantidade de livros em função da biblioteca ter retomado o atendimento há uma semana. Apesar disso, Silva salienta que o número de empréstimos registrado nessa primeira semana é expressivo. A biblioteca permaneceu fechado durante um ano e cinco meses em razão da pandemia do Coronavírus.    

Anuncio


As obras infantojuvenis predominam no ranking. A 2ª colocação também ficou com outro volume da série “Diário de Um Banana”, intitulado “Caindo Na Estrada”. O mangá (histórias em quadrinhos japonesas) também marca presença no ranking com duas séries muito procuradas pelos leitores da biblioteca, “Otomen Um Doce de Garoto” e “Made in Heaven Juri”. Um dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos brasileiros, Chico Bento, criado pelo cartunista Mauricio de Sousa, também aparece no ranking com uma obra que mostra o personagem numa versão mais crescida em termos de idade.

Best-sellers que foram adaptados para o cinema também estão entre as obras mais procuradas pelos usuários, com destaque para o livro “Como Eu Era Antes de Você”, da autora britânica Jojo Moyes. Uma boa surpresa do ranking é a presença de “O Sol É Para Todos”, da romancista americana Harper Lee, obra publicada nos anos 1960 e que se tornou um clássico da literatura mundial. 

CADASTRO

Para quem se interessou em pegar livros emprestados da Biblioteca Municipal, é necessário fazer a Carteirinha do Leitor. Para isso, a pessoa tem que ser residente da cidade e apresentar cópia da Carteira de Identidade (RG) e cópia de comprovante de residência. Já menores de idade devem levar cópias desses mesmos documentos e autorização assinada pelos pais ou responsável. É necessário ainda que o pai, a mãe ou responsável leve cópia da sua Carteira de Identidade. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Atualmente, a biblioteca tem 5.368 usuários cadastrados.

O usuário cadastrado na categoria comum pode pegar até três livros emprestados. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses.

O serviço de empréstimo de livros será liberado somente para os usuários que não tenham nenhuma pendência em seu cadastro. O coordenador destaca que começou no dia 18 de janeiro deste ano uma campanha de devolução dos livros emprestados antes da pandemia. Alguns leitores ainda não devolveram os livros, totalizando cerca de 400 títulos que podem estar extraviados. Os livros devolvidos passam por higienização e ficam de quarentena por um período de sete dias, separados dos demais exemplares do acervo.   

Ao retomar o atendimento presencial, a biblioteca passou a oferece cerca de 160 obras novas para empréstimo. Atualmente, a biblioteca tem cerca de 16.000 títulos. O acervo pode ser consultado pela internet por meio deste LINK. 

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serviços como empréstimos, renovações presenciais e cadastro de usuários são feitos até às 16h50. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.

Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados em julho deste ano da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”:

1. “Diário de Um Banana – As Memórias de Greg Heffley” – Jeff Kinney  

2. “Diário de Um Banana – Caindo Na Estrada” – Jeff Kinney

3. “Otomen Um Doce de Garoto – 02” – Aya Kanno

4. “Rangers Ordem dos Arqueiros – Feiticeiro do Norte Livro 5” – John Flanagan

5. “Contos da Seleção – O príncipe e O Guarda” – Kiera Cass

6. “Otomen Um Doce de Garoto – 05” – Aya Kanno

7. “O Sol É Para Todos” – Harper Lee 

8. “Como Eu Era Antes de Você” – Jojo Moyes

9. “Made in Heaven Juri – Volume 2” – Ami Sakurai

10. “Dragões de Étera– Caçadores de Bruxas” – Raphael Draccon

11. “Dezesseis Luas” – Margareth Stohl” 

12. “Como Passar Em Provas e Concursos” – William Douglas  

13. “Testemunha Mortal” J.D. Robb

14. “O Ladrão de Arte” – Noah Charney 

15. “Se Eu Ficar” – Gayle Forman

16. “Lara A Fadinha Laranja” – Daisy Meadows

17. “Eu Estive Aqui” – Gayle Forman

18. “Chico Bento Moço – Criaturas da Floresta” – Mauricio de Sousa 

19. “Querido Diário Otário – Nunca Faça Nada, Nunca” – Jim Benton 

20. “Espelho Meu” – Edgar J. Hyde

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo