Connect with us

Nossa Cidade

1ª etapa da vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (12/04)

Publicado

em

Além de manter os protocolos sanitários para evitar a contaminação da COVID-19, é importante a população também se proteger contra a Influenza, gripe causada pelo vírus H1N1. Para isto, a melhor medida é tomar a vacina contra a doença.

Nesta segunda-feira (12/04), a Prefeitura de Hortolândia inicia a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Nesta etapa os públicos-alvos a serem imunizados são crianças com idade entre seis meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto) e trabalhadores das redes pública e privada de saúde.

A vacinação acontece nas 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município (confira a lista abaixo). A exceção é a UBS Nova Hortolândia, que atende exclusivamente casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. Em função disto, a vacinação contra a gripe é feita na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) “João Carlos do Amaral Soares”, localizada no mesmo bairro. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha deste ano vai até o dia 9 de julho.

A coordenadora dos programas de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, salienta a importância da população se imunizar contra a Influenza. “Se a população se vacinar contra a Influenza, vai ajudar a não sobrecarregar ainda mais a rede de saúde, que já está lotada com pacientes da COVID-19, pois os sintomas respiratórios da Influenza são semelhantes os da COVID-19. Por isto, reforçamos a orientação para a população procurar a UBS mais próxima de sua casa e se imunizar”, ressalta Ana Paula.

A coordenadora ainda orienta para que famílias, parentes ou responsáveis levem as crianças com idade entre seis meses a menos de 6 anos para serem imunizadas contra a Influenza, uma vez que a vacinação deste público-alvo tem sido baixa. Cada criança deve ir acompanhada de apenas uma pessoa adulta para evitar aglomeração nas UBSs. Já as demais pessoas dos públicos-alvos devem ir sem acompanhante, também para evitar aglomeração. A Secretaria de Saúde reforça que o uso de máscara continua obrigatório e que os protocolos sanitários devem ser mantidos como o distanciamento e a higienização das mãos com álcool.

Neste ano, o Ministério da Saúde deixa a critério dos municípios definirem a data do Dia D da campanha de vacinação, quando unidades de saúde abrem aos sábados para ampliar a cobertura vacinal. A Secretaria de Saúde ainda divulgará quando será o Dia D em Hortolândia.

Confira abaixo as UBSs do município e os horários de funcionamento:

UBSs que funcionam das 7h às 15h30:

– Adelaide: rua Julio Cesar do Nascimento, 355

– Amanda II: avenida Brasil, 800

– Campos Verdes: rua da Confibra, 155

– Figueiras: rua Maraci Aparecida Martarolli Campos, 66

– Nova Europa: rua Wanderley Paes Soarez, 301 

– Orestes Ôngaro: rua Domingos Batista de Souza, 605

– Parque do Horto: avenida José Augusto de Araújo, 95

– Santa Esmeralda: rua Turquesa, 171

– Santiago: rua da Amizade, 240 

– São Bento: rua Tom Jobim, 440

– São Jorge: rua Goiás , 1.140 

– Taquara Branca: rua Onze de Agosto, s/nº 

UBSs que funcionam das 7h30 às 15h30:

– Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299

– Emeief  “João Carlos do Amaral Soares”: rua José Martim dos Anjos, 55

UBSs que funcionam das 7h às 16h:

– Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146

– Rosolém: rua Osmar Antonio Meira, 300

– Santa Clara: rua Pedro Pereira dos Santos, 179

Nossa Cidade

Sinalização de solo é reforçada em ruas do bairro Residencial João Luiz

Publicado

em

Também contra acidentes, Prefeitura de Hortolândia pintou lombadas no Jardim Minda

Ruas do bairro Residencial João Luiz receberam o reforço e a pintura da sinalização de solo. A ação da Prefeitura de Hortolândia contempla ruas de bairros em todas as regiões da cidade. Desde o inicío do ano, a ação está intensificada e continua em vias no entorno de unidades de saúde, ensino e residênciais. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, ruas que dão acesso à grandes avenidas além das mais movimentadas da cidade, também recebem o mutirão. “Pedimos a colaboração dos motoristas para respeitar a sinalização. Além de organizar o trânsito, o trabalho evita estacionamento em locais que possam causar acidentes”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Nas ruas do bairro, foi realizada a repintura de linha amarela de proibição de estacionamento, faixas seccionadas amarelas, de retenção, duplas amarelas indicando o tráfego nos dois sentidos da via, zebradas amarela e legenda “PARE”. “No Jardim Minda foram concluídas pinturas de lombadas localizadas em frente ao Condomínio Residencial Bertioga. O objetivo do serviço é melhorar a visibilidade e evitar danos aos veículos e acidentes”, comenta Vasconcellos.

Para salvar vidas no trânsito, são desenvolvidas mais ações, que vão além do reforço e implantação da sinalização e a readequação do sentido do tráfego em ruas e avenidas. São atividades educativas com motoristas e pedestres  até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019.  Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados.

 

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura “arruma a casa” para grande final do Amador

Publicado

em

Ação faz parte do mutirão de serviços de limpeza e zeladoria da Prefeitura de Hortolândia

Neste domingo (21/08), o Campo do Rosolém, um dos mais tradicionais da cidade, recebe diversas partidas de futebol por diferentes campeonatos organizados e apoiados pela Prefeitura de Hortolândia.

O final de semana esportivo promete uma grande movimentação dos torcedores ao redor do espaço esportivo, principalmente com os primeiros jogos das decisões do Campeonato Amador de Futebol. Para receber bem os espectadores, as equipes da Administração Municipal intensificaram, no decorrer da semana, a limpeza nas arquibancadas e áreas interna e externa. Nesta sexta-feira (19/08), completando as ações de zeladoria na área, as sarjetas das calçadas das ruas ao redor receberam pintura.

“Com a grande movimentação dos torcedores no Campo do Rosolém, neste final de semana, além dos serviços que deixam o espaço esportivo limpo e agradável, também reforçamos a pintura das sarjetas. Esta ação tem como objetivo o embelezamento, mas, principalmente, reforçar a visão para os motoristas e pedestres que circularem pela área, aumentando a segurança viária. Esperamos que as famílias aproveitem o final de semana esportivo em Hortolândia”, comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Poda do mato e limpeza em diferentes regiões

O mutirão de limpeza e zeladoria também foi realizado pela Prefeitura em praças, áreas verdes e canteiros centrais de ruas e avenidas de Hortolândia. Receberam a ação a “Praça do Roxo”, espaço de lazer recém modernizado no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, áreas verdes do Jardim São Bento e da Vila São Pedro e vias do bairro Terras de Santa Maria. “As equipes de limpeza e zeladoria continua os serviços também aos finais de semana. Pedimos o apoio e colaboração da população contra qualquer tipo de descarte irregular”, comenta Panício.

Descarte irregular é crime ambiental sujeito à multa

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. Com o tempo seco, a ação contribui para o surgimento de focos de queimadas e incêndio. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Bola rola para a primeira rodada do campeonato de futebol das categorias Mirim e Infantil de Hortolândia

Publicado

em

Torneio começa neste sábado e é organizado pela Prefeitura

À partir deste sábado (20/08), é a vez da molecada correr atrás da bola. A Prefeitura de Hortolândia deu o pontapé inicial e o campeonato de futebol das categorias Infantil (nascidos em 2007 e 2008) e Mirim (nascidos em 2009 e 2010) começa com partidas acontecendo nos tradicionais campos da cidade. Pela categoria Mirim, as partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos cada, enquanto no Infantil os jogos durarão dois tempos de 30 minutos. De acordo com a Secretaria de Esporte, neste ano, o diferencial será a permissão para a inscrição de meninas nos times que disputarão o campeonato. A competição tem previsão de encerramento para o dia 24 de setembro.  

Confira a fórmula de disputa

O torneio será disputado por oito times que serão divididos em dois grupos com quatro equipes em cada um. Os times jogarão entre si, dentro do próprio grupo. Ao final da primeira fase, o líder de cada grupo já está classificado automaticamente para as semifinais. Já as equipes que terminarem em segundo e terceiro na classificação, respectivamente, disputam as outras duas vagas para a semifinal. “Veremos muitos talentos surgirem durante esta competição. A festa do futebol integrará jovens e pais em animadas manhãs nos nossos campos municipais”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

Times estão divididos em dois grupos

GRUPO A: Bola de Ouro, Ases de Ouro, Projeto Revolução Esmeralda e Raça Sport

GRUPO B: Audax, Projeto Águia, Projeto Hortolândia e Canarinho

 

Jogos da primeira rodada

Sábado (20/08)

Campo do Rosolém

8h – Ases de Ouro x Raça

10h – Projeto Revolução Esmerada x Bola de Ouro

 

Campo do Adelaide

8h – Projeto Hortolândia x Projeto Águia

10h – Audax Hortolândia x Canarinho

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Populares