Nossa Cidade

12º Encontro da Cidadania ainda está com inscrições abertas para projetos sociais e de cultura digital

O prazo para as entidades interessadas em participar vai só até segunda-feria, dia 15 de setembro

O “12º Encontro da Cidadania” organizado pela Rede CDI Campinas (Comitê para a Democratização da Informática) está com inscrições abertas para projetos sociais e de cultura digital que tenham sido desenvolvidos a partir do uso de tecnologias digitais. O prazo de inscrições encerra nesta segunda-feira, dia 15 de setembro.

Anuncio


O Encontro da Cidadania, com a apresentação dos projetos selecionados, vai ocorrer no dia 18 de outubro, na Unicamp. Paralelamente, haverá o lançamento do projeto Comunidade.Mov,  que exibirá uma mostra de vídeos, resultado das primeiras oficinas aplicadas nas comunidades, com o intuito de promover a produção audiovisual sobre a realidade destas comunidades e de temas sociais importantes para a cidadania.

O evento tem por objetivo ser uma vitrine de projetos de ação social e cultural, desenvolvidos por adolescentes, jovens e adultos dos CDIs Comunidades e de outros espaços de Cultura Digital na região de Campinas.

Também serão realizadas atividades culturais, com apresentações de dança, música, exposição de fotos e realização de oficinas e debates, com o propósito de fortalecer as ações de inclusão social e digital. Fundamentado em Paulo Freire, o princípio fundamental da proposta do CDI é a intervenção na realidade, com o objetivo de fazer com que os jovens participem do processo de transformação de sua comunidade, tornando-a mais justa e igualitária.

O Encontro da Cidadania, de acordo com os organizadores, é também um espaço para fomentar a integração e a troca de experiências, promovendo um ambiente de socialização, reflexões e de incentivo a cultura colaborativa, com efeito multiplicador de novas ações.

As inscrições vão até 15 de setembro e estão abertas para ONGs, escolas, movimentos sociais, coletivos e demais interessados, sendo os principais requisitos: Os interessados em apresentar devem ter idade a partir de 12 anos. Qualquer organização ou grupo que desenvolva projetos sociais utilizando tecnologias digitais, seja na elaboração, execução ou divulgação, podem se inscrever. A temática é livre. Serão considerados os seguintes aspectos: diagnóstico da realidade, formação de rede, atuação do educando e utilização das tecnologias digitais.

Mais detalhes podem ser encontrados no regulamento disponível no site: http://www.cdicampinas.org.br/encontro-da-cidadania/. A inscrição do projeto será validada em até 5 dias úteis após o envio da ficha de inscrição, avaliados pela comissão organizadora, que disponibilizará a programação completa do evento, depois do dia 22 de setembro, no mesmo site. Cada grupo terá o tempo de 10 minutos para apresentação, seguido de 10 minutos de debate. .

Sobre o 12º Encontro da Cidadania

Promovido anualmente desde 2003, o Encontro da Cidadania vem divulgando as ações desenvolvidas nos CDIs Comunidades e iniciativas de outros espaços de inclusão digital. Tendo o computador e a internet como ferramentas, os projetos de intervenção na realidade tem o objetivo de transformação nas comunidades onde estão inseridos. O evento reúne um público médio de mais de 500 pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos, com o apoio de uma equipe organizadora, voluntários e público em geral. Já foram apresentados mais de 280 projetos ao longo destes anos, publicados na Revista da Cidadania, que em 2014, chega a sua 10ª edição.

São projetos que vão desde a luta pela proteção do meio ambiente, como limpeza de praças, até conscientização sobre a necessidade de respeito humano, aumento do uso da biblioteca da escola dentro do presídio, oficina aos pais para aprenderem a usar a nota fiscal paulista, dentre muitos outros, sempre com a principal característica de estimular a leitura de mundo e a ação sobre a realidade, para transformá-la.

Serviço:
“12º Encontro da Cidadania” e Mostra Comunidade.Mov
Prazo para inscrições: até 15 de setembro
Regulamento: http://www.cdicampinas.org.br/encontro-da-cidadania/
Data do evento: 18 de outubro
Local: Ciclo Básico II – Unicamp, das 8h às 15h30

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo