Monte Mor

Câmara pede que o Estado implante clínica veterinária do Programa Meu Pet, em Monte Mor

Visando à garantia da defesa e da saúde dos animais domésticos, o Plenário aprovou na sessão desta segunda-feira (16) a Moção 37/2021, de iniciativa do vereador Alexandre Pinheiro (PTB), presidente da Câmara.  A propositura – que foi aprovada por unanimidade – faz apelo ao governador do Estado, João Dória, reivindicando a construção de uma clínica veterinária no Programa Meu Pet, em Monte Mor.

Na Moção aprovada, Alexandre ressalta que o Governo do Estado divulgou a construção de mais oito clínicas, recentemente, contemplando, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), apenas o município de Santa Bárbara D’Oeste. Para ele, a “quantidade populacional da região, na qual aumenta também o número de animais domésticos, reforça a necessidade de mais unidades”.

Anuncio


“Ressalto que a cidade de Monte Mor se encontra em uma esfera privilegiada geograficamente, que seria estrategicamente ideal para receber uma unidade e contemplar toda a região, além da extrema necessidade desse serviço no município”, diz o parlamentar, no texto. Ele também pediu que todos os demais vereadores assinassem a propositura, após a aprovação da mesma.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Em discurso antes da apreciação da Moção de Apelo, Alexandre explicou que a implantação da clínica do Programa Meu Pet dependeria de contrapartida do município, com a cessão de espaço de cerca de 500 metros quadrados de área, para a construção. Segundo ele, as unidades contemplariam salas cirúrgicas, de medicação e internação, equipamento para ofertar atendimento regionalizado a animais domésticos. “São oferecidos [nesse tipo de clínica] serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio-x, endoscopia, laboratório de análise clínica, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável”, explicou.

Outros vereadores defenderam a iniciativa. Professor Fio (PTB) lembrou que cidades vizinhas já foram contempladas com a implantação de clínica animal, incluindo Piracicaba. Beto Carvalho (DEM) citou iniciativa semelhante, no município de Elias Fausto, que inaugurou recentemente o Centro de Bem Estar Animal. “É uma sinalização muito importante que essa Casa está dando, de que a causa animal é uma causa importantíssima e que merece uma resposta do Poder Público com urgência. E nós, vereadores, estamos debruçados sobre essa questão”, disse Professor Adriel (PT). “Acho que todos aqui são cobrados, por todos, em relação à causa animal, dentre outras”, afirmou Bruno Leite (DEM). 

Andrea Garcia (PTB) afirmou que se trata de uma “causa de todos” – e que é, inclusive, bandeira do seu mandato a implantação de Conselho de Defesa dos Animais. Nelson Almeida (Solidariedade) citou reunião com secretário de Saúde e protetoras dos animais, realizada na semana passada, onde foram cobradas ações, inclusive referente à castração. Paranhos (MDB) parabenizou a iniciativa; lembrou que é importante o Estado fazer a sua parte; e disse que seria mais eficaz se o município desenvolvesse a Zoonoses, contemplando a clínica. Já Wal da Farmácia (PSL) disse que já fez indicações e pedidos relacionados a esse tipo de política pública; e manifestou expectativa de que o Estado atenda o pleito. 

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo