Connect with us

Esportes

Ministério Público abre inquérito civil contra CBF e STJD e pode devolver Lusa à Série A

Publicado

em

Para promotor Roberto Senise Lisboa, ‘há fortes indícios de que houve irregularidade’

Julgada em dezembro, Lusa foi punida pelo STJD

A Portuguesa obteve uma vitória importante na batalha judicial para retornar à Série A do Campeonato Brasileiro. O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para investigar a punição da perda de pontos pela escalação irregular do meia Héverton e que levou ao rebaixamento.

O Ministério avalia que, como não houve comunicação da punição antes da partida, a pena não tem valor jurídico. “Há fortes indícios de que houve irregularidade”, diz Roberto Senise Lisboa, promotor de Justiça do Consumidor. “Existe a possibilidade de a Portuguesa permanecer na Série A”, conclui.

No dia 22 de janeiro, representantes da CBF, STJD e da Portuguesa foram convocados para participar de uma audiência para apresentar esclarecimentos. A partir daí, o ministério vai definir o rumo das investigações.

A falha que o Ministério Público pretende investigar se refere à notificação da punição do meia Héverton à Portuguesa. O Estatuto do Torcedor determina a necessidade de publicação da punição no site da CBF para que ela seja válida. No caso do meia da Portuguesa, a punição só foi publicada na segunda-feira, após a partida. Essa determinação do Estatuto, que é uma lei federal, deve se sobrepor ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva, na visão do Ministério Público.

“Se uma pessoa é condenada, sabe da condenação, mas não foi formalmente informada, essa condenação não vale”, compara o promotor. “Qualquer estudante de Direito do primeiro semestre aprende que uma lei federal (Estatuto do Torcedor) prevalece sobre normas administrativas (Código Brasileiro de Justiça Desportiva)”, afirma.

Lisboa afirma que se a CBF não observar a hierarquia da lei federal, o Ministério Público deverá entrar com medidas judiciais. “O Ministério Público defende os interesses da sociedade. Não estamos olhando quem está sendo beneficiado. Para o ministério, isso é irrelevante”, afirma.

Fonte: Estadão
Foto: Wilton Junior/Estadão – 27.12.2013



Esportes

Campeonato Amador Hortolândia: jogos definem quem vai pra final

Publicado

em

Por

O Campeonato Amador de Hortolândia está em reta final, e neste final de semana serão definido os times que vão se enfrentar nas finais da primeira e segunda divisão.

E vocês acompanham os jogos da 1ª DIVISÃO AO VIVO no Facebook e no Youtube do Portal Hortolândia.

SEMI FINAIS – 1ª DIVISÃO

JOGO DE VOLTA:
Família São Sebastião X Estrela Vermelha – Sábado 13/08, às 19:45pm (ida: 2-2)

Moleque Travesso X Santa Clara – Domingo 14/08, às 09:00am (ida: SCL 2-1 MOL)

Patrocinador do Portal Hortolândia no Campeonato Amador 2022

SEMI FINAIS2ª DIVISÃO

JOGO DE VOLTA:
Real São Bento vs São José – Volta: Sábado 13/08, às 17:45pm (ida: 1-1);

W.O. – Frenético 3-0 Atl. Ôngaro – Volta; (ida: W.O. – FRÉ 3-0 ONG);

Continue Lendo

Esportes

Campeonato Amador Hortolândia: Confira os resultados dos primeiros jogos da Semifinal

Publicado

em

Por

Quatro jogos da Ida da Semifinal do Campeonato Amador Hortolândia 2022 agitaram o Campo do Rosolem neste final de Semana.

Na primeira divisão, o Santa Clara bateu o Moleque Travesso por 2 x 1 na noite de sábado(06).

Já neste domingo(7) e ainda na primeira divisão, o Família São Sebastião empatou com o Estrela Vermelha por 2 x 2.

Na segunda divisão o jogo do Frenético x Atlético Ôngaro, no sábado(6) a noite, foi interrompido depois de fogos de artifícios caírem no campo. O jogo estava empatado e será remarcado após julgamento da Associação dos Atletas de Hortolândia.

Patrocinador do Portal Hortolândia no Campeonato Amador 2022

Ainda pela segunda divisão, Na manhã deste domingo(07) o Real São Bento empatou com o São José e voltam a se enfrentar na semana que vem. (1 x 1).

Os jogos da Volta acontece no próximo final de semana, sábado(13) e domingo(14).

Confira os jogos da primeira divisão na integra com a parceria do Edy da Live:

O Campeonato é uma realização da Associação dos Atletas de Hortolândia, com apoio da Prefeitura de Hortolândia.

Patrocinadores do Campeonato Amador: Freskimassas, Winnersbet, Aki tem Bem Barato, NovoDesigner Móveis planejados, Levíssima, Druds Hotel, Perfil Outdoor, Drogaria Santa Terezinha, Tormel Materiais Elétricos

Continue Lendo

Esportes

Campineiro promete acelerar forte na segunda etapa do Brasileiro de Jet Ski

Publicado

em

jet ski

O paulista Gildo Gonçalves Teixeira promete acelerar forte na segunda etapa do 33º Campeonato Brasileiro de Jet Ski 2022/Pre World Qualifying Series. O piloto de Campinas é um dos destaques da competição e confirmou presença nas disputas que serão realizadas de 19 a 21 deste mês na prainha do Rio Grande, em Rifaina (SP).

Teixeira precisa de bons resultados para continuar com chances de brigar por títulos na competição. Na etapa de abertura, realizada no mês passado em Caraguatatuba, teve problemas com os equipamentos, impedindo de brigar por vitórias. “O Kawasaki estourou o escapamento e o Yamaha quebrou a engrenagem do turbo. Mesmo assim consegui emprestar um jet de outra equipe e participei da categoria Arrancada terminando em terceiro e mesma posição na Supercourse Master”, explicou.

A equipe já está fazendo os acertos necessários nos equipamentos para que tudo esteja em ordem para segunda etapa do 33º Campeonato Brasileiro de Jet Ski. Contando com a experiência e vários conquistas no currículo, Teixeira quer impor um ritmo forte nas baterias que disputará em Rifaina.

Revelou que a preparação da maioria dos pilotos é constante, pois desde que começa a temporada, são várias competições que ocorrem e, por isso é necessário estar bem preparado para enfrentar a diversas provas ao longo do ano.

Nesta temporada, Gildo Teixeira está competindo com o Kawasaki modelo 310 r e um Yamaha GP 1800 r com 300 hp competindo nas categorias turbo. Sua expectativa é de bom desempenho dos dois equipamentos em Rifaina e na etapa final, que será realizada de 7 a 11 de setembro, em Paraty (RJ).

Além de pilotos dos Estado de São Paulo, a segunda etapa do 33º Campeonato Brasileiro de Jet Ski 2022/Pre World Qualifying Series contará com representantes do Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, além do Distrito Federal e convidado do Uruguai.

A segunda etapa do 33º CAMPEONATO BRASILEIRO DE JET SKI 2022 / PRE WORLD QUALIFYING SERIES é uma realização da BJSA / ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JET SKI  com o Apoio Oficial da PREFEITURA MUNICIPAL DE RIFAINA, Apoio Institucional do MINISTÉRIO DO TURISMO E EMBRATUR, com supervisão da IJSBA – INTERNATIONAL JET SPORTS BOATING ASSOCIATION, com a aliança internacional através da CONFEDERACION SUDAMERICANA DE MOTOriNAUTICA, Casarini/BRP, jetskiNworld, Jet Chula/Yamaha, Arieltek, Frutalli Açaí, Thomas Cavendish Beer, STELS Quadriciclos Brasil, Bica Jet, PROLIFE,  Revista Oficial Boat Shopping. Produção: G7 SPORTS. O evento conta com apoio da MARINHA DO BRASIL, CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO E POLÍCIA MILITAR.

Continue Lendo

Populares