Começou nesta quinta-feira, 10 de setembro, o 1º Encontro de Tecnologias e Profissões junto com o 18º Fórum de Profissões em Campinas, evento que segue até sexta-feira, 11. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Grupo Primavera, o encontro tem como foco inspirar estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental na escolha de futuras carreiras, apresentando um ecossistema de inovação e tecnologia consolidado no município.
Com expectativa de receber pelo menos 5 mil visitantes, os estandes montados por escolas, centros de pesquisa e empresas oferecem contato direto com cursos técnicos, profissionalizantes e formações disponíveis em diversas instituições locais de referência. A programação, aberta ao público, ocorre das 8h às 17h na sede da Secretaria de Educação, localizada no Jardim do Vovô.
Destaques do encontro expõem tecnologias de ponta
Entre as atrações que mais chamam a atenção dos alunos estão os robôs e o monitoramento climático em tempo real. A Defesa Civil apresenta o cão-robô Guardião, utilizado em operações de risco, além dos dados coletados pelas 12 estações meteorológicas instaladas recentemente na cidade, sendo dez delas em escolas municipais. Essas informações incluem temperatura, umidade relativa do ar, precipitação e radiação solar.
A chefe do setor de monitoramento e alertas da Defesa Civil, Sueli Castiglieri, destacou a grande participação dos estudantes interessados no tema, ressaltando o comprometimento do município frente aos desafios climáticos. O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), que celebrou 22 anos, traz equipamentos que fazem parte do curso de robótica, ampliando o acesso dos jovens às tecnologias digitais e à educação de jovens e adultos (EJA).
Participação ampla e diversificada no evento
A iniciativa conta com a presença de instituições ligadas à tecnologia, inovação, acessibilidade e educação inclusiva, como a EducaTV Campinas, a Assessoria de Tecnologia da Educação (ATEduc) e o Centro Multidisciplinar de Apoio à Educação Especial Inclusiva (Cemapa). Exposições inéditas do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais ampliam o repertório à disposição do público.
Empresas e entidades parceiras também participam, entre elas o Amazon Web Services, CI&T, Colégio Técnico de Campinas da Unicamp (Cotuca), Etec Bento Quirino, Senac, Senai, e Sanasa. Além de experiências tecnológicas, o evento oferece espaços para orientação vocacional e informação sobre diferentes cursos e profissões.
Serviço do 1º Encontro de Tecnologias e 18º Fórum de Profissões de Campinas
- Datas: 10 e 11 de setembro
- Horário: das 8h às 17h nos dois dias
- Local: centro de eventos da Secretaria de Educação
- Endereço: Rua Antônio Nunes dos Santos, 121, Jardim do Vovô
Perguntas frequentes
Quem pode participar do evento?
O evento é direcionado a alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, mas é aberto ao público, incluindo estudantes e profissionais das redes estadual e particular.
Quais instituições participam do encontro?
Participam escolas técnicas, centros de pesquisa como CTI Renato Archer e CNPEM, instituições de ensino, empresas do setor tecnológico e parceiros diversos.
Onde ocorre o evento e qual o horário de funcionamento?
O evento acontece no centro de eventos da Secretaria de Educação, na Rua Antônio Nunes dos Santos, 121, Jardim do Vovô, das 8h às 17h, nos dias 10 e 11 de setembro.
Quais são os principais temas e atrações apresentados?
São exibidos projetos de robótica, monitoramento climático em tempo real, recursos de tecnologia, inovação, acessibilidade e áreas profissionais diversas.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98








Posto Audax Americana
Grand Theft Auto VI
Cinema em Hortolândia