Início Notícias Brasil Termina hoje, à meia-noite, o horário de verão

Termina hoje, à meia-noite, o horário de verão

horario-de-verao
Atrase seu relógio em uma hora

Termina hoje, à meia-noite, o horário de verão. Todos os relógios nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal serão atrasados em uma hora.

Após 119 dias, desde o início do horário especial, a CPFL Paulista registrou redução de 0,52% no consumo de energia elétrica em 234 cidades no interior paulista, e ainda uma diminuição de 1,72% na demanda no horário de pico nesse período.

O engenheiro líder de serviços da CPFL em Americana e Sumaré, André Alexandre Bertanha, analisou o consumo registrado nesses últimos dias e observou que a economia só não foi maior devido ao forte calor na região. “As altas temperaturas influenciaram no alto consumo, devido aos equipamentos que exigem mais do sistema elétrico, como o ar-condicionado, que teve um consumo equiparado ao do chuveiro, principal consumidor de energia em dias normais”, disse.

A economia no consumo de energia elétrica corresponde a 55.838 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Campinas por cinco dias. A economia é possível em razão do melhor aproveitamento da luz natural, já que a defasagem de uma hora torna os dias mais longos.

No ano passado, a economia foi de 79.100 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Campinas, com 1,1 milhão de habitantes, durante oito dias, Hortolândia por 35 dias, Nova Odessa por 67, Santa Bárbara d’Oeste por 34, Sumaré por 23 e Americana por 16 duas.

alerta

Bertanha afirma que, no retorno ao horário normal, empresas e consumidores individuais devem ficar atentos ao alto consumo de energia.

“Algumas ações podem colaborar na economia, como um sistema de iluminação moderno e mais eficiente. Dessa maneira, evitamos sobrecarregar e desestabilizar o sistema”, disse.

Por causa do verão, e das altas temperaturas neste começo de ano, o consumo de energia tende a aumentar, pois é mais comum o uso de ventilador, ar condicionado e geladeira.

Os custos com estes aparelhos para reduzir a sensação de calor podem chegar a 30% do valor da conta.

Fonte: tododia.com.br



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98