Em uma videoconferência de 30 minutos realizada nesta segunda-feira (6), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a revogação da tarifa de 50% incidente sobre produtos brasileiros.
A conversa, iniciada por iniciativa de Trump, foi descrita pelo Palácio do Planalto como amistosa. Os mandatários relembraram o encontro positivo que tiveram durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York e acordaram estabelecer uma linha direta de comunicação, tendo trocado seus números de telefone.
O Presidente Lula enfatizou a importância do diálogo para a “restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”. Ele também lembrou que o Brasil está entre os poucos países do G20 com os quais os EUA mantêm superávit comercial, reforçando o argumento para a retirada das tarifas e de outras medidas restritivas.
Para dar continuidade ao tema, o Presidente Trump designou o Secretário de Estado, Marco Rubio, para conduzir as negociações com o Vice-Presidente Geraldo Alckmin, o Chanceler Mauro Vieira e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad – que havia classificado o diálogo como “positivo” ainda pela manhã.
Os dois líderes concordaram em marcar um encontro presencial em breve. Lula sugeriu a Cúpula da Asean, na Malásia, como oportunidade, reiterou o convite para Trump participar da COP30, em Belém, e se dispôs a visitar os Estados Unidos.
Fonte: Agência Brasil
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










