14 de maio de 2024
Brasil

Supremo inicia julgamento dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro

Manifestantes invadem Congresso, Planalto e STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) dá início hoje, 13 de setembro, ao julgamento dos primeiros réus acusados de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro, que resultaram em depredações nos prédios sede dos três poderes. A sessão está marcada para começar às 9h30.

Os réus são acusados por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada e dano ao patrimônio público com uso de substância inflamável. As penas combinadas podem resultar em até 30 anos de reclusão.

O julgamento será individual para cada acusado. O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais, iniciará a sessão com a leitura do resumo dos processos. O ministro revisor, Nunes Marques, também terá a oportunidade de manifestação.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se pronunciará em seguida, e os defensores dos acusados terão uma hora para apresentar a defesa. Após essas etapas, os votos dos onze ministros do STF serão colhidos.

Caso o julgamento não seja concluído hoje, uma sessão extra está programada para quinta-feira (14).

Desde o começo das apurações, 1,3 mil investigados tornaram-se réus no STF. Recentemente, Alexandre de Moraes autorizou a PGR a propor acordos de não persecução penal para cerca de mil investigados. No acordo, os acusados, em determinadas condições, podem confessar os crimes e, em troca, beneficiar-se de alternativas à prisão.

Com informações da Agência Brasil de Notícias

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98