O Pix por aproximação começa a ser disponibilizado no Brasil nesta sexta-feira (28). Com essa nova funcionalidade, os usuários poderão realizar pagamentos apenas encostando o celular na maquininha, sem a necessidade de digitar senha ou escanear QR Code. Inicialmente, a novidade estará disponível apenas para dispositivos Android com tecnologia NFC (Near Field Communication).
Como Funciona o Pix por Aproximação?
O funcionamento do Pix por aproximação é semelhante ao pagamento com cartões contactless. O usuário precisa apenas aproximar o celular da maquininha de cartão para concluir a transação. Já para compras online, o pagamento poderá ser finalizado com apenas um clique dentro do site da loja, dispensando o uso de QR Code ou da função Copia e Cola.
Principais características da nova modalidade:
✅ Pagamento instantâneo por aproximação
✅ Limite máximo de R$ 500 por transação (ajustável pelo usuário)
✅ Funciona apenas em dispositivos Android com Google Pay
✅ Dispensa QR Code e senha para compras presenciais e online
Bancos e Instituições que Oferecem a Tecnologia
O Pix por aproximação estava em fase de testes e, agora, passa a ser obrigatório para instituições financeiras que fazem parte do open finance. Atualmente, apenas o Google Pay está cadastrado no Banco Central como iniciador de pagamento. Dessa forma, a funcionalidade não está disponível para usuários da Apple Pay e Samsung Pay.
Entre os bancos e fintechs que já testavam a tecnologia estão:
Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander.
Além disso, 12 marcas de maquininhas já são compatíveis com o novo método de pagamento:
Azulzinha, Bin, Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago, PagBank, Rede, Safra Pay, Sicredi, Stone e SumUp.
Crescimento dos Pagamentos por Aproximação no Brasil
O pagamento por aproximação tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), 65% das transações presenciais em setembro de 2023 já foram feitas dessa maneira, seja com cartões de crédito, débito ou dispositivos móveis.
A tendência é que o Pix por aproximação acelere ainda mais essa adoção, tornando os pagamentos mais rápidos e práticos.
A chegada do Pix por aproximação representa um novo passo para a digitalização dos pagamentos no Brasil. Com maior rapidez e conveniência, a modalidade deve impulsionar ainda mais o uso do Pix, que já é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros.
Se você tem um celular Android e utiliza o Google Pay, fique atento às atualizações do seu banco para ativar a nova funcionalidade e aproveitar os benefícios do Pix por aproximação!
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.









