O Brasil terá seu primeiro túnel imerso, uma estrutura de 870 metros de comprimento que será instalada no fundo do mar para conectar as cidades de Santos e Guarujá. O investimento total será de R$ 6 bilhões, dividido entre Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e iniciativa privada, que ficará responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.
A obra promete solucionar um dos maiores gargalos logísticos do país, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento entre as cidades, que hoje depende de balsas ou de um trajeto de 40 km de rodovia.
Como Será o Túnel Imerso?
O túnel terá 21 metros de profundidade e será composto por seis módulos de concreto pré-moldado, que serão montados em uma doca seca, testados e depois transportados por flutuação até o local onde serão instalados no fundo do leito oceânico.
O projeto prevê seis faixas de trânsito, sendo três por sentido. Além do tráfego de veículos de passeio e transporte público, haverá espaço para caminhões, ciclistas e pedestres.
A estrutura também foi planejada para não interferir na expansão do Porto de Santos, um dos mais importantes do Brasil.
Impacto na Mobilidade e Logística
Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens por meio de balsas e pequenas embarcações. Além disso, o fluxo inclui 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
Com a construção do túnel, o tempo de deslocamento entre Santos e Guarujá será drasticamente reduzido, além de oferecer mais segurança e conforto para os usuários.
A nova conexão também permitirá a integração do sistema de transporte público da região, contribuindo para uma mobilidade urbana mais eficiente na Baixada Santista.
Parceria Público-Privada e Investimentos
O projeto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e também está qualificado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A concessão será válida por 30 anos, período em que a empresa responsável deverá realizar a manutenção e operação da estrutura. A remuneração da concessionária virá da tarifa cobrada dos usuários e, possivelmente, de uma contraprestação pública, conforme os estudos de viabilidade econômica.
Etapas da Construção do Túnel Santos-Guarujá
🔹 Preparação do solo: Uma trincheira será escavada no fundo do canal para acomodar os módulos do túnel.
🔹 Construção dos módulos: Os elementos de concreto serão fabricados em uma doca seca e contarão com piscinas provisórias para flutuação.
🔹 Transporte dos módulos: Após os testes de impermeabilidade, as peças serão rebocadas até o local de instalação.
🔹 Posicionamento e imersão: O túnel será submerso lentamente por meio do bombeamento de água.
🔹 Ligação e acoplamento: Os módulos serão conectados por guinchos hidráulicos e selados para garantir a vedação completa.
🔹 Proteção: Uma camada de pedras será colocada sobre o túnel para protegê-lo contra impactos e ancoras soltas.
A construção do Túnel Imerso Santos-Guarujá representa um grande avanço na infraestrutura de transportes do Brasil. A obra trará benefícios diretos para milhares de pessoas que fazem essa travessia diariamente, além de impulsionar o desenvolvimento da Baixada Santista e fortalecer a logística do Porto de Santos.
Com um modelo inovador de parceria público-privada (PPP), essa obra histórica promete transformar a mobilidade da região e oferecer mais segurança, eficiência e modernidade para quem precisa se deslocar entre Santos e Guarujá.
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