16 de maio de 2024
Nossa Cidade

Programa prepara moradores para o mercado de trabalho

emprego

Curso de qualificação profissional beneficia 60 pessoas em busca de emprego A Prefeitura de Hortolândia iniciou o curso de “Desenvolvimento Pessoal com foco no Mercado de Trabalho”. A atividade do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação) é destinada a 60 pessoas que estão em busca de emprego. As aulas, realizadas sempre as sextas-feiras, acontecem no HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, nº 405, Vila São Francisco . 

O psicanalista e professor universitário, Alan Alves Caserimo Rocha, responsável por ministrar as aulas, aborda assuntos sobre como se comportar numa entrevista de emprego (postura e trajes apropriados), dicas de desenvolvimento pessoal, dentre outros temas. O curso visa preparar os aprendizes para o desenvolvimento profissional e pessoal com a proposta de reinseri-los no mercado de trabalho.

O Acerte é um programa voltado para pessoas a partir dos 18 anos, em estado de vulnerabilidade social e disponível no mercado de trabalho. Por meio do programa, a Prefeitura oferece cursos de qualificação profissional ao mesmo tempo em que cria condições para garantir aos aprendizes direitos universais básicos na área de educação, saúde, alimentação e renda.

Os aprendizes recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 710 e uma cesta básica para desenvolver atividades nas estações de vivência (locais mantidos pela Prefeitura) e participar dos cursos de qualificação às sextas-feiras.

De acordo com o diretor de Geração de Renda e Economia Solidária, Gerson Ferreira, o Acerte é uma das alternativas para a população se reinserir no mercado de trabalho. “A oportunidade de geração renda e de oferta de emprego cresce ao passo que os aprendizes se capacitam para o mercado de trabalho. A atividade prepara o cidadão desde a maneira de se comportar na entrevista de trabalho até a elaboração de um currículo” explica o diretor. 

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98