Modalidade de turismo une diversão e preservação do planeta
O movimento por um mundo sustentável também se apoia no turismo ecológico para melhorar as condições do planeta. O ecoturismo no Brasil vem crescendo por conta das belezas naturais e da grande biodiversidade do país.
A luta pela preservação do meio ambiente chegou ao ramo do turismo. O ecoturismo é um dos segmentos turísticos que mais cresce no Brasil e no mundo. Nessa modalidade turística, os viajantes têm a oportunidade de conhecer lugares que mantêm suas belezas naturais preservadas da ação do homem.
Pessoas podem visitar com segurança áreas de preservação ambiental e aproveitar para conhecer a cultura local com bastante comodidade. E além de se divertir, as pessoas também podem aprender sobre esses lugares e criar consciência ambiental.
O que é ecoturismo?
O ecoturismo ou turismo ecológico consiste em serviços turísticos focados em manter a beleza natural de áreas preservadas. Essa modalidade está repleta de atividades turísticas em meio a áreas de preservação ambiental, onde pessoas podem aproveitar locais pouco explorados, sem denegrir o meio ambiente.
Por meio dessa modalidade de turismo, as pessoas podem ter um contato maior com áreas preservadas, aumentando a interação dos visitantes com os recursos naturais preservados.
Diferentemente de outros locais, nessas áreas não pode haver desmatamento, nem construções irregulares. Também é proibida a caça e a pesca, visando a proteção dos animais. E, por fim, há uma grande preocupação com o descarte de resíduos, para que a área preservada não seja afetada.
Como funciona esse tipo de turismo?
Essa modalidade de turismo tem regras bem mais rígidas. Nesses serviços, a visitação de viajantes é limitada. Existem muitas normas importantes sobre o descarte de resíduos, que atingem principalmente a atuação de empresas e de agências de turismo local.
Até os guias que atuam nessas áreas são especializados em ecoturismo. Esses profissionais são capacitados para guiar visitas com segurança, garantindo a preservação dos ambientes e promovendo a conscientização dos visitantes.
Por que a modalidade cresce tanto no Brasil?
O Brasil tem uma grande biodiversidade. O país tem a maior bacia hidrográfica do planeta — a bacia Amazônica —, grandes áreas de preservação ambiental e mais de 8 mil km de litoral em toda a sua extensão. Por isso, é um dos países com maior potencial para o ecoturismo no mundo.
Existem vários parques nacionais e áreas preservadas no país que já são destinadas ao ecoturismo. O Brasil também possui diversos profissionais com capacidade nessa modalidade de turismo, o que facilita o crescimento desses serviços turísticos no Brasil.
Empresas privadas e o governo federal vêm investindo na conservação dos locais preservados. Muitas obras de infraestrutura estão sendo realizadas com o intuito de manter os ambientes intactos e permitindo a acessibilidade a todos os visitantes.
Com o crescimento dos movimentos pró-sustentabilidade no país, o número de turistas nacionais que buscam esse tipo de turismo cresceu. Aliada a isso, a publicidade mundial sobre as belezas naturais do Brasil também atrai bastante turistas estrangeiros.
O turismo ecológico no país está repleto de opções para todos os gostos. Existem opções de natureza como parques nacionais, onde as pessoas podem aproveitar para visitar florestas, cachoeiras e grutas.
Para quem gosta de praia e mar também há muita opção. O litoral brasileiro é repleto de paisagens belíssimas. É uma ótima alternativa para quem gosta de curtir um dia de sol e mergulhar entre animais.
Quem gosta de animais também tem tudo para se apaixonar pelo ecoturismo brasileiro. No país, existe uma grande diversidade de espécies que correm risco de extinção e se mantêm seguras em áreas de preservação ambiental. A expectativa é que essa modalidade de turismo domine o cenário brasileiro nos próximos anos.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98