Connect with us

Nossa Cidade

Com retorno à Fase Amarela, comércios podem funcionar por até 10h diárias

Publicado

em

imagem 16

A Prefeitura de Hortolândia acompanha as determinações do Governo do Estado, apontados no “Plano São Paulo de Retomada Consciente”  e decreta a volta do município à “Fase de Modulação 3 – Amarela”, uma das etapas de flexibilização para a retomada das atividades. A Fase Amarela prevê restrição no modo de funcionamento de alguns setores. Algumas atividades que já tinham conquistado maior flexibilização, voltam a adotar regras um pouco mais rígidas para se manterem ativas. Fica permitido o funcionamento de todas as atividades previstas, porém, pelo período máximo de 10 horas diárias, contínuas ou alternadas, a critério de cada estabelecimento. O limite de pessoas em cada local será reduzido, com lotação máxima permitida de 40% da capacidade.

Estão incluídos neste decreto: shopping centers (com exceção das áreas de recreação, cujo o uso está proibido), galerias e estabelecimentos comerciais; comércio em geral; serviços em geral; bares, restaurantes e estabelecimentos similares; salões de beleza, barbearias e centros de serviços de estética ; academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica particulares; feiras livres; templos religiosos; e instituições educacionais que oferecem cursos.

Anuncio

O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público em pé, em qualquer local. Outra proibição é a de confraternização de empresas e instituições públicas, eventos comuns nesta época do ano.

Os protocolos sanitários, entre eles a utilização de máscaras, distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes e comunicação, apropriados para cada atividade tratada no decreto, estão mantidos e devem ser seguidos.

Advertisement

Dentre os critérios para a cidade e toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas) voltarem para a terceira fase estão o aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI e o ritmo de crescimento do contágio.

Orientação ao comércio durante a pandemia

A Prefeitura de Hortolândia criou, em março, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, para avaliar, propor e colocar em prática medidas de prevenção e disseminação da COVID-19.

A Operação de Orientação sobre o Coronavírus nos comércios tem se intensificado, a cada dia. Desde 21 de março, equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, das 9h às 23h. O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Vigilância Sanitária, pelo Setor de Fiscalização e pela Guarda Municipal.

Advertisement

De acordo com dados da equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária, foram orientados e fiscalizados mais de 3 mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora. Nestas ações de fiscalização, estabelecimentos que descumprem as regras do Decreto Municipal podem ser multados, em valores que variam desde R$ 1 mil até R$ 30 mil.

Operação Saturação

Aos finais de semana, o município reforça as ações de contenção ao avanço do Coronavírus com a Operação Saturação. O objetivo é conscientizar a sociedade com relação à aglomeração de pessoas e a perturbação do sossego, em espaços públicos e privados. A cidade acumula, de janeiro até o último domingo (29/11), o total de 2.909 ocorrências de perturbação de sossego, segundo dados da Guarda Municipal.

Situações de perturbação ao sossego e aglomerações podem ser denunciadas e os infratores correm o risco de ser levados à delegacia. É possível denunciá-las, a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias da semana, pelos telefones 153 ou 08000-111-580.

Advertisement

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

fotografia fotografia
Cursos1 minuto ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região24 minutos ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil39 minutos ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial45 minutos ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade1 hora ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade23 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2 inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2
Nossa Cidade24 horas ago

Maior Templo da Assembléia de Deus em Hortolândia realiza evento de pré-inaugurarão

A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, marcou um momento significativo em Hortolândia com a pré-inaugurarão de seu novo templo...

Advertisement
cinema

Populares