Saúde & Beleza

Fatos sobre a celulite que você precisa saber

Muitos já ouviram falar que bebidas com gás, como o refrigerante, contribuem para o surgimento da celulite.

Mas na verdade o que causa o aparecimento da celulite são as calorias que tais produtos contêm. O refrigerante, por si só, não é causa dos furinhos, porém ajuda a agravar o quadro porque oferece valor nutritivo baixo e muito açúcar, levando ao aumento de peso. Embora o gás não influencie, qualquer alimento calórico, incluindo refrigerantes e doces em geral, colaboram para a pessoa engordar e apresentar gordura localizada, fatores que agravam a celulite.

Para combater a celulite vale a pena usar os exercícios físicos. A atividade física melhora a circulação sanguínea e reduz a gordura corporal. Os exercícios aeróbios estimulam a perda de peso, enquanto os anaeróbios, como a musculação, promovem fortalecimento da musculatura envolvida. Dessa forma, desempenham importante função na redução de medidas e, consequentemente, atenuação da celulite.

O uso da calça jeans ou roupa muito apertada pode causar ajudar na formação da celulite. Tais hábitos diminuem a circulação e dificultam a drenagem linfática. Porém não há comprovação científica para tal fato. Algumas roupas muito justas podem dificultar o retorno venoso. Se essa condição ocorrer frequentemente e persistir por períodos prolongados, é possível que cause edema dos membros inferiores, mas não necessariamente interferirá no aparecimento ou agravamento da celulite.

Quanto a exfoliação é um processo que pode ser usado para melhorar a textura da pele, porém não atua diretamente no tratamento da celulite porque age muito superficialmente.

Os hormônios e anticoncepcionais também influenciam nos furinhos. Hormônios, principalmente o estrogênio, estão envolvidos no surgimento e agravamento das ondulações. Por isso, a celulite piora em ocasiões que favorecem o aumento desta taxa, como na puberdade, menstruação e gestação.

À medida que a idade avança, a celulite se agrava. o problema geralmente tem início na puberdade e aumenta com o passar dos anos, principalmente devido à associação de fatores como uso de anticoncepcionais, reposição hormonal e aumento de peso. Um dos maiores desencadeantes, a flacidez, aparece mais tardiamente, depois dos 30 ou 40 anos.

Um dos procedimentos estéticos mais eficazes é a drenagem linfática. Esta massagem manual melhora a circulação sanguínea e combate a retenção hídrica, que são as causas iniciais da fisiopatologia da celulite, salienta a dermatologista Sara Bragança. O procedimento facilita o escoamento da linfa e diminui a quantidade de líquido entre as células, favorecendo a eliminação do mesmo, reduzindo o inchaço e, dessa forma, suavizando os furinhos.

Cafeína é um dos ingredientes atualmente usados para combater os furinhos. Este componente age estimulando a circulação sanguínea na região afetada, gerando um efeito tonificante que se reflete dando um aspecto rejuvenescido à superfície da pele. Tudo isso porque o café, ao incrementar a circulação, minimiza os depósitos de gordura, ajuda a eliminar as toxinas e ainda permite ao organismo absorver melhor os nutrientes importantes. Por isso, tantos produtos anticelulite estão incluindo a cafeína, atualmente, em suas composições.

A hereditariedade também é fator das causas principais da celulite. Às vezes, mãe e filha apresentam até o mesmo padrão de ondulação, com furinhos nos mesmos locais. Por isso, sabendo dessa predisposição, vale a pena investir em prevenção. Com hábitos de vida saudáveis, dá para minimizar tal tendência.

Há diferentes graus de celulite. Atualmente, segundo a nova classificação, os médicos analisam cinco variáveis: número de depressões evidentes, profundidade das depressões visíveis, aparência morfológica das alterações da superfície da pele, grau de flacidez ou frouxidão cutânea e classificação na escala anterior (que ia de 1 a 4). Cada uma destas variáveis são pontuadas de 0 a 3. Aí, chega-se ao resultado final: grau leve, de 1 a 5 pontos; moderado, entre 6 a 10; e grave, de 11 a 15. Para quem quer analisar de forma simples, em casa, a dermatologista Ana Carolina Amaral dá a dica: a celulite é leve se a superfície da pele é lisinha, e as depressões aparecem apenas quando ela é apertada; moderada, se já se percebe o aspecto acolchoado mesmo sem manipulação, quando você está em pé; e avançada, se as ondulações são evidentes estando em pé ou deitada.

Beber bastante água ajuda no combate ao problema. O hábito melhora a circulação sanguínea e favorece a eliminação de toxinas, destaca a dermatologista Sara Bragança. A colega Ana Carolina Amaral recomenda ingerir de 2 a 3 litros por dia, além de priorizar uma alimentação balanceada. Os líquidos auxiliam na eliminação dos edemas (inchaços).

Dizem por ai que usar salto muito alto favorece o aparecimento de celulite. Porém conforme esclarece Ana Carolina Amaral, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, usar salto muito alto e de maneira contínua até pode alterar a circulação sanguínea e causar edema (inchaço), “mas não necessariamente originar a celulite”.

Sabe porque homens e crianças são poucos atingidos pela celulite? É porque o principal hormônio envolvido na formação do problema é o estrogênio, mais presente nas mulheres.

Fonte: bol.com.br

   
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo