Connect with us

São Paulo

Polícia Militar recebe 100 bicicletas elétricas e 100 drones

Publicado

em

O Governo de São Paulo entregou, nesta quinta-feira (5), 100 bicicletas elétricas para a Polícia Militar ampliar o policiamento com bikes na Capital e Grande São Paulo – o “Bikepol”. Na ocasião, a Instituição também recebeu 100 drones para auxiliar as atividades policiais por meio da captação de imagens em tempo real e com transmissão direta ao Centro de Operações da PM (Copom).

“A polícia de drones se mostrou um êxito em ação preventiva e no apoio à inteligência. Além disso, iniciamos o Bikepol quatro meses atrás para utilização em núcleos metropolitanos. Agora temos 200 bikes que vão ser usadas no sistema preventivo na Capital e em outras cidades da região metropolitana”, disse o governador.

Anuncio

Durante a solenidade, que aconteceu na sede do Palácio dos Bandeirantes, foram expostas 50 bicicletas elétricas prontas para serem utilizadas pelos policiais.

Os veículos são fruto de doação da iniciativa privada e foram fabricados por uma empresa nacional. Eles serão distribuídos em todas as regiões do Estado e equipados com o sistema de motorização direct drive, entregando 350Wh. Além disso, o motor é alimentado por bateria de 36v e 14,5ah e as bicicletas acompanham itens tradicionais, como farol, luz de freio, buzina e retrovisores.

Advertisement

Com a nova aquisição, 200 bikes elétricas passam a colaborar com a segurança dos paulistanos até o final do ano, assim como prometido pela atual gestão. Este tipo de policiamento proporciona aos PMs maior área de atuação e mais agilidade no combate ao crime, além de complementar outras atividades, como o patrulhamento a pé.

Para a utilização dos novos veículos, 100 PMs passaram por treinamento ministrado pelo Centro de Motomecanização (CMM) da PM. O curso é um complemento, uma vez que a maioria dos policiais já é habilitada no Estágio de Especialização no Policiamento com Bicicletas, que ocorre na Escola de Educação Física da PM em duas semanas.

Dronepol

Durante o evento, a PM também recebeu 100 drones para ampliar o programa “Dronepol”, lançado em abril para monitorar, em tempo real, os cenários encontrados durante a execução das atividades de policiamento ostensivo e preventivo.

Advertisement

A licitação para a compra dos equipamentos – marca DJI e modelo Mavic 2 zoom – foi iniciada em junho e terminou no mês de setembro. Para a aquisição, que somou um investimento total de R$ 3 milhões, foram realizados testes em amostra, incluindo voos, aferição do tempo de duração da bateria, comandos e resposta do drone, acionamento do retorno de emergência, entre outros.

Além das 100 aeronaves básicas, foram adquiridos mais cinco drones DJI Matrice 210 V1- Kit Avançado – que totalizaram R$ 1,2 milhões. Neste caso, o processo está em fase de cumprimento do prazo de entrega, previsto contratualmente para 120 dias a contar de 16 de outubro de 2019.

Os novos equipamentos serão distribuídos para todo o Estado, possibilitando a captação, transmissão, gravação e gerenciamento de imagens de interesse da Segurança Pública. A medida permite que o material seja retransmitido de forma instantânea aos comandos da Polícia Militar para melhor análise e estratégia adequada de abordagem e atuação em cada situação.

“Interessa, e muito, à Segurança Pública a gravação de imagens [pelos drones] porque isso protege a ação policial e esclarece ao comando a necessidade de alteração no protocolo”, destacou o secretário.

Advertisement

Além disso, o sistema pode ser utilizado em missões de inteligência e operações, monitoramento de grandes eventos, reintegrações de posse, controle de distúrbios civis e manifestações.

Operacionalização e cenário atual

A captura e a transmissão das imagens com a utilização de drones podem ser feitas por via aérea, por meio de antena com a utilização de um helicóptero Águia; e via terrestre, por meio de transmissão em live streaming com o uso de motocicletas ou por rádio que deve ser transportado em veículo de quatro rodas.

Para que a unidade policial possa operar os aparelhos, eles devem estar de acordo com as normas vigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea).

Advertisement

Além disso, a unidade policial deverá ter um núcleo de operação composto por no mínimo cinco policiais – um oficial até o posto de capitão e quatro praças, com até 20 anos de serviço. Os PMs devem concluir o Curso de Especialização de Operador de RPAS, que é oferecido pelo Comando de Aviação da PM e tem duração de quatro semanas.

Atualmente, a Polícia Militar conta com 76 núcleos habilitados para operacionalização dos drones e há 337 PMs aptos a operar os equipamentos no Estado. Para 2020, há a previsão de mais seis cursos de formação de pilotos de drones, totalizando 180 PMs. As aulas devem ter início em março.

Durante a solenidade também foi apresentado um antidrone, que será usado pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) no sistema prisional para neutralizar drones usados por organizações criminosas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Mega-Sena Mega-Sena
Nossa Região4 horas ago

Mega-Sena 2719 acumula. Campinas leva 45 mil reais, confira os números:

Na última terça-feira, o sorteio do concurso 2.719 da Mega-Sena, realizado em São Paulo, não teve nenhum ganhador para as...

curso curso
Cursos7 horas ago

Inscrições abertas para curso UNASPrime na UNASP em Hortolândia

O projeto UNASPrime é um curso que irá contemplar lógica de programação, linguagem C++ e suas aplicabilidades, como Arduino. Serão...

Osmar Belufe Osmar Belufe
Nossa Cidade8 horas ago

Moção de Pesar pelo falecimento de Osmar Belufe

No dia 28 de abril de 2024, a cidade de Hortolândia perdeu um de seus cidadãos mais ilustres, Osmar Belufe,...

tráfego na Ponte da Estaiada tráfego na Ponte da Estaiada
Nossa Cidade10 horas ago

Saiba os horários do bloqueio para o tráfego na Ponte da Estaiada em Hortolândia, que segue até a próxima sexta-feira (03)

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Hortolândia informa que motoristas devem estar atentos ao bloqueio temporário do tráfego na Ponte...

serviços da Prefeitura de Hortolândia serviços da Prefeitura de Hortolândia
Nossa Cidade12 horas ago

Confira quais serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecem abertos no Dia do Trabalhador

Vamos verificar quais os serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecerão abertos no Dia do Trabalhador (01). Primeiramente, segundo informações, haverá...

viatura da PM viatura da PM
Nossa Cidade16 horas ago

Motociclista é atingido por viatura da PM em alta velocidade no Pq. Orestes Ôngaro, em Hortolândia

Na noite de ontem (29), uma viatura da PM bateu em uma moto enquanto perseguia outro veículo no bairro Pq....

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região19 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Advertisement
cinema

Populares