Connect with us

Nossa Cidade

Profissionais do CCZ participam de capacitação para controle de carrapatos

Publicado

em

Encontro tem como objetivo orientar agentes e veterinários sobre identificação das espécies e métodos de controle

Profissionais do CCZ de Hortolândia participam de capacitação para controle de carrapatos

Anuncio

Servidores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) participam, nesta semana, de uma capacitação sobre carrapatos, em Campinas. Dois agentes de saúde e dois veterinários marcam presença no evento, que encerra nesta sexta-feira (11). O objetivo da capacitação, oferecida pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), é orientar os profissionais sobre a identificação da presença de carrapatos e os métodos de controle mais adequados para cada caso.

Conforme o coordenador administrativo do CCZ, Ibraim Almeida, todos os locais onde há áreas de pasto são pontos estratégicos na observação da presença de carrapatos. “Em Hortolândia, nós realizamos um mapeamento em todos os bairros, para identificar a presença de carrapatos, verificar qual o tipo de carrapato e propor ações de controle. Atualmente, todos os bairros possuem locais de alerta”, destacou o coordenador.

Nas vistorias realizadas nestes pontos, os profissionais do CCZ encontram, na maioria dos casos, o carrapato da espécie Rhipicephalus sanguineus, que é o carrapato do cachorro. Nos pastos, o carrapato se alastra facilmente, uma vez que também é encontrado em cavalos. Ao cair na grama, o carrapato pode alcançar outros equinos. Neste caso, a medida de controle é a poda da grama ou, em casos extremos, a indicação de substâncias para serem aplicadas na área, o que deve acontecer exclusivamente com orientação de profissionais do CCZ. O carrapato comum não causa doenças graves em humanos. Após ser picado pelo animal, a pessoa pode apresentar vermelhidão e desconforto local.

Advertisement

O alerta para a ocorrência de carrapatos, no entanto, é permanente uma vez que nos pastos também pode haver animais da espécie Amblyomma cajennense, conhecido como carrapato estrela. Os principais hospedeiros deste carrapato é o cavalo e a capivara, sendo pouco frequente a ocorrência desta espécie em cachorros. O carrapato estrela transmite a febre maculosa, doença que pode ser fatal se não identificada e tratada a tempo. “Já tivemos a ocorrência do carrapato estrela em alguns pontos, que foram cercados e receberam placas de orientação para que a área fosse evitada. Com isso, foi possível fazer o controle com aplicação de produto específico, até que a proliferação do carrapato estivesse controlada”, exemplificou Almeida.

“É importante que nossos profissionais estejam sempre atualizados quando o assunto é carrapato. Assim, nossas ações de controle se tornam ainda mais eficientes”, ressaltou o coordenador do CCZ.

Febre maculosa

A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato estrela, após um período de mais de duas horas de fixação do animal na pele. Os principais sintomas são febre alta, máculas (pontos vermelhos), dor intensa no corpo, mal estar generalizado, náuseas e vômitos. O tratamento medicamentoso deve ter início imediato, mesmo antes da confirmação da doença por meio de exames laboratoriais.

Advertisement

Pessoas que perceberem a presença de qualquer carrapato na pele devem retirar o animal com cuidado, evitando o esmagamento do mesmo. O inseto pode ser encaminhado ao CCZ, para análise de sua espécie.

O CCZ possui plantão 24h por dia para atender denúncias e ocorrências. O serviço deve ser acionado pelos telefones (19) 3897-3312 ou 3897-5974.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil4 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes7 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade7 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes8 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial8 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial9 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade9 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Advertisement
cinema

Populares