22 de maio de 2024
Nossa Cidade

Capacitação de novos guardas municipais de Hortolândia sobre primeiros socorros

primeiros socorros

Hortolândia está prestes a receber um reforço significativo em sua segurança nas ruas, com a capacitação de um grupo de 25 novos guardas municipais sobre primeiros socorros ao longo desta semana. Essa atividade de formação, conduzida pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que é vinculado à Secretaria de Saúde, integra os cursos preparatórios para os candidatos aprovados no concurso público para a Guarda Municipal, promovido pela Prefeitura.

Renato Lopes Machado, coordenador do SAMU de Hortolândia, destaca a importância da capacitação dos novos GMs, ressaltando que eles estarão envolvidos em situações de emergência e acidentes durante o trabalho de patrulhamento nas vias públicas.

“Os GMs precisam estar preparados para realizar os primeiros socorros em situações críticas, como engasgos, paradas cardiorrespiratórias ou hemorragias intensas. Portanto, essa capacitação é essencial para abordar esses temas e preparar os novos GMs para garantir a segurança da população”, destaca o coordenador.

Mais sobre a capacitação de primeiros socorros da GM

Segundo a Guarda Municipal de Hortolândia, órgão da Secretaria de Segurança, esse período de cursos preparatórios está previsto para ser concluído no próximo mês. Os novos GMs serão contratados e receberão uma capacitação técnica avançada.

A contratação desses novos guardas faz parte do conjunto de ações realizadas pela Prefeitura para fortalecer a segurança em Hortolândia. Em fevereiro deste ano, teve início a instalação de 15 totens inteligentes em diversos bairros, equipados com câmeras de 360 graus e botão de pânico, que podem ser acionados pelo cidadão, enviando imediatamente a localização da ocorrência para a Central de Operações da Guarda Municipal.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98