Connect with us

Nossa Região

Chuva volta e traz alívio pra população

Publicado

em

chuva1401

Previsão de temporais para hoje e amanhã

O campineiro sentiu um pequeno alívio no calor com a chuva durante a noite de quinta-feira (13) e a madrugada desta sexta-feira (14) em alguns pontos da cidade, contribuindo para uma melhora significativa na umidade
relativa do ar e, consequentemente, no conforto térmico. às 8 horas desta sexta-feira, a temperatura foi de 21,6ºC, subindo para 27,6ºC por volta do meio-dia, mais branda do que a média de 36ºC registrada em fevereiro.

Anuncio

A sensação térmica de 42ºC registrada na tarde da última terça-feira (11) foi acompanhada de uma uma umidade relativa do ar de 25%. Porém, nesta sexta, a umidade subiu para 63,2% e trouxe melhora na qualidade do ar em alguns bairros de Campinas graças à redução de partículas de poeiras suspensas. O vento na cidade deixou de vir do Norte e Nordeste, regiões quentes, e passou a Leste atingindo 59.2 km/h refrescando o clima à noite.

Previsão para amanhã

Neste domingo, a previsão é que a temperatura atinja máxima de 29ºC, queda de 7ºC na média registrada neste mês. O ano começou com um clima atípico marcado por uma massa de ar seco que geralmente não ocorre nos meses de janeiro e fevereiro, provocando uma estiagem característica de Inverno e não de início de ano no auge do Verão. O resultado foram apenas 4,8 mm de chuva em fevereiro, aponta Ana Ávila, meteorologista e coordenadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).

Agora, com a transformação atmosférica que sinaliza mudanças no quadro climático, a previsão é de chuva com temporal para o final de semana provocada pela chegada de uma frente fria que de deslocada do Sul do país e que irá se encontrar com a umidade da região da Amazônia desencadeando chuvas. “A associação das duas condições climáticas, calor e umidade e frente fria, é necessária para haver chuva. Antes só tínhamos o calor, mas sem a umidade. A situação deve mudar com a frente fria que está chegando à nossa região”, diz Ana.

Advertisement

Crise no abastecimento

O período anterior foi marcado pela ausência de frentes frias no continente, cenário que deve mudar com a nova dinâmica atmosférica. “A expectativa é de chuva forte nos próximos dias e início da semana com céu nublado e parcialmente nublado, registrando bom volume de precipitações que devem ocorrer mais generalizadas”, prevê a meteorologista. Ainda não é cedo para comemorar o fim da estiagem.

A pedido do governo de São Paulo, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu relatório que aponta que somente em março haverá chuvas volumosas na região do Sistema Cantareira, que abastece mais de 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo, além de cidades da região de Campinas.

Por enquanto, a rápida precipitação resultou em 0,2 mm de volume de chuva acumulada nas últimas 24 horas é insuficiente para dar sinal de melhora no quadro crítico dos rios e bacias da região. De acordo com a coordenadora do Cepagri, é necessário uma semana de chuva com volume considerável de água área de captação das bacias para reverter a seca e encharcar o solo.

Advertisement

Chuva calma

O melhor para o solo não é um temporal rápido como o previsto para hoje e amanhã, que traz como conseqüência o assoreamento dos leitos dos rios, em razão da erosão que arrasta parte do solo para as regiões mais baixas dos terrenos. O mais indicado é a chuva contínua que umidifica o solo gradualmente.

A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) confirmou que a chuva não surtiu qualquer efeito na captação de água na região. A situação da Lagoa do Taquaral permanece sem alteração, exceto pelo esforço da Secretaria de Serviços Públicos e Departamento de Parques e Jardins (DPJ) de melhorar a oxigenação da água colocando um barco a motor para circular pela lagoa.

Fonte: rac.com.br

Advertisement

Horta e jardim

Na manhã desta sexta-feira, a horta e o jardim que a cabeleireira Cristiane Durante mantém no terreno do salão, no São Bernardo, em Campinas, ainda estavam com o solo úmido e as plantas mais viçosas, sinais da chuva e queda na temperatura na noite anterior.

“Até o ar ficou melhor para respirar. Com o calor nem mesmo molhando as plantas reagiam. Hoje (ontem) o jardim amanheceu mais florido”, comemora. Espécies como bico-de-papagaio, Maria-sem-vergonha e onze-horas apresentavam os sinais mais visíveis dos benefício da chuva rápida no bairro.


// ]]>


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial3 minutos ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade7 minutos ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Novo Trem da Linha 17-Ouro Novo Trem da Linha 17-Ouro
São Paulo29 minutos ago

Novo trem da linha 17-Ouro prepara chegada ao Brasil

O primeiro trem da Linha 17-Ouro, projetado especificamente para esta linha do Metrô de São Paulo, foi oficialmente entregue na...

hortolandia hortolandia
Nossa Cidade50 minutos ago

Obras do maior parque de Hortolândia deve começar em até 40 dias

Recentemente, Hortolândia, uma cidade em constante crescimento no interior de São Paulo, anunciou uma nova e emocionante adição ao seu...

Concurso da Unicamp Concurso da Unicamp
Nossa Região3 horas ago

Unicamp registra aumento de alunos de escolas públicas em 2024

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou um aumento na proporção de alunos provenientes de escolas públicas matriculados em 2024,...

delegaciaCampinas delegaciaCampinas
Policial3 horas ago

Tragédia em Campinas: Mulher é morta após esfaquear namorado

Uma mulher de 46 anos foi morta a tiros na noite deste domingo (28), em um incidente violento no Parque...

viatura policia civil viatura policia civil
Policial3 horas ago

Tragédia em Indaiatuba: Homem mata namorada e comete suicídio

Na noite deste domingo (28), uma tragédia abalou o município de Indaiatuba. Um homem de 41 anos, identificado como Mario...

Advertisement
cinema

Populares