Connect with us

Economia

Vinhos, uísques e até a cachaça terão reajustes

Publicado

em

vinho cachaça uisque

Para ajudar a tapar o rombo previsto no Orçamento de 2016, estimado em R$ 30,5 bilhões, o governo vai dar uma mexida geral em uma série de benefícios fiscais que vinha mantendo até agora, além de elevar taxas e impostos. Para o consumidor, isso significará, entre outras coisas, pagar mais caro por produtos de informática (como notebooks e smartphones) e por bebidas, entre outros.
Uma das medidas anunciadas nesta terça-feira (1º) deixou preocupados os empresários do setor de bebidas. A Tabela de Incidência do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) sobre as chamadas “bebidas quentes” – que incluem vinho, espumantes, uísque, vodca, gim, cachaça e licor, entre outros destilados – foi alterada.
Em Campinas, comerciantes afirmaram que o aumento do imposto diminui a margem de negociação com os fornecedores e que quem vai pagar a conta é o consumidor.
As novas alíquotas vão variar de 10% (para espumantes, por exemplo) até 30% (caso dos uísques e vodcas). As novas alíquotas passam a valer a partir de 1º de dezembro.
O empresário José Lúcio Natali, dono de uma distribuidora de vinhos no bairro Gramado, em Campinas, atende tanto o consumidor final quanto restaurantes. Em ambos os casos, prevê, a alta nos preços vai provocar uma mudança de hábitos, com a substituição por rótulos de menor valor. “Ainda não sabemos o quanto vai ficar mais caro porque entre o anúncio e a implantação ainda falta muita informação”, afirmou.
A situação não é muito diferente com relação à cachaça, diz a também empresária Giuliana Wolf. Ela comanda um clube de assinatura de cachaças artesanais pela internet – o interessado paga um preço fixo de R$ 59,90 e recebe todos os meses uma seleção de duas garrafas de 300 ml. A bebida é negociada diretamente com os produtores – que serão pressionados com a medida. “Vai ficar mais difícil, porque o custo do produtor aumenta”, diz Giuliana. A princípio, a empresa deve segurar a margem de lucro para não onerar o consumidor. “Nesse momento, não estamos pensando em aumentar preços. Vamos esperar para ver como o produtor vai reagir”.
Na avaliação do professor da Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas, Roberto Brito de Carvalho, a elevação de qualquer imposto é impopular, mas foi bem decidida pelo governo federal neste caso.
“Entre uma garrafa de cachaça e um medicamento, é preferível que se aumente a garrafa de cachaça. É uma decisão menos conflitante com o interesse público”, avaliou.

AS NOVA ALÍQUOTAS DAS BEBIDAS

Anuncio

– Vinhos espumantes/espumosos: 10%
– Vinhos: 20%
– Aguardentes de vinho ou de bagaço de uva: 30%
– Uísques: 30%
– Rum e outras aguardentes provenientes da destilação, após fermentação de produtos da cana-de-açúcar: 30%
– Gim e genebra: 30%
– Vodca: 30%

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade1 minuto ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes11 minutos ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial43 minutos ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial1 hora ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade1 hora ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Novo Trem da Linha 17-Ouro Novo Trem da Linha 17-Ouro
São Paulo2 horas ago

Novo trem da linha 17-Ouro prepara chegada ao Brasil

O primeiro trem da Linha 17-Ouro, projetado especificamente para esta linha do Metrô de São Paulo, foi oficialmente entregue na...

hortolandia hortolandia
Nossa Cidade2 horas ago

Obras do maior parque de Hortolândia deve começar em até 40 dias

Recentemente, Hortolândia, uma cidade em constante crescimento no interior de São Paulo, anunciou uma nova e emocionante adição ao seu...

Advertisement
cinema

Populares