21 de maio de 2024
Nossa Cidade

Estudantes da EJA em Hortolândia vivenciam jogos africanos para celebrar o Mês da Consciência Negra

jogos africanos

Ontem (16/11), estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, no Jardim Sumarezinho, em Hortolândia, encerraram as atividades de vivências em jogos africanos, como parte das comemorações pelo Mês da Consciência Negra.

Ao todo, cerca de 315 estudantes das quatro unidades da EJA participaram da iniciativa, que teve como objetivo proporcionar uma experiência de resgate e valorização da diversidade cultural africana.

Coordenada pela formadora e professora Elizabeth Conceição Alves, com a coordenação do Professor Adelson Santos, referência de arte do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, a atividade buscou não apenas entreter os alunos, mas também promover uma imersão nos jogos africanos, resgatando tradições e proporcionando um conhecimento mais amplo sobre a África e seus descendentes.

Mais detalhes sobre a participação dos alunos do EJA em vivências de jogos africanos

O calendário de atividades incluiu visitas às Emefs Caio Fernando Gomes Pereira, na semana passada (08/11); Marleciene Priscila Presta Bonfim, na última sexta-feira (09/11), e Jardim Amanda I – CAIC, nesta terça-feira (14/11), finalizando pela Emef Nicolas.

Dentre os jogos que integraram a atividade estão “Amarelinha Africana”, “Terra-mar”, “Si Mama Kaa’ (Tanzânia) e “Segure o Bastão”. As regras foram discutidas em diálogo com os estudantes, que também aprenderam sobre a história de cada jogo. Os profissionais de educação de cada unidade escolar contribuíram para a organização das vivências em jogos africanos.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98