O que é DRE e como ele pode ajudar sua empresa a crescer?

de Redação Portal Hortolândia
Educação Financeira - open finance

Você tem problemas com o dinheiro que sobra no final do mês? Sobra menos do que você esperava? Os resultados do seu negócio ficam ou já ficaram abaixo da expectativa? Se você passa ou já passou por isso, ensinaremos você a usar o DRE para analisar as finanças do seu negócio, e assim calcular seu lucro anual. 

Primeiramente, é necessário saber se seu negócio traz lucro ou não. O DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) responderá a esta pergunta através do lucro operacional, o que permitirá ao empreendedor fazer análises variadas, entendendo por exemplo como vender mais pode gerar prejuízo ao invés de lucro.

Basicamente, o DRE se trata de um relatório que aponta cada detalhe sobre as finanças da sua empresa. Você pode saber se sua empresa teve lucro ou prejuízo, tendo como parâmetro a comparação entre receitas e despesas. Para isso, o relatório irá levar em conta seu faturamento, tirando os custos de cada mercadoria ou serviço, dessa forma apontando qual o lucro bruto.

Vale lembrar que o grande trunfo do DRE é separar as despesas em várias categorias, como impostos, despesas variáveis, despesas fixas e gastos com pessoal. Sabendo qual o subtotal dessas categorias, é possível saber para onde está indo o dinheiro da sua empresa.

Para ser mais preciso, os itens que formam o DRE são os seguintes:

  • receita bruta: total de vendas do produto ou serviço da empresa;
  • impostos: depende do enquadramento contábil da empresa;
  • lucro bruto: a receita total menos os custos variáveis;
  • despesas variáveis: variam de acordo com a produção do seu produto ou prestação do serviço;
  • lucro operacional: a receita menos impostos e encargos financeiros;
  • despesas fixas: gastos que independem de produção ou vendas;
  • gastos com pessoal: todos os gastos com funcionários.

Em outras palavras, quanto mais detalhes você tiver, maior controle das operações você poderá ter. Inclusive, você pode recorrer a um simulador de DRE para ter uma ideia de como funciona o relatório.

Aplicativos como o Quickbooks Zeropaper montam o seu DRE para você de forma gratuita, o app foi criado para micro e pequenos empresários que não têm muito tempo sobrando, mas que de qualquer forma precisam saber como está a saúde financeira de seus negócios.

Dessa forma, o DRE permitirá que o empresário tenha mais noção sobre os resultados, funcionando como uma excelente ferramenta de análise para gestores e eventuais investidores, devido à visão da saúde financeira que é passada. Com isso, qualquer tomada de decisão poderá ser feita de forma racional e embasada.

Ainda, o DRE entrega dados muito úteis, como a sazonalidade do mercado, por exemplo. Com isso, você poderá identificar cada situação para que seu negócio não seja prejudicado, evitando que uma queda no faturamento pegue você num momento inoportuno.

Para resumir, cada dado que é entregue e analisado tem sua função na hora de fazer seu empreendimento prosperar, e se você conhecer bem cada um deles, você poderá tomar sempre boas decisões e escolher estratégias cada vez mais eficazes para o seu negócio.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Você pode gostar

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais

Privacy & Cookies Policy