Connect with us

Nossa Cidade

No Dia Internacional da Mulher (08/03), Hortolândia promove debate sobre “Liberdade para Sonhar, Determinação para Conquistar”

Publicado

em

imagem 35

Evento terá transmissão ao vivo, às 19h, pelo canal da Prefeitura no Youtube

No Dia Internacional da Mulher (08/03), Hortolândia entra no debate sobre direitos e conquistas femininos na atualidade, com foco no seguinte aspecto: “Liberdade para Sonhar, Determinação para Conquistar”. A partir das 19h, a Prefeitura promove palestra, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Administração Municipal no Youtube. O evento contará com a participação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos Assis Barros, assim como de três convidadas: a terapeuta familiar Mônica Baptista, a atleta paralímpica Liliane Silva e a criadora de conteúdo digital Nayra Santana, miss Hortolândia 2019. A iniciativa é da Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos. Interessados em acompanhar a live, podem clicar neste link: https://www.youtube.com/prefeituradehortolandia.

Anuncio

No mesmo evento, haverá o lançamento da campanha de arrecadação de absorventes femininos “Juntas no Ciclo”, promovida pelo Fundo Social. “A falta de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social é uma realidade e isso se torna um problema de saúde pública. Acreditamos muito na força da solidariedade do povo hortolandense para que possamos superar mais esse desafio”, afirma a diretora de Direitos Humanos, Marlene Baptista.

CRAM completa cinco anos

Advertisement

Em Hortolândia, o Dia da Mulher marca também outra conquista importante na área pública: a abertura do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”. Criado em 2017, pelo então prefeito Angelo Perugini, o órgão especializado completa, nesta terça-feira (08/03), cinco anos de implantação no município. Desde então, a equipe multiprofissional já socorreu mais de 2 mil mulheres, realizou e intermediou mais de 10 mil procedimentos, entre acolhimentos e atendimentos psicossociais; orientação jurídica à vítima; registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico; acompanhamento ao IML (Instituto Médico Legal), a hospitais e UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento); retiradas de pertences com apoio da Guarda Municipal; além de recâmbio para cidades de origem e famílias extensivas.

Um balanço, divulgado pelo Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, órgão vinculado à Secretaria de Governo, mostra a evolução dos números. Em 2017, houve 282 atendimentos; já em 2018, foram 428, número parecido com os de 2019, 450, e de 2020, 440. Porém, em 2021, houve um aumento de 50% em relação a 2020, sendo registrados 660 atendimentos. Neste ano, em janeiro e fevereiro, 113 já mulheres foram atendidas.

Para a coordenadora do CRAM, Josefa Teixeira, o aumento da demanda pode ser atribuído a alguns fatores, dentre eles o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, a criação de novos canais de denúncias e o fortalecimento do trabalho desenvolvido pelo próprio órgão, que passou a ser reconhecido como ponto de apoio às vítimas da violência.

“O CRAM atua como articulador de diversos serviços públicos, tendo como objetivo primário acabar com a situação de violência vivenciada pela mulher atendida, sem, no entanto, ferir o seu direito à autodeterminação. Cabe ao órgão promover meios para que ela fortaleça a autoestima e tome decisões, a fim de livrar-se do ciclo de violência que vive”, afirma Josefa.

Advertisement

O CRAM está localizado na Rua Alberto Gomes, 18, Jd. das Paineiras (atrás do Open Shopping). Para entrar em contato, basta ligar para (19) 3819-6298 ou (19) 97171-6555 ou enviar mensagem para o E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.

Outros canais para buscar ajuda são o 153 ou 0800 111 580, da Guarda Municipal, o Disk 180 e o Disk Direitos Humanos: 100.

Mês da Mulher

A Prefeitura de Hortolândia promove, ao longo deste mês, uma série de atividades para celebrar o dia internacional da mulher. A programação mobiliza diversas secretarias municipais.

Advertisement

De acordo com a chefe do Setor de Políticas Públicas para Mulheres, Jacyra Souza, as ações de celebração do “Mês da Mulher” começaram no dia 1° de março com a iluminação ornamental em tons rosa na Ponte da Esperança (Estaiada). Além disso, os portais das avenidas São Francisco e Thereza Ana Cecon Breda estão com mensagens alusivas à programação. Os ônibus municipais receberam cartazes em homenagem ao Mês da Mulher.

As secretarias municipais também organizam uma série de atividades convidando a comunidade feminina a uma participação mais efetiva nas ações e no desenvolvimento de políticas públicas. Haverá palestras, rodas de conversa, ações de fortalecimento e realização de exames voltados à promoção da saúde da mulher.

Ainda nesta terça-feira (08/03), às 19h, haverá roda de conversa sobre a atualização da Lei Maria da Penha, promovida pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Para participar, é preciso se inscrever por meio deste link: http:\doity.com.br/rodadeconverdsaabracrim. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil5 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes8 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade8 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes8 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial9 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial9 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade9 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Advertisement
cinema

Populares