Saúde & Beleza

Treino para emagrecer!

Uma aluna me perguntou se o treino dela era para definir ou para aumentar (massa magra). Talvez essa seja uma dúvida de muitos, já postei que o treinamento significa apenas um estimulo, o resultado que vai implicar na perda de gordura (emagrecer) ou ganhar massa magra, é a sua DIETA. Quando falamos em emagrecer as pessoas logo pensam em perder peso. No entanto, ao contrário do que todo mundo pensa, eles não são sinônimos. A perda de peso está diretamente relacionada com a diminuição da massa corporal, no qual podemos ver os números da balança cada vez mais baixos (dependendo do caso não é legal). Já o emagrecimento está relacionado apenas a redução de qualquer quantidade de gordura corporal, e nesse caso o peso pode até subir, pois a massa magra é mais pesada e mais compacta que gordura, ou seja, você pode até subir o peso na balança, mas visivelmente terá perdido medidas.

Treino sempre vão visar HIPERTROFIA, pois até mesmo estímulos de trinta repetições resultam no mesmo, prova disso é o estudo do (mitchell, 2012). Não vamos esquecer que mulheres tem um pouco mais dificuldade de emagrecer devido ao nível diferente de testosterona que nos homens (Parizotto, 2003). Infelizmente se você apenas fazer dieta você vai perder peso, mas vai reduzir o seu gasto calórico perdendo assim massa magra (Weiss, 2017). Para quem acha que passar horas a fio sem comer é o segredo para emagrecer como num passe de mágica está redondamente enganado, alguns estudos mostram que pessoas que buscam reduzir medidas apenas a base de dieta chegam a ter 50% da redução do peso vinda da perda da massa muscular, o que não é nada bom.

Anuncio


Um erro comum pessoas que querem emagrecer ficarem mais de 2 horas fazendo aeróbicos e reduzir bruscamente a ingestão de alimentos. Essa situação pode fazer o organismo usar, além da gordura, a massa muscular como fonte de energia. Conclusão a única maneira de ter resultados sólidos é fazer um treinamento de força aliado a uma dieta, (Hunger, 2008). O fator determinante na perda ou aumento de massa magra chama-se DIETA! Existem SIM, métodos mais eficientes para ativar o mecanismo de queima calórica, mais isso já é outro assunto.

Esp. Marcelo Soares Albuquerque – CREF 071030 G-SP Personal Trainer e Especialista em Bioquímica, Fisiologia, Nutrição e Treinamento Desportivo pela UNICAMP.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo