Cursos
IFSP abre vagas para cursos de extensão

Interessados podem se candidatar, pela internet, para aulas de Espanhol, Libras e Matemática; inscrições vão até o dia 1 de março
O campus de Hortolândia do IFSP (Instituto Federal São Paulo) abriu inscrições para cursos de extensão que serão realizados neste primeiro semestre de 2017. Interessados em cursar as aulas de Espanhol Básico II, Libras I, Resolução de Problemas Matemáticos (Enem – Exame Nacional do Ensino Médio) e Resolução de Problemas Matemáticos (Reforço), devem se inscrever, pela internet, até o dia 01 de março. O link para a inscrição está disponível no endereço eletrônico http://hto.ifsp.edu.br/portal/
Para o curso de Espanhol Básico II são ofertadas 25 vagas. Para os demais cursos de extensão, são 28 vagas cada. Em todos os cursos há reserva de vagas para pessoas com deficiência e para candidatos negros ou pardos. O curso de Espanhol e os de Matemática (Enem e Reforço) terão duração de 32 horas. O de Libras terá carga horária de 60h. No link acima também é possível conferir mais informações sobre os cursos de extensão.
Cursos
Mais de 750 vagas para jovens de 16 a 25 anos no Instituto Coca-Cola

O Instituto Coca-Cola abriu nesta segunda-feira, dia 4 de julho, um curso gratuito e 100% digital, do Coletivo Online https://bit.ly/COLETIVOJARDIMLILIZA20221. As aulas são voltadas a jovens de 16 a 25 anos que moram em comunidades urbanas de baixa renda, já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio e estão à procura de qualificação para conseguir oportunidades de emprego. São ao todo 765 vagas disponíveis. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
O formato do programa permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, através de seu WhatsApp, aplicativo amplamente utilizado por jovens que podem ter problemas de conectividade.
Segundo Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a iniciativa é uma forma de promover a autonomia dos jovens socialmente vulneráveis. “Essa qualificação certamente contribui para oferecer novas oportunidades”, afirmou.
O conteúdo do Coletivo Online conta com 11 videoaulas curtas e objetivas, focadas em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos. Os participantes terão até quatro semanas para assistir às videoaulas e fazer as atividades práticas.
Ao final do curso, poderão receber um certificado de conclusão e se cadastrar nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros de mais de 400 empregadores. O whatsapp do Coletivo Online é (19) 99460-6828.
Atuação
A iniciativa faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens de 16 a 25 anos, em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, a Plataforma, nos formatos presencial e online, já impactou mais de 300 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas por todos os 26 estados do país mais o Distrito Federal, chegando a 1.857 municípios.
Do total de beneficiados, mais de 80 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho. A aceleração de iniciativas digitais está conectada ao compromisso do Instituto Coca-Cola Brasil de impactar milhões de jovens na temática de inclusão produtiva como uma das alavancas de transformação e crescimento econômico para o país.
Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil
O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, há 23 anos, tem como missão a transformação social em larga escala por meio da articulação de parceiros e da capilaridade do Sistema Coca-Cola Brasil.
Reconhecido por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, impactar milhões de jovens através do empoderamento econômico, incluindo intencionalmente as perspectivas de equidade de gênero e raça. Até hoje, o ICCB já beneficiou 518 mil pessoas.
Cursos
Campinas tem Feirão da qualificação com mais de cinco mil vagas em cursos gratuitos

A Secretaria de Trabalho e Renda, por meio do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT), oferece 5.481 vagas para cursos de qualificação profissional. Todos os cursos são gratuitos e há opções de ensino presencial e à distância.
Os cursos serão feitos em parceria com o Sebrae, Senai, Senac, Embelleze, DG Cursos, Microlins, Faculdade Anhanguera e Softex. Mais detalhes sobre conteúdo dos cursos, horários e inscrições estão no site https://cpat.campinas.sp.gov.br/.
Confira a relação dos cursos com inscrições abertas:
Sebrae/Senai/Senac
Modalidade: on-line
Aprenda a fabricar chocolates
Data: 19 de julho
Vagas: 16
Técnicas para criação de loja virtual
Data: 1 de agosto
Vagas: 50
Como atrair mais clientes
Data: 9 de agosto
Vagas: 50
Faça fotos e vídeos incríveis
Datas: 15 ou 16 de julho
50 vagas em cada turma
Planejamento em tempos de crise
Data: 23 de agosto
Vagas: 50
Técnicas de vendas
Data: 31 de agosto
Vagas: 50
Embelleze
Modalidade: presencial
Manicure
7 de julho, 14 de julho ou 21 de julho (40 vagas para cada turma)
Maquiagem
7 de julho, 14 de julho ou 21 de julho (40 vagas para cada turma)
DG Cursos
Modalidade: presencial
Sinais vitais
28 de julho (15 vagas)
Cuidado com estomas
26 de julho ou 27 de julho (15 vagas em cada turma)
Microlins
Modalidade: presencial
São 200 vagas para cada um dos seguintes cursos:
Farmacologia
Digitação
Atendimento pré-hospitalar
Inglês
Saúde coletiva
Tecnologia da informação
Desenvolvimento profissional
As datas e horários dos cursos serão informados pela Microlins no momento da inscrição.
Faculdade Anhanguera
Modalidade: on-line
A Faculdade Anhanguera oferece 2.800 vagas para cursos on-line nas áreas de negócios, design e artes, educação, tecnologia, direito, desenvolvimento pessoal, saúde e meio ambiente. A relação de cursos disponíveis para cada eixo estão no link de inscrição. São 400 vagas abertas para cada eixo.
Eixo Desenvolvimento Pessoal
Eixo Negócios
Eixo Design e Artes
Eixo Educação
Eixo Tecnologia
Eixo Direito
Eixo Saúde e Meio Ambiente
Atenção! Após fazer a inscrição, os interessados devem aguardar um e-mail da Faculdade Anhanguera. O código gerado pela Sympla não é o mesmo do curso.
Softex/Up Skill
A Softex/UP Skill, organização social de fomento à transformação digital no Brasil, abriu 700 vagas para diversas trilhas em programação de computadores. Os cursos são 100% on-line e gratuitos. Os cursos, realizados na plataforma de e-learning Workover Academy, atendem diversos níveis de conhecimentos, desde um conteúdo básico até as linguagens de programação mais sofisticadas. Ao término de uma jornada de cursos o aluno estará preparado para concorrer a vagas de emprego oferecidos por empresas que inclusive poderão estar disponíveis na própria plataforma.
Jornadas
Business Intelligence (12 cursos)
Cloud Computing – Provedores (7 cursos)
Criando Games (12 cursos)
Data Science (5 cursos)
Atendimento ao cliente balcão (4 cursos)
Desenvolvimento back-end Node.JS (15 cursos)
Desenvolvimento back-end PHP (22 cursos)
Desenvolvimento back-end Python (19 cursos)
Desenvolvimento back-end Ruby (18 cursos)
Desenvolvimento pessoal (3 cursos)
Desenvolvimento back-end Java (20 cursos)
Desenvolvimento e testes (10 cursos)
Desenvolvimento front end (20 cursos)
Desenvolvimento mobile Android (13 cursos)
Desenvolvimento mobile IOS (10 cursos)
DevOps containers (6 cursos)
DevOps infraestrutura (8 cursos)
Internet das coisas (5 cursos)
Machine Learning (5 cursos)
Primeiros passos programador (5 cursos)
Primeiros passos usuário (6 cursos)
Redes Neurais (4 cursos)
Segurança da informação (5 cursos)
Televendas / call center / help desk (5 cursos)
UX/UI (6 cursos)
Webdesign (6 cursos)
Cursos
Prorrogado o prazo de inscrições para Curso Superior Gratuito

Interessados em concorrer a uma vaga para os cursos de graduação tecnológica gratuitos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) têm uma nova oportunidade. O período de inscrição para o processo seletivo do segundo semestre foi estendido até as 15 horas do dia 7 de julho. Para participar, é preciso realizar a inscrição pela internet e pagar a taxa de R$ 91. As provas serão aplicadas em 17 de julho, de forma presencial.
O Vestibular das Fatecs oferece 17.615 vagas, distribuídas entre 75 unidades do Estado. São mais de 80 opções de cursos superiores de tecnologia. Dois deles são inéditos: Defesa Cibernética – 40 vagas no período noturno, na Fatec Jundiaí; e Design de Moda – 40 vagas no período da manhã, na Fatec Americana.
Outra novidade para o semestre é a oferta do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma – lançado em 2021 – nas Fatecs Itaquera (Capital) e Matão, com 40 vagas em cada. A formação também é disponibilizada em outras 12 unidades.
Inscrições
Para concorrer a uma vaga no processo seletivo do segundo semestre de 2022, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio regular ou equivalente, comprovando a conclusão até a data da matrícula.
É preciso preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do Candidato” e o questionário socioeconômico. Após o correto preenchimento das informações solicitadas, é necessário pagar a taxa de inscrição de R$ 91 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta disponível no site do Vestibular. O pagamento deve ser feito até a data de encerramento das inscrições.
Ao realizar o preenchimento da inscrição, é preciso escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão descritas no Manual do Candidato, disponível no site do processo seletivo e na página do Centro Paula Souza (CPS).
Caso o candidato não tenha acesso a computador e internet, as Fatecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para que seja realizada a inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.
Fique atento
O candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na Área do Candidato, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 7 de julho.
O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social, deverá informá-lo, no ato da inscrição, no campo específico para isso. Caso não seja informado o nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.
É de inteira responsabilidade do interessado preencher corretamente a ficha de inscrição, enviar os documentos e cumprir os prazos estipulado na Portaria.
Inclusão Social
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.
O cronograma completo do Vestibular das Fatecs do segundo semestre de 2022 pode ser consultado aqui.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) e pela internet.
-
Policial2 dias atras
Mulher é encontrada morta com requintes de crueldade, em Monte Mor
-
Emprega Hortolândia3 dias atras
Confira as oportunidades de emprego na Samsung para Campinas e região
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
CPFL contrata Assistente Administrativo de Operações Jr.
-
Nossa Cidade1 semana atras
Hortolândia realiza o Arraiá da Economia Solidária, nesta sexta-feira (01/07)
-
Nossa Cidade21 horas atras
Notícia sobre salgado com carne de cachorro em Hortolândia é falsa
-
Policial4 dias atras
GM interdita Tabacaria no Interlagos
-
Eventos2 dias atras
Campinas tem caminhada noturna ‘assustadora’ na Mata
-
Policial3 dias atras
GM detém donos de tabacaria com drogas e por suspeita de entregar a menores produtos que causam dependência, em Hortolândia