Connect with us

Saúde & Beleza

Síndrome do túnel do carpo: causas, sintomas e opções de tratamento

Publicado

em

túnel do carpo

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma condição que ocorre devido à compressão do nervo mediano. Essa compressão acontece quando as estruturas que passam pelo estreito canal conhecido como Túnel do Carpo aumentam de tamanho.

Quais são as causas – túnel do carpo?

Diversos fatores podem levar ao aumento das estruturas no Túnel do Carpo, desencadeando a doença. Entre as causas comuns estão o trabalho manual com movimentos repetitivos, embora a condição também afete pessoas que não desempenham esse tipo de trabalho. Alterações hormonais, como as associadas à menopausa e à gravidez (geralmente temporárias), podem desencadear a síndrome, o que explica por que as mulheres são mais afetadas do que os homens. Além disso, doenças como diabetes mellitus, artrite reumatoide, distúrbios da tireoide e causas desconhecidas também podem estar relacionadas.

Sinais e sintomas – túnel do carpo:

Anuncio

Os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo incluem dor ou dormência nas mãos, principalmente à noite, após uso extensivo durante o dia. A dor pode ser tão intensa a ponto de acordar o paciente e pode irradiar para o braço e ombro. Há uma diminuição da sensação nos dedos, exceto no dedo mínimo, e uma sensação de sudorese nas mãos. Atividades que envolvem flexão prolongada do punho podem agravar a dor. A perda de sensibilidade nos dedos pode dificultar a realização de tarefas simples, como amarrar os sapatos e pegar objetos. Alguns pacientes podem até ter dificuldade em distinguir o calor do frio.

Tratamento:

Em situações leves, além da administração de anti-inflamatórios, o tratamento convencional consiste na imobilização do punho com o uso de uma tala ou munhequeira ortopédica. Essa abordagem visa reduzir o inchaço e aliviar a pressão sobre o nervo mediano.

Advertisement

Para casos moderados, a injeção de corticoides na área afetada é uma alternativa eficaz. A cortisona, um agente anti-inflamatório eficiente, pode ser diretamente injetada no túnel do carpo. Contudo, seu efeito geralmente é temporário.

Por outro lado, em situações mais graves, conforme indicado por especialistas, é necessária a realização de uma intervenção cirúrgica para aliviar a compressão do nervo mediano.

O procedimento cirúrgico tem como objetivo descomprimir o túnel e liberar o nervo mediano. Isso é alcançado por meio de um corte no ligamento carpal transverso, que pode ser realizado tanto através de cirurgia endoscópica quanto por meio de uma abordagem cirúrgica convencional.

Quando procurar um ortopedista?

Se os sintomas persistirem por vários dias, é aconselhável procurar um ortopedista para uma avaliação. O médico pode solicitar exames para confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento adequado. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito e o tratamento for iniciado, menores serão as chances de necessitar de cirurgia.

Advertisement

O tratamento conservador pode envolver anti-inflamatórios, imobilização e, em alguns casos, injeções de corticoides. A maioria das pessoas responde bem ao tratamento conservador, com a opção cirúrgica sendo reservada para os casos que não respondem ao tratamento clínico.

Prevenção – túnel do carpo:

Não existem medidas preventivas definitivas para a Síndrome do Túnel do Carpo, mas é importante que as pessoas evitem realizar tarefas repetitivas que envolvam flexão do punho, a fim de reduzir o risco de desenvolver a condição.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Novo Trem da Linha 17-Ouro Novo Trem da Linha 17-Ouro
São Paulo17 minutos ago

Novo trem da linha 17-Ouro prepara chegada ao Brasil

O primeiro trem da Linha 17-Ouro, projetado especificamente para esta linha do Metrô de São Paulo, foi oficialmente entregue na...

hortolandia hortolandia
Nossa Cidade38 minutos ago

Obras do maior parque de Hortolândia deve começar em até 40 dias

Recentemente, Hortolândia, uma cidade em constante crescimento no interior de São Paulo, anunciou uma nova e emocionante adição ao seu...

Concurso da Unicamp Concurso da Unicamp
Nossa Região2 horas ago

Unicamp registra aumento de alunos de escolas públicas em 2024

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou um aumento na proporção de alunos provenientes de escolas públicas matriculados em 2024,...

delegaciaCampinas delegaciaCampinas
Policial3 horas ago

Tragédia em Campinas: Mulher é morta após esfaquear namorado

Uma mulher de 46 anos foi morta a tiros na noite deste domingo (28), em um incidente violento no Parque...

viatura policia civil viatura policia civil
Policial3 horas ago

Tragédia em Indaiatuba: Homem mata namorada e comete suicídio

Na noite deste domingo (28), uma tragédia abalou o município de Indaiatuba. Um homem de 41 anos, identificado como Mario...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Cidade3 horas ago

Tragédia em Hortolândia: muro cai e mata trabalhador

Na última sexta-feira (26), uma tragédia abalou Hortolândia, quando um muro desabou sobre um trabalhador durante uma obra. O incidente...

Incêndio de grandes proporções Incêndio de grandes proporções
Nossa Cidade3 horas ago

Incêndio de grandes proporções assusta moradores do Novo Ângulo, em Hortolândia

Um incêndio de grandes proporções atingiu um terreno localizado no Novo Ângulo em Hortolândia. Moradores de um condomínio situado na...

Advertisement
cinema

Populares