Connect with us

Saúde & Beleza

Baixa umidade do ar contribui para o aumento dos casos de conjuntivite

Publicado

em

olho

O tempo seco que parte do país tem enfrentado nos últimos meses tem contribuído para o aumento dos casos de conjuntivite, mesmo sem o costumeiro frio que acompanha a estação. A conjuntivite viral aguda, causada principalmente pelo adenovírus, é o tipo mais frequente nesta época e é altamente contagiosa, podendo chegar a 80% dos casos segundo a oftalmologista Maria Emília Xavier dos Santos Araújo, chefe do setor de Córnea e Doenças Externas Oculares do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), principal unidade deAssistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe),órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

A conjuntivite é a inflamação ou infecção da conjuntiva, mucosa que cobre toda a superfície ocular com exceção da córnea, e pode ser causada por múltiplos fatores, além de ser classificada não infecciosa ou infecciosa. O vírus tem a capacidade de permanecer viável por horas em superfícies inertes, favorecendo a transmissão, principalmente por meio das mãos, que são levadas aos olhos, sendo esta a principal forma de transmissão.

Anuncio

O aumento dos casos da doença no inverno geralmente acontece em decorrência das baixas temperaturas, que deixa as pessoas mais confinadas em ambientes fechados e em possível contato direto com pessoas infectadas. Com o calor atípico e a prolongação da ausência de chuvas nos últimos meses em algumas regiões, a baixa umidade do ar se tornou um fator no aumento dos casos pelo incômodo ocular causado pela secura.

 “O tempo seco diminui a produção da lágrima por aumentar a evaporação, diminuindo a defesa ocular. A lágrima contem imunoglobulinas, principalmente a IgA, e enzimas como lisozima e lactoferrina, importantes fatores de defesa da superfície ocular”, explica a Dra. Maria Emília. “Estudos mostram que a taxa de evaporação da lágrima, o conforto ocular, a estabilidade e a produção da lágrima são afetadas negativamente pela baixa umidade do ar, que favorece e piora bastante os sintomas da conjuntivite”, complementa a especialista.  

Advertisement

Principais sintomas

Os principais sintomas da conjuntivite são olhos vermelhos, inchaço na pálpebra, sensação de areia coceira, lacrimejamento, sensibilidade à luz e presença de secreção ocular. O aumento dos gânglios pré-auricular ou submandibular são encontrados frequentemente nas conjuntivites virais.

Na conjuntivite viral os sintomas e sinais são mais intensos que na conjuntivite bacteriana, além de ser mais contagiosa e durar mais tempo.

Tratamento

Advertisement

Na conjuntivite viral, que é a mais comum, o tratamento inicial consiste na higiene ocular, no uso de lubrificantes para aliviar os sintomas e compressas geladas com soro fisiológico ou com água filtrada ou fervida nas pálpebras, sempre com gaze ou algodão descartável. Não há medicamentos específicos para a doença, que tem duração média de uma e duas semanas. Na conjuntivite bacteriana aguda, além dos cuidados de higiene ocular, o oftalmologista pode indicar um antibiótico tópico de amplo espectro.

Pacientes usuários de lentes de contato devem suspender o uso no período da conjuntivite. O retorno do uso deve ser liberado após avaliação oftalmológica e total recuperação da conjuntivite.

O diagnóstico deve ser feito apenas por um médico especialista após avaliação oftalmológica. É fundamental que a pessoa contaminada se mantenha afastada do trabalho e da escola enquanto estiver com conjuntivite.

A prevenção é fundamental para o controle da propagação da doença e algumas dicas são válidas para quem deseja evitar a contaminação:

Advertisement
  • Evite locais com aglomeração de pessoas;
  • Lave constantemente as mãos com água e sabão;
  • Evite levar as mãos aos olhos;
  • Use lenço de papel descartável para limpar os olhos e jogue fora após o uso;
  • Não use lenço de tecido;
  • Evite contato face a face quando possível;
  • Não compartilhe toalhas e travesseiros;
  • Não compartilhe colírios, medicamentos e maquiagem para a região dos olhos.

Sobre o Iamspe
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 160 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

ripa de madeira ripa de madeira
Policial53 minutos ago

Homem é preso após bater com ripa de madeira em criança, que vai a óbito, em Monte Mor

Na tarde do último sábado (27), uma criança que havia chegado ao hospital de Monte Mor, supostamente vítima de agressão,...

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos2 horas ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade3 horas ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos3 horas ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região3 horas ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil4 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial4 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

Advertisement
cinema

Populares