Saúde & Beleza

5 benefícios incríveis que o vinho traz a sua saúde

Você provavelmente já ouviu falar que tomar um pouco de vinho todos os dias faz bem para a saúde. Saiba que essa afirmação está correta!

E o mais importante, foi confirmada pela ciência por meio de estudos que apontam os diversos benefícios do vinho.

O consumo da bebida vem crescendo a cada dia. Segundo a Wine Inteligence em 2010, 22 milhões de brasileiros declararam consumir vinho, já em 2020 esse número quase dobrou, passando para 39 milhões, e continua aumentando.

Atenção às doses

É muito importante lembrar que os benefícios da bebida alcoólica ocorrem apenas quando apreciada com moderação, já que o consumo em grandes quantidades pode causar efeitos contrários e muito prejudiciais à saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade de vinho recomendada é de aproximadamente 300 a 400ml para homens, equivalente a duas doses por dia e 180 a 200ml para mulheres, equivalente a uma dose por dia.

Essa diferença acontece porque o organismo feminino absorve mais rápido a bebida devido a uma menor produção da enzima álcool desidrogenase (ADH) produzida pelo fígado e responsável por metabolizar o álcool, segundo o jornal O Globo.

É importante também se atentar ao glossário do vinho, ou seja, informações relevantes sobre os termos usados no universo da bebida, como taninos, adstringentes, fermentações e etc. Esse tipo de informação auxilia a compreender ainda mais os benefícios da bebida.

Dito isso, veja a seguir 5 benefícios que a dose diária recomendada de vinho trará à sua saúde.

Reduz o risco AVC

O vinho inibe a formação de coágulos, já que além de dilatar as artérias atua também como um anticoagulante natural, diminuindo a formação de placas arteriais que podem entupir as artérias e causar um acidente vascular cerebral (AVC).

 Protege o coração

Tomar vinho reduz em até 50% doenças isquêmicas do coração. As uvas, principal ingrediente utilizado na fabricação do vinho é rica em polifenóis, que causam a vasodilatação das artérias, diminuindo o acúmulo plaquetário e reduzindo o risco de doenças como hipertensão, colesterol e outras doenças cardíacas.

Retarda o envelhecimento

Por conter muitos antioxidantes como resveratrol, vitamina C e outros polifenóis, o vinho tem o poder de combater o envelhecimento precoce, reduzindo os radicais livres em excesso que contribuem para o envelhecimento dos tecidos do corpo.

Isso significa que o corpo inteiro se beneficia com o retardo do envelhecimento celular e dessa forma, mais de 50 doenças podem ser prevenidas, como por exemplo doenças degenerativas e até cânceres.

Previne o Alzheimer

O consumo diário ajuda também na prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, pois reduz possíveis alterações no cérebro e a deterioração da memória.

Ajuda o sistema imunológico

Os antioxidantes deixados no intestino contribuem para que as bactérias saudáveis floresçam, estimulando a produção de células T que exercem funções imunológicas e antivirais, além do resveratrol que auxilia na formação de moléculas anti-inflamatórias.

Tomar vinho é sempre uma experiência incrível e muito prazerosa e sabendo que consumi-lo na quantidade certa faz bem à saúde se torna uma experiência melhor ainda, não é mesmo? E você, já tomou sua taça de vinho hoje?

Fonte: Sociedade da Mesa

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...