A Volkswagen anunciou um ambicioso plano de investimento no Brasil, totalizando R$ 16 bilhões até 2028, com foco em veículos híbridos, elétricos, motores, plataformas e novos produtos.
Entre os destaques desse investimento estão quatro novos modelos inéditos, incluindo uma picape a ser fabricada em São José dos Pinhais, no Paraná. Embora inicialmente associada ao nome Tarok, que teve um conceito apresentado em 2018, sinais recentes sugerem mudanças nesse projeto.
A picape inicialmente baseada na plataforma MQB-A1 do Taos poderia agora compartilhar componentes com o T-Cross (MQB-A0), uma mudança que visa reduzir custos e aumentar a viabilidade do projeto. Ciro Possobom, CEO da VW Brasil, afirmou que o design da picape já está validado e o projeto está avançado, mas não será apresentado neste ano.
Essa nova picape, com formato de cabine dupla monobloco, ocuparia um segmento intermediário entre a Saveiro e a Amarok, esta última continuando a ser produzida na Argentina. Com potencial para medir entre 4,70 m e 4,75 m de comprimento, a nova picape da VW poderia preencher uma lacuna no mercado brasileiro.
Considerando a estratégia de outras montadoras, como a GM com a Nova Montana e a Renault com a Oroch, a nova picape da VW poderia encontrar seu espaço sem competir diretamente com modelos como a Toro e a Rampage.
Se baseada no T-Cross, a nova picape poderia ter 1,751 m de largura, seguindo a tendência de modelos semelhantes no mercado. Essa estratégia poderia representar uma aposta sólida da Volkswagen para expandir sua presença no segmento de picapes no Brasil.
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