Connect with us

Outros

Novo Fiat Uno 2025: uma aposta brasileira inspirada no Fiat Panda europeu

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

novo_uno

O Novo Fiat Uno 2025 está prestes a desembarcar no mercado brasileiro como uma variante inspirada no Novo Fiat Panda 2025, revelado por meio de desenhos industriais na Europa.

A plataforma modular CMP da Stellantis ou a nova STLA Small servirão como base para este crossover de entrada, que terá produção tanto na Sérvia, na antiga Zastava, quanto no Marrocos, ampliando seu alcance global.

Anuncio


No Brasil, o Novo Fiat Uno 2025 será uma opção acessível de carro elétrico, visando competir com os modelos chineses que dominam esse segmento. Enquanto isso, na projeção de Kleber Silva, o Novo Fiat Uno 2025 é posicionado como um rival potencial para o próximo crossover da Volkswagen, que será fabricado em Taubaté, prometendo uma disputa acirrada entre “dois ícones” dos anos 80 e 90.

Com um design expressivo alinhado ao projeto Centoventi, o Novo Fiat Uno 2025 busca conquistar consumidores que buscam uma opção mais atraente do que o Fiat Pulse.

Advertisement

A utilização da base do Novo C3 e a inclusão de motores Firefly com opção BioHybrid de MHEV de 48 volts são estratégias para tornar o pequeno crossover competitivo, mesmo frente a marcas como BYD e JAC, que apostam em faixas de preço mais baixas.

Embora a eletrificação seja considerada o futuro ideal para enfrentar os concorrentes chineses, a viabilidade econômica da Stellantis no Brasil permanece incerta, tornando improvável a disponibilidade imediata de uma versão totalmente elétrica do Novo Fiat Uno 2025.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Outros

Convivência Humana e Animal: desafios e soluções em condomínios residenciais

Avatar de Redação

Published

on

pet cachorro condominio

O convívio entre animais de estimação e moradores tem sido objeto de debates e questionamentos frequentes dentro dos condomínios residenciais e comerciais. Enquanto alguns condomínios adotam medidas restritivas em relação à presença de animais, outros buscam encontrar um equilíbrio que respeite tanto os direitos dos tutores quanto o bem-estar coletivo. Para desvendar as nuances legais, esclarecer os direitos, deveres e conflitos comuns relacionados a esse tema, entrevistamos a Dra. Alessandra Bravo, especialista em Direito Condominial e Direito Animal. Em um bate-papo esclarecedor, a Dra. Alessandra Bravo aborda os aspectos mais relevantes que regem o convívio entre animais e condomínios.

Dra. Alessandra Bravo, especialista em Direito Condominial e Direito Animal

Anuncio


Pergunta: Fale sobre os principais equívocos em relação ao Direito Animal vivenciados nos condomínios residenciais.

Dra. Alessandra Bravo: Os principais equívocos em relação ao Direito Animal vivenciados nos condomínios residenciais podem incluir a proibição arbitrária de animais de estimação, sem embasamento legal, assim como regras excessivamente restritivas que não levam em conta o bem-estar dos não-humanos. Muitas vezes, os condomínios tomam medidas que não estão de acordo com a lei, como proibir animais de certas raças ou tamanhos, ou até mesmo proibição total de animais de estimação. No caso de proibir raças, muitos alegam riscos à segurança ou incômodos, sem embasamento científico ou legal. Por exemplo, há casos em que cães de raças consideradas “perigosas” são proibidos arbitrariamente, ignorando inclusive a Lei de cada Estado que veda a proibição de guarda, criação e circulação de animais com base em discriminação de raça, espécie ou porte. No entanto, as restrições devem ser embasadas por motivos legítimos e respeitar o princípio da razoabilidade.

Advertisement

Pergunta: Comente sobre as principais dúvidas dos condôminos/síndicos em relação à convivência com os animais nos condomínios.

Dra. Alessandra Bravo: As principais dúvidas dos condôminos/síndicos em relação à convivência com animais nos condomínios geralmente incluem questões sobre as regras permitidas, responsabilidades e procedimentos para lidar com eventuais problemas ocasionados entre humanos e não-humanos. Muitos condôminos e síndicos questionam quais são suas responsabilidades e direitos em relação aos animais, como por exemplo, em casos de danos causados por animais, regras de convivência e limitações quanto ao número de animais permitidos por unidade. Dúvidas de condôminos/síndicos podem ser esclarecidas à luz do Código Civil e da Lei Estadual, refletindo em regras internas do condomínio, que estabelecem direitos e deveres para todos os envolvidos, incluindo regras para a convivência pacífica.

Pergunta: Em relação aos maus-tratos, abuso, crueldade – o que pode acontecer com a pessoa que agir dessas maneiras contra os animais dentro dos condomínios?

Dra. Alessandra Bravo: Em relação aos maus-tratos, abuso e crueldade, a pessoa que agir dessa maneira contra os animais dentro dos condomínios poderá responder criminalmente de acordo com a legislação brasileira de proteção animal, estando sujeita a penalidades que incluem multas, advertências e até mesmo detenção, de acordo com a gravidade do ato. O Código Penal Brasileiro prevê penas para quem praticar atos de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais. Um exemplo é a Lei nº 9.605/1998, que estabelece punições para maus tratos a animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. Maus-tratos, abuso e crueldade contra animais são tipificados na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que prevê penalidades para quem atentar contra a vida, a saúde ou a integridade de animais.

Advertisement

Pergunta: Quais são os portes de animais, raças, espécies permitidas em apartamentos residenciais e as principais restrições e/ou cuidados?

Dra. Alessandra Bravo: Os portes de animais, raças e espécies permitidas em apartamentos residenciais e as principais restrições são determinadas pela legislação estadual e/ou municipal. No Brasil, não existe legislação federal que restrinja raças ou espécies. Restrições devem estar fundamentadas e embasadas em critérios razoáveis, como por exemplo, animais silvestres dentro de unidades residenciais.

Pergunta: Como deve ser o deslocamento com segurança de pets – como por exemplo: cachorros e gatos – nas dependências dos condomínios e como devem ser recolhidos os dejetos?

Dra. Alessandra Bravo: O deslocamento com segurança de pets, como cachorros e gatos, nas dependências dos condomínios e o recolhimento dos dejetos devem ser realizados pelo tutor do animal e não pelos funcionários do condomínio, assim como a obrigatoriedade do uso de guias curtas e coleiras ou trelas. A proibição de andar no elevador ou carregar o animal no colo é considerada constrangimento ilegal e para o animal, pode configurar maus-tratos.

Advertisement

Pergunta: Como lidar com os sons/ruídos emitidos pelos animais dentro dos apartamentos e que, porventura, incomode algum vizinho?

Dra. Alessandra Bravo: Antes da reclamação, precisa-se constatar o motivo ensejador do barulho excessivo dentro da unidade provocado pelos animais de estimação. O animal pode estar abandonado, com fome, com sede, doente, sofrendo maus-tratos. A mediação animalista trazendo a informação para o tutor e conscientização do problema, auxilia todos e garante o sossego alheio, cumprindo assim os princípios civis condominiais: segurança, sossego e salubridade.

Pergunta: Quais são os principais direitos dos animais que vivem dentro de apartamentos em condomínios residenciais?

Dra. Alessandra Bravo: Os principais direitos dos animais que vivem em condomínios residenciais incluem acesso a cuidados veterinários adequados, alimentação equilibrada, ambiente limpo e seguro, exercícios e socialização, de acordo com as necessidades inerentes à espécie. Além dos cuidados básicos, animais em condomínios têm direito à integridade física e mental e ao convívio social adequado. Os direitos estão embasados no princípio da dignidade animal, que deve ser assegurado de acordo com a legislação de proteção animal vigente e previsto em nossa Constituição Federal.

Advertisement

Pergunta: Na sua visão, como Advogada Condominialista Animalista, como conviver de forma harmônica com os animais em um condomínio residencial?

Dra. Alessandra Bravo: A convivência harmônica com os animais em condomínios residenciais e/ou comerciais pressupõe o respeito mútuo entre todos os envolvidos: humanos e não-humanos, a responsabilidade na guarda e cuidado dos animais, e a observância das regras estabelecidas para garantir o bem-estar coletivo. Isso envolve promover a educação e a implementação de políticas condominiais que visem a harmonia entre todos. O convívio pacífico é possível e desejável, desde que haja empatia recíproca, diálogo aberto e um conhecimento aprofundado das normas e legislações pertinentes. Contar com a orientação de um especialista em Direito Condominial e Direito Animal torna-se um passo fundamental para garantir que todos tenham ciência de seus direitos e deveres, proporcionando um convívio pacífico e enriquecedor para ambas as partes. Ao promover a conscientização e a busca por soluções equilibradas, é possível atingir um ambiente onde a presença de animais de estimação coexiste em harmonia com a vida condominial, promovendo, assim, uma convivência saudável e pacífica para toda a comunidade.

Evento presencial – GRATUITO – Animais em Condomínio

Local: Casa da Advocacia de Campinas – SP (Rua Lupércio Arruda Camargo, 111 – Jardim Santana)

Advertisement

Data: 28 de fevereiro

Hora: 19h

Pede-se, a quem puder, a doação no dia do evento de ração, medicamentos, roupinhas, casinhas a serem destinados aos animais de rua e ONGs que cuidam de animais abandonados. 

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Outros

Tiggo 7 Sport, SUV médio que desafia os preços no Brasil

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Tiggo 7 Sport

Tiggo 7 Sport: a Caoa Chery anunciou o lançamento com um preço que promete balançar o mercado dos SUVs médios no Brasil. Por incríveis R$ 134.990, este modelo se posiciona como o mais acessível da categoria, tornando-se uma opção irresistível para quem busca custo-benefício.

Uma das estratégias para alcançar esse valor foi a substituição do motor, antes um 1.6 TGDI de 186 cavalos, agora conta com o mesmo 1.5 Turbo Flex presente no Tiggo 5x Sport. Isso resulta em uma potência de 147 cavalos com gasolina e 150 cavalos com etanol, acompanhados por um torque de 21,4 kgfm. A transmissão CVT de nove marchas com tração dianteira e a suspensão traseira multilink permanecem, proporcionando uma experiência de condução confortável e estável.

Anuncio


Para atingir esse preço competitivo, algumas características foram removidas, como o teto solar panorâmico e o pacote ADAS Max Drive. No entanto, o Tiggo 7 Sport mantém diversos atrativos, como as rodas de liga leve aro 18 polegadas, faróis full LED, lanternas em LED, entre outros.

Tiggo 7 Sport – interno

No interior, destaca-se o cluster digital de 12,3 polegadas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador indutivo de smartphone e bancos em couro. Além disso, a presença de tecnologias como sensor de chuva e crepuscular e sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas garantem conforto e conveniência aos ocupantes.

Advertisement
Tiggo 7 Sport

Fabricado em Anápolis, Goiás, o Tiggo 7 Sport representa uma resposta da Caoa Chery à concorrência chinesa, que vem ganhando destaque com veículos elétricos e híbridos. Com essa estratégia, a montadora visa não apenas reduzir os preços, mas também oferecer um conteúdo generoso, consolidando sua posição no mercado brasileiro.

Além do Tiggo 7 Sport, a expectativa é que a Caoa Chery adote medidas similares para competir com modelos como o BYD Dolphin Mini, reduzindo os preços do iCar para manter-se competitiva no segmento. Com isso, a marca almeja retornar ao Top 10 do ranking de vendas, conquistando cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Outros

VW Nivus 2025 já está em testes: detalhes poderão te surpreender

Avatar de Redação

Published

on

VW Nivus 2025

O VW Nivus 2025 chegará ao mercado com mudanças significativas em seu visual. Entre as alterações, destacam-se a modificação no desenho da grade frontal e um possível aumento na tomada de ar inferior. Ficou curioso e deseja conferir mais detalhes do modelo, então continue com a gente!

VW Nivus 2025: LEDs, potência e motor

Na parte traseira, uma faixa de LED proporcionará um aspecto mais moderno, assim como o interior do modelo, que deverá ter acabamento com faixas de couro sintético nos painéis frontal e das portas dianteiras.

Anuncio


Já o motor será o extremamente confiável 1.0 TSI, capaz de entregar até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, sempre associado a uma transmissão automática de seis marchas.

A versão de entrada 170 TSI, receberá a mesma calibração do novo Polo, oferecendo 116 cv e 16,8 kgfm, e a opção GTS, equipada com um motor 250 TSI 1.4, capaz de gerar 150 cv e 25,5 kgfm de torque.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Planos de Previdência Privada Planos de Previdência Privada
Brasil12 minutos ago

Planos de Previdência Privada recebem alterações do Governo: entenda os detalhes

O governo federal promoveu alterações nas regulamentações dos planos de previdência privada, visando tornar esse tipo de investimento mais atrativo...

mega-sena mega-sena
Brasil19 minutos ago

Mega-Sena 2693 sorteia hoje prêmio de R$ 120 milhões

O concurso da Mega-Sena 2.693 será sorteado na noite desta terça-feira (27), com prêmio estimado em R$ 120 milhões, quem...

fgts fgts
Brasil14 horas ago

Governo Federal lança FGTS Digital nesta terça-feira (27)

O Ministério do Trabalho e Emprego lança nesta terça-feira (27), às 14h, o FGTS Digital, uma nova forma de recolhimento...

Jd. Novo Ângulo Jd. Novo Ângulo
Nossa Cidade15 horas ago

Hortolândia convida população para conhecer as novas obras e serviços na região do Jd. Novo Ângulo

O progresso inteligente e sustentável ganha vida em Hortolândia com uma série de iniciativas e serviços da Prefeitura, visando melhorar...

city tour ambiental city tour ambiental
Nossa Cidade16 horas ago

City Tour ambiental em Hortolândia: estudantes conhecem um pouco mais da história da cidade

Na última sexta-feira (23), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Hortolândia organizou um City Tour ambiental para...

Jardim Primavera Jardim Primavera
Policial17 horas ago

Criminoso rouba veículo, faz manobras perigosas para fugir da polícia, mas é preso no Jardim Primavera, em Hortolândia

Na noite de ontem (25), a polícia de Hortolândia seguiu até o Jd. Santo Antônio após ocorrência de roubo de...

Taquaral Taquaral
Nossa Região18 horas ago

Lagoa do Taquaral terá tirolesa em breve, confira:

A Lagoa do Taquaral, em Campinas, está prestes a receber uma nova atração emocionante! A Setec (Serviços Técnicos Gerais) assinou...

Advertisement
cinema

Populares

Copyright © Portal Hortolândia