Está com problemas com a sua organização financeira? Veja aqui algumas dicas de como fazer esse planejamento e evitar problemas relacionados a isso. Acompanhe!
A falta de organização influencia negativamente todas as áreas da nossa vida, sem sombra de dúvidas. Quando o assunto é dinheiro, isso não se difere, podendo ser até mais difícil de resolver.
Por exemplo, talvez você tenha que atrasar uma conta de sua empresa por não ter o dinheiro disponível para pagamento até a data de vencimento. Isso acarretará em juros, e, se não houver organização, essa ação acabará sendo recorrente. Dívidas e dívidas, juros e juros, sua vida financeira pode se tornar um tormento!
Muitas pessoas, ao tentarem tapar um buraco da sua empresa com recursos pessoais ou vice-versa, acabam entrando em uma bola de neve de equívocos, que poderiam ser evitadas com um bom planejamento, ou mesmo com a contratação de um empréstimo com garantiano momento certo.
Por isso, para evitar esse problema e outros, montamos aqui uma lista para te ajudar na organização financeira.
Mistura de gastos: empresa versus pessoal
Um grande erro cometido por alguns empresários é misturar as receitas e despesas pessoais com as empresariais. Esse hábito pode gerar grandes problemas e ocasionar a perda do controle financeiro para ambas esferas da sua vida, física e jurídica.
Sabemos que pode parecer cômodo e por vezes até mesmo necessário retirar dinheiro da empresa para sanar uma dívida pessoal. Contudo, ao fazer isso, você dificilmente conseguirá analisar as despesas e receitas da sua empresa de forma isolada, levando-o ao desconhecimento total dos resultados que seu negócio gera.
Assim fica difícil fazer planejamentos orçamentários e você tende a administrar a empresa pautado pelo tanto de dinheiro que ela tem disponível em caixa. E isso, a longo prazo, pode levar ao colapso das finanças do seu negócio e gerar outros transtornos relacionados à falta de organização e planejamento.
Como planejar sua organização financeira?
Qual empresário, seja micro ou grande, não anseia pelo crescimento da sua empresa? Contudo não basta desejar, é preciso trabalhar duro e estabelecer um planejamento financeiro eficiente e que ajude o seu negócio a decolar.
A primeira ação para aplicar a organização financeira na sua empresa é fazer um orçamento anual com as suas previsões de gastos e receitas baseando-se no seu histórico. Nesse momento seja bastante realista e até mesmo considere um cenário mais pessimista, pois imprevistos sempre podem acontecer.
Além do orçamento anual, que seria a sua primeira atitude no sentido de se organizar, é recomendável que você também siga as três dicas que apresentaremos abaixo:
Delimitar o gasto mensal
Aqui nós iremos trabalhar com a previsibilidade de gastos da sua empresa para garantir o retorno dos recursos investidos e manter a lucratividade do seu negócio. Delimitando seus gastos de pessoa jurídica mensalmente você consegue visualizar o montante de dinheiro que você precisará naquele determinado mês e poderá prever os valores disponíveis para retiradas e investimentos, por exemplo.
Para aplicar a previsibilidade você precisa antes de qualquer coisa conhecer todos os custos da sua empresa, desde um material de limpeza para manter o local até o pagamento de funcionários. Por isso mantenha sempre uma planilha com despesas e receitas mensais, dessa forma você poderá utilizar o histórico dela como base para o seu planejamento.
Evitar produtos supérfluos
Ao fazer um planejamento financeiro consciente e bem feito você deve considerar acabar definitivamente com os gastos desnecessários e/ou que tenham pouco retorno. E apesar de por vezes parecer que tudo é realmente essencial para o seu negócio, analisando bem, sempre é possível encontrar onde podem ser cortados gastos sem prejudicar a produtividade do negócio.
Ao fazer isso você mantém o foco de despesas somente naquilo que é realmente essencial a sua empresa, facilitando por consequência o seu controle financeiro. Para te orientar nessa missão você poderá utilizar como base a planilha de despesas que citamos no tópico anterior.
Investir para lucrar
Uma coisa é certa, para sua empresa crescer e ter lucros maiores você precisa estar constantemente investindo nela.
Inicialmente realizar investimentos maiores do que aqueles estabelecidos para abertura da empresa pode parecer até mesmo impossível. Porém é preciso sempre ter essa regra em mente, pois o mercado é competitivo e se você não se atualizar pode acabar ficando para trás.
Assim, em alguns momentos, será necessário recorrer a recursos externos, como a contratação de crédito. Nesse caso procure por alternativas com menos juros e melhores condições de pagamento, com o empréstimo com garantia de imóvel. A fintech CashMe é um bom exemplo de uma empresa que oferece excelentes oportunidades aos seus consumidores.
Vale lembrar, contudo, que investimento não significa necessariamente colocar mais dinheiro na empresa, mas também otimizar a ação dos gestores do negócio através da atualização de informações relacionadas aos serviços e/ou produtos oferecidos, do mercado que ele atua e também com as tendências de comportamento da economia.
Conclusão
Perdeu o controle das contas da sua empresa e mesmo estando com o propósito de organizar suas finanças está difícil normalizar a situação por conta de dívidas passadas? Nesse caso, contratar um empréstimo consciente e realista com a sua capacidade de pagamento pode ser a solução mais acertada.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98