Fomos convidados pela Ford para conhecer no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da marca em Tatuí, interior de São Paulo, a nova geração do Mustang, que chega ao mercado brasileiro na versão única GT Performance, equipada com motorização com 488 cavalos de potência e preço a partir de R$ 529 mil.
O modelo ainda não ficou durante uma semana na nossa garagem, mas isso não significa que não conseguimos sentir o desempenho dinâmico do modelo. Foi possível realizar uma volta rápida com um piloto da marca e nesse momento foi possível perceber o quanto o cupê esportivo evoluiu no desempenho.
“Essa nova geração inaugura mais um capítulo na história do Mustang, que tem uma trajetória única dentro da indústria e impressiona pela capacidade constante de evolução e inovação. E todo esse sucesso, na verdade, tem uma razão muito simples: a grande paixão que, assim como os fãs, todos os times da Ford têm por esse produto”, nos explicou Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
A sétima geração do Ford Mustang GT Performance é equipado com motor Coyote V8 5.0 de quarta geração e transmissão automática de dez velocidades com nova calibração, conjunto que entrega 488 cavalos de potência – cinco cavalos a mais que o Mach1, que tem 483.
“O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h, de 4,3 segundos, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como 0 a 200 km/h, por exemplo, o ganho é perceptível”, disse Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.
Mustang no Brasil
O modelo chega ao Brasil com suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste, sistema de detecção automática de buracos, uma tecnologia muito útil no mercado brasileiro e barras estabilizadoras herdadas do Mach 1, que aumentam a rigidez torsional.
Os freios, outro destaque que sentimos na prática durante a volta rápida, são Brembo de alta performance, tanto na dianteira como na traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões, respectivamente. Para completar, agora as rodas exclusivas de 19” são equipadas com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.
Uma novidade na nova geração agrada os amantes de manobras de derrapagem. Trata-se do freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, que amplia o leque de técnicas de pilotagem. Os recursos para pista incluem também o Line Lock para manobras de “burn out”, cronômetros e medidores auxiliares no Track Apps.
O condutor do Ford Mustang GT Performance pode calibrar a seu gosto desde a assistência elétrica da direção, a sensibilidade do acelerador, a rigidez da suspensão e o ronco do escapamento, até a aparência do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem.
Para isso, basta selecionar um dos cinco modos de condução disponíveis: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Também é possível configurar até seis modos de condução personalizados, usando os três modos de direção elétrica, os quatro modos de escapamento e os quatro modos de suspensão, disponíveis pela primeira vez na linha, que prevalecem sobre a seleção automática.
“O novo Mustang GT Performance tem uma dirigibilidade impressionante. As relações de direção mais rápidas, a dinâmica em curvas, a maior potência em linha reta e as respostas de aceleração e frenagem são muito superiores ao antigo GT e, em alguns aspectos, melhores também que as do Mach 1”, destaca Luís Gozzani, piloto de Testes e Engenharia Veicular da Ford.
No design a Ford fez questão de mostrar que a sétima geração do Mustang combina linhas modernas com elementos clássicos do modelo original dos anos 60. Sua frente apresenta uma nova grade, faróis full-LED e entradas de ar no capô. A traseira, em formato de cunha, exibe novas lanternas de três barras e aerofólio.
No interior o cockpit foi renovado e, segundo a Ford, inspirado em caças a jato. As telas de 12,4” e 13,2” do painel de instrumentos e do multimídia SYNC 4 formam um conjunto único, com várias opções de personalização e incluem GPS embarcado, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e som B&O.
O volante esportivo tem a base reta, com revestimento em couro e aquecimento. Os bancos parcialmente em couro contam com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Outro recurso novo e desenvolvido pela engenharia brasileira é o Remote Rev, que permite ligar e acelerar o motor remotamente pela chave.
Os itens de segurança incluem monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de ré, além de piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros.
A Ford inicia as vendas do Mustang GT Performance em março, com as primeiras entregas previstas para junho e será oferecido nas cores Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias.
Confira um vídeo com o Ford Mustang GT Performance em https://youtu.be/fX7azXDVcJs.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Continental amplia seu portfólio de pneus no Brasil com novo modelo esportivo
A Continental apresentou nova geração de pneus ExtremeContact Sport02, modelo esportivo que chega para complementar o portfólio da marca no mercado brasileiro para atender consumidores que desejam um produto versátil e que buscam esportividade e desempenho nas pistas como lazer em ações de track days.
O ExtremeContact Sport02 incorpora diversas tecnologias inéditas, como a SportPlus e será inicialmente importado e no segundo semestre de 2024 passará a ser produzido nos aros 16, 17 e 19 na fábrica da Continental Pneus em Camaçari, na Bahia.
Volkswagen Caminhões e Ônibus supera 20 mil caminhões extrapesados vendidos
A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora os resultados dos seus extrapesados, que já ultrapassam a marca de 20 mil unidades vendidas em seus três anos e meio de comercialização. Grande parte dos clientes vêm atraídos pela eficiência dos modelos Meteor e Constellation voltados ao transporte de grandes cargas.
Entre os diferenciais dos modelos estão a potência e o torque superiores do motor D26 de 13 litros, produzidos no Brasil, com alta tecnologia, eficiência e durabilidade. Estão mais potentes, com 2.400 Nm de torque e equipados com sistema de emissões SCR e EGR.
Nissan Kicks terá duas gerações disponíveis no mercado brasileiro em 2025
A atual geração do Nissan Kicks, atualmente produzido em Resende, se manterá disponível para os consumidores mesmo com a nova geração, um carro totalmente novo, aumentando assim o leque de opções oferecido pela marca japonesa aos brasileiros.
Vale lembrar que em novembro de 2023 a Nissan confirmou que está investindo R$ 2,8 bilhões no Brasil para, a partir de 2025, produzir dois novos veículos utilitários esportivos e montar um motor turbo em seu Complexo Industrial em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
Hyundai confirma venda do IONIQ 5 no Brasil ainda em 2024
A Hyundai confirmou que vai comercializar no mercado brasileiro o IONIQ 5, modelo construído sob a plataforma de veículos elétricos a bateria do Hyundai Motor Group, chamada E-GMP – Electric-Global Modular Platform. O modelo conta com uma gama de configurações elétricas de potência desenvolvida para atender às necessidades de mobilidade de cada pessoa, sem comprometer o desempenho.
Os clientes contarão com a bateria 72,6 kWh, e dois layouts de motores elétricos, seja apenas com motor traseiro ou com motores dianteiro e traseiro. As variações proporcionam autonomia de até 480 quilômetros e velocidade máxima de 185 km/h.
Larisa Gambrell será a nova presidente da DAF Caminhões Brasil
A DAF Caminhões Brasil anunciou a nomeação de Larisa Gambrell como sua nova Presidente a partir de 1º de maio de 2024, em substituição ao executivo Lance Walters, que retornará aos Estados Unidos para ocupar o cargo de Assistant General Manager — Vendas e Marketing de PACCAR Parts. Larisa se reportará a Michael Kuester, Vice-Presidente para a América do Sul da PACCAR.
A executiva ingressou na PACCAR em 2006 e ocupou cargos de crescente responsabilidade nas divisões PACCAR Parts, Dynacraft e Kenworth. Sua última posição foi Assistant General Manager — Operações de PACCAR Parts, em Renton, Washington, nos Estados Unidos. Larisa é formada pela Universidade de Washington (B.A. — Economia) e pela Universidade de Seattle (M.A. — Negócios Internacionais).
Ducati promove recall para os modelos XDiavel e XDiavel S
A Ducati Brasil convoca os proprietários das motocicletas XDiavel e XDiavel S, fabricadas entre 2016 e 2022, para a verificação e eventual substituição do encosto do banco do passageiro. Mais informações no site oficial https://www.ducati.com/br/pt/home/servicos/pos-vendas/campanhas-recall.
As análises demonstraram que em situações excepcionais, caso o encosto do banco do passageiro não tenha sido instalado corretamente, pode haver o afrouxamento dos parafusos de fixação, causando a fissura ou a quebra do componente.
Caminhão Iveco S-Way 2024 conquista o prêmio “iF DESIGN AWARD”
O caminhão Iveco S-Way 2024 conquistou o prêmio “iF DESIGN AWARD” na categoria “Design de produto de automóveis/veículos”. Um júri independente de 132 especialistas internacionais em design nomeou o modelo vencedor depois de competir com mais de 11 mil inscrições de 72 países.
“Estamos muito orgulhosos pelo fato de o novo Iveco S-Way ter sido premiado com o iF DESIGN AWARD. Acreditamos que esse caminhão é o Iveco S-Way mais impressionante da história do modelo, combinando uma estética excelente com uma ergonomia impressionante”, diz Marco Armigliato, diretor de Design Industrial do Iveco Group.
Mitsubishi apresenta a “aventureira” L200 Triton Sport Outdoor GLS 2025
A Mitsubishi amplia a linha de picapes comercializadas no mercado brasileiro com a L200 Triton Sport Outdoor GLS 2025, modelo com apelo aventureiro, detalhes externos em acabamento grafite fosco, preço a partir de R$ 245.490,00 e disponível nas cores de carroceria Preto Ônix, Cinza Londrino, Prata Lítio e Branco Fuji.
A versão Outdoor GLS 2025 é equipada com motor 2.4 Turbodiesel de quatro cilindros, 190 cavalos de potência e torque de 43,9 kgfm, além do o sistema de transmissão automática de seis velocidades com opções para trocas sequenciais na alavanca seletora.
Caoa promove exclusivo leilão em favor do “Hospital de Amor”
A Caoa vai leiloar a última unidade confeccionada do Hyundai Tucson Flex no mundo, que saiu da linha de produção da planta de Anápolis (GO) em 2019. Todo o valor arrecadado por meio de leilão será convertido em doação para o “Hospital de Amor”.
O leilão da unidade especial já está aberto na plataforma Super Bid e deverá ser mantido ativo até o dia 05 de abril, por meio do link https://www.superbid.net/evento/caoa-1530h-246160. Essa iniciativa deverá atrair o público que valoriza e apoia o “Hospital de Amor” e antigos e atuais usuários do SUV e colecionadores, atraídos pela unicidade e exclusivismo de ser a última unidade do Tucson a ser produzida em todo o mundo.
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias e Divulgação
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98