Connect with us

Outros

Detran-SP explica regra de como ter um Carro Rosa

Avatar de Redação G.

Published

on

fusca carro rosa

Querer fazer parte da tendência do momento exige o cumprimento de regras. Promover algumas das alterações desejadas, como mudar a cor do carro para rosa, similar ao que é usado pela icônica boneca sexagenária, envolve seguir a Lei. E há ainda outros tipos de modificação que correm o risco de não serem permitidos. Mas o Detran-SP explica como deve ser o procedimento.

O Código de Trânsito Brasileiro, pelo Artigo 98, diz que é obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando for alterada qualquer uma de suas características originais de fábrica que caracterizam o modelo. Assim, antes de realizar o agendamento do serviço e fazer o investimento em uma oficina para pintar ou envelopar o carro, é importante solicitar a autorização prévia da alteração pretendida de forma eletrônica. Conheça as condições, por ordem de acontecimento:

Anuncio


– A solicitação de autorização prévia para as mudanças é feita de forma eletrônica. É preciso preencher a requisição para modificação de veículo, conforme modelo disponível no portal do Detran-SP, e juntar a documentação necessária para encaminhar ao e-mail [email protected].

– Com toda a documentação em ordem, será expedida a autorização prévia, que é encaminhada por e-mail pelo Detran-SP ao cidadão.

Advertisement

– Sendo verificada a ausência de documentação ou estando a documentação incorreta, o solicitante será informado, também por e-mail, para corrigir a pendência no prazo de cinco dias. Caso essa reparação não seja feita dentro do prazo estabelecido, o pedido será indeferido.

– Para que o processo possa seguir e a modificação seja autorizada, o veículo não deve ter nenhuma restrição judicial ou administrativa. O automóvel também não pode ter débitos, como multas, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e seguro obrigatório (DPVAT). Não se esqueça, inclusive, de que o seguro obrigatório é igual a zero para todas as categorias de veículo desde 2021, mas é necessário se certificar de que pagamentos de anos anteriores não estão pendentes.

– Os únicos que podem pedir a modificação de um veículo são seu proprietário (pessoa física), um procurador (também pessoa física), um parente próximo ou companheiro ou, se pessoa jurídica, o proprietário ou representante legal da empresa.

– Após os passos iniciais, o proprietário do veículo pode ir à oficina de sua preferência para fazer as modificações de acordo com o que foi previamente aprovado. Se a mudança a ser promovida for estrutural, o proprietário poderá apresentar seu veículo em qualquer Instituição Técnica Licenciada (ITL) homologada junto à Senatran para promover as alterações.

Advertisement

– Com as modificações efetuadas, será necessário realizar a vistoria para comprovar que tudo foi realizado conforme o solicitado ao Detran-SP na “autorização prévia”. A lista de rede de empresas credenciadas de vistoria pode ser encontrada no site da autarquia.

– Pelo site do Detran-SP, é possível realizar o agendamento para apresentação do laudo de vistoria e demais documentos num posto Poupatempo, visando pedir as alterações de dados cadastrais e a emissão da segunda vida do CRV.

– A taxa referente à segunda vida do CVR, caso o licenciamento do ano em curso ainda não tenha sido realizado, é de R$ 419,03. Se o licenciamento do ano em curso já estiver quitado, a taxa é de R$ 263,80.

Com o término de todas as etapas, após quatro dias, é feita a expedição digital do documento do veículo modificado. Atendendo à determinação do Contran, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) passou a ser digital, não havendo mais a impressão do papel-moeda. O registro agora reúne o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) num único documento. Para ter o documento em mãos, basta imprimi-lo em folha branca, tamanho A4, sem timbre, marca d’água ou equivalente.

Advertisement

Seguem alguns pontos de atenção bem importantes para aqueles proprietários que queiram fazer a modificação. Se essas exigências não forem observadas, os veículos estão impedidos de circulação:

– A modificação de cor requer a apresentação da nota fiscal do serviço, não existindo necessidade de realização da mudança numa oficina credenciada. É considerada modificação da cor a pintura ou o adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas. Na hipótese de se distinguir uma cor predominante no veículo, será atribuída a cor fantasia.

– Para a inclusão de teto solar, é necessária a apresentação do Certificado de Segurança Veicular, expedido por Instituição Técnica Licenciada (ITL), credenciada pela Senatran.

– Já as modificações definidas na Resolução Contran nº 916 como “sujeitas à homologação compulsória” devem apresentar o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito – CAT, expedido pela Senatran, acompanhado pela documentação da empresa que efetuou a transformação do veículo. Entre as alterações que necessitam dessa autorização está a transformação do carro em conversível.

Advertisement

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir acidentes e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Outros

Procura-se por Snoopy perdido no São Jorge

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

snoopy

Procura-se por animal perdido no bairro Jardim são Jorge

Munícipe morador(a) do bairro Jardim são Jorge procura pelo seu animal perdido

Anuncio


O animal procurado/encontrado trata-se de um Cachorro

Características do animal: Pintcher preto com manchas marron .
Rabo grande
Atende pelo nome snoopy

Advertisement

Caso encontre favor entrar em contato com Thayara Rosana Juvencio no telefone 19992696035

Atenção: Esta postagem foi enviado de um formulário no Portal Hortolândia, todas as informações aqui são de responsabilidade da pessoa que preencheu o formulário.

Perdeu seu animal de estimação ou encontrou um animal perdido? Acesse o link e preencha o formulário que publicamos pra você
https://www.portalhortolandia.com.br/procura-se-animais

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Outros

Volkswagen T-Cross 2025: confira o que muda na nova versão do modelo

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

t cross

O Volkswagen T-Cross 2025 chegará ao mercado nacional em breve e está totalmente renovado. Primeiramente por conta de um design moderno e sofisticado e, em seguida, pela nova grade frontal iluminada por LEDs, que adiciona um toque de elegância e tecnologia ao veículo.

Ficou curioso e deseja saber mais sobre o T-Cross? Então, vem com a gente!

Volkswagen T-Cross 2025

Atualizações do Volkswagen T-Cross 2025

Anuncio


Uma central multimídia flutuante casa-se perfeitamente como o painel, antes mais retilíneo. Assim como o acabamento interno foi aprimorado com materiais de melhor qualidade, oferecendo uma sensação mais premium e suave ao toque no painel e nas portas.

Em termos de tecnologia, há:

  • climatização digital com comandos touch,
  • carregamento de celular por indução e
  • uma nova tela de multimídia mais integrada e funcional.

Segurança do Volkswagen T-Cross 2025

A segurança é algo fundamental para a marca alemã e, por isso, preocuparam-se em ter a classificação de cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP, sendo reconhecido como um dos SUVs compactos mais seguros do mercado.

Ele oferece uma série de recursos avançados de segurança, como alerta de colisão, comutação automática de farol alto, leitor de placas e assistente de correção de faixa, proporcionando uma condução mais segura e tranquila para os ocupantes.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Outros

Conheça o Corolla Picape e 7 motivos para ficar de olho neste modelo

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

picape corolla

A Toyota irá lançar o Corolla Picape e a previsão é que chegue no Brasil em breve. Usando como base o icônico Corolla, este modelo tem um motor híbrido flex pioneiro por aqui e surge como uma concorrente direta da Fiat Toro e da Chevrolet Montana.

A produção dessa inovação está prevista para a fábrica da Toyota em Sorocaba, São Paulo, uma escolha estratégica que destaca a capacidade da marca de abrigar a fabricação de seus modelos no país.

Corolla Picape

7 motivos para ficar de olho no Corolla Picape

Tecnologia híbrida flex pioneira:

Anuncio


Como dissemos, essa tecnologia será uma inovação revolucionária e pioneira no Brasil. Combina eficiência energética com um desempenho robusto, garantindo uma experiência ao volante única.

Desafio aos modelos consolidados:

Ao desafiar diretamente modelos consolidados como a Fiat Toro e a Chevrolet Montana, a Corolla Picape promete agitar o mercado automobilístico brasileiro, oferecendo uma alternativa inovadora e competitiva aos consumidores.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável:

O lançamento da primeira picape Corolla híbrida flex reafirma o compromisso da Toyota com o desenvolvimento sustentável e a tecnologia avançada, proporcionando uma opção mais ecológica e eficiente.

Advertisement

Produção estratégica em Sorocaba:

Com a produção planejada na fábrica da Toyota em Sorocaba, São Paulo, a marca aproveita a capacidade de abrigar a fabricação de todos os seus modelos no país, garantindo qualidade e eficiência na produção da Corolla Picape.

Potência impressionante:

Equipada com um motor 2.5 flex combinado a dois propulsores elétricos, a picape oferece uma potência combinada impressionante de aproximadamente 222 cv, garantindo um desempenho excepcional em diversas situações de uso.

Compromisso com a inovação contínua:

O desenvolvimento da motorização híbrida plug-in flex é parte dos planos estratégicos da Toyota para os próximos cinco anos, destacando seu compromisso com a inovação contínua e o investimento em tecnologias sustentáveis.

Equilíbrio entre inovação e tradição:

Construída sobre a plataforma TNGA, compartilhada com o Corolla Cross, a Corolla Picape combina a robustez e a confiabilidade já conhecidas dos modelos da marca com novos elementos de design, proporcionando uma harmonia visual tanto familiar quanto revolucionária.

Advertisement

    COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
    Compartilhar no Facebook

    Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
    Continue Reading

    Noticias

    mega-sena mega-sena
    Brasil10 minutos ago

    Sorteio da Mega-Sena oferece prêmio de R$ 3,5 milhões hoje à noite

    A Caixa Econômica Federal realizará o sorteio do concurso número 2716 da Mega-Sena nesta terça-feira (23), com um prêmio estimado...

    curso profissionalizante de Soldador curso profissionalizante de Soldador
    Cursos12 horas ago

    Inscrições gratuitas para curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia

    Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas, distribuídas em...

    Hospital Municipal de Hortolândia Hospital Municipal de Hortolândia
    Nossa Cidade12 horas ago

    Hospital Municipal de Hortolândia faz procedimento inédito em paciente de 1 ano de idade

    Um marco importante foi alcançado recentemente no Hospital Municipal de Hortolândia “Mario Covas”, onde foi realizado, pela primeira vez, a...

    Novo espaço de lazer Novo espaço de lazer
    Nossa Cidade13 horas ago

    Novo espaço de lazer com quadra de futsal é entregue em Hortolândia

    Um Novo espaço de lazer foi entregue na manhã de sábado (20) em Hortolândia! Estou falando da Praça da Vila...

    qualifica-sp qualifica-sp
    Cursos14 horas ago

    Estado lança programa Meu Primeiro Emprego

    A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está com 4.275 vagas de cursos remotos abertas para todos os municípios do estado de...

    Hortolândia Hortolândia
    Nossa Cidade15 horas ago

    “Nova prefeitura” de Hortolândia já tem data de inauguração prevista

    A construção do novo Paço Municipal de Hortolândia avança em ritmo acelerado, aproximando-se cada vez mais da realidade. Situada na...

    banco de alimentos banco de alimentos
    Nossa Cidade15 horas ago

    17 anos do Banco de Alimentos: celebração desta data será na próxima quinta-feira (25)

    Na próxima quinta-feira (25), a partir das 14h, Hortolândia celebrará o aniversário de 17 anos de criação do BAH (Banco...

    Advertisement
    cinema

    Populares