O estresse do dia a dia tem levado muitas pessoas a investir em qualidade de vida, principalmente na saúde física e mental. Os psicólogos têm tido papel fundamental na prevenção e tratamento dos sintomas de depressão e ansiedade, além de problemas familiares

Nunca antes na história do país os brasileiros precisaram tanto de atendimento psicológico, tamanho é o volume de casos de pessoas com depressão e ansiedade causadas principalmente pela pandemia de Covid-19.

Desde o ano passado, clínicas e consultórios têm recebido cada vez mais pacientes precisando se tratar, seja pelas sequelas causadas pela doença ou pelo distanciamento social, ou mesmo pela perda de familiares e amigos.

De acordo com o Organização Mundial da Saúde (OMS), em torno de três em cada dez brasileiros sofrem de ansiedade ou depressão, mas certamente, a atual realidade provavelmente já mudou. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), por sua vez, estima que cerca de 300 milhões de pessoas são afetadas pela depressão no mundo, enquanto 60 milhões sofrem de transtorno afetivo bipolar.

Além dos problemas relacionados à Covid-19, os psicólogos também ajudam seus pacientes com problemas com casamento e relacionamentos, familiares, a perda de um emprego, a morte de um ente querido, o estresse, burnout e até abuso e dependência de substâncias, além de esquizofrenia; depressão; bipolaridade; Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC); ansiedade.

Neste momento ímpar, é importante o acompanhamento com psicólogos para a manutenção da saúde mental por meio da prevenção e de tratamentos.

Cidades como a de São Paulo, por exemplo, têm diversas opções de profissionais, inclusive que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Estão aptos a atender e tratar os mais variados problemas.

O mercado tem à disposição diferentes tipos de abordagens para tratamentos, de acordo com a especialidade de cada terapeuta, incluindo atendimento exclusivo para crianças, jovens ou adultos, podendo influenciar na escolha do profissional mais indicado para cada situação e paciente. Os pacientes que tomam a decisão de realizar uma pesquisa por psicólogos em São Paulo, dão o primeiro passo para restabelecer sua saúde mental plena, um elemento fundamental para qualidade de vida desse individuo e todos que fazem parte do seu convívio social.

Para tanto, a empatia com o profissional também faz toda a diferença para que o resultado seja satisfatório para o paciente.

O tratamento psicológico é realizado de acordo com o perfil de cada pessoa, podendo ter efetividade segundo o andamento de cada terapia. A eficiência de cada tratamento segue de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos profissionais.

Durante o transcorrer da terapia, paciente e psicólogo analisam os resultados e podem, de comum acordo continuar ou suspender o tratamento, se assim entenderem. De fato, o alívio para os problemas é a busca principal de ambos.

Artigo anteriorJaguar Mining anuncia abertura de novas vagas
Próximo artigoVisita periódica ao dentista pode evitar doenças graves