Enquanto a maioria das pessoas prepara seus próprios orçamentos e gráficos de receitas e despesas, a menos que você saiba quanto dinheiro tem, você não pode nem sequer pensar em investimentos. Sem um processo de planejamento financeiro adequado, seu dinheiro certamente irá por água abaixo. Mas o que muitas pessoas deixam escapar é: como desenvolver um que funcione? Cada um de vocês lá fora está em uma posição financeira diferente. Portanto, o processo de planejamento de suas metas e necessidades financeiras deve ser feito em torno desta posição: a maioria das pessoas hoje em dia toma alguma decisão ou outra. Algumas seguem em frente e outras não.

O que você deve fazer antes de começar a investir?

Investir seu dinheiro é uma parte do processo de planejamento financeiro. Entretanto, o processo não começa com ele. Não é tão difícil preparar uma base para iniciar seus investimentos. Dedicando tempo e esforço, todos podem conseguir. Aqui estão algumas coisas que você deve saber antes de fazer seu primeiro plano de investimento.

1. Obtendo Consultoria

Se você não tem certeza sobre como começar, procure a orientação de um especialista na área. Um assessor financeiro é a pessoa certa para orientar seus planos financeiros em direção ao seu objetivo. O assessor financeiro te guiará durante todo o processo de planejamento dos seus investimentos, desde a identificação de suas metas financeiras até o objetivo final do plano de investimento. Se você não tiver um bom conhecimento, não entre em mercados financeiros complicados, como os mercados binários.

2. Esboçando um Orçamento Doméstico

Este é o primeiro passo, uma vez que o orçamento doméstico determina quanto te sobrará, o que, por sua vez, determina se você pode começar a investir. Para preparar este orçamento, você precisará primeiro fazer um planejamento em um pedaço de papel, incluindo suas fontes de renda, que podem ser um salário, uma renda de aluguel, juros, dividendos, etc.

3. Livrando-se de Quaisquer Dívidas

Quanto mais cedo você se livrar de suas dívidas que têm por aí, mais rápido você ganhará mais dinheiro ao iniciar seus investimentos. Digamos que você ganhe cerca de 10% ao ano de sua carteira de investimentos. Entretanto, você não lucrará nada com isso se gastar esses mesmos 10% para se livrar das suas dívidas.

4. Ter Um Fundo de Emergência em Dinheiro

A vida nem sempre segue o caminho que desejamos. Isso se aplica a todos os nossos planos e sonhos financeiros. Embora você possa ter um bom planejamento financeiro pronto, ele pode desmoronar por várias razões e circunstâncias inevitáveis.

5. Descobrindo Objetivos Maiores

A chave para um bom plano de investimento é nunca investir sem ter um objetivo final. Agora, existem milhares de motivos para que você faça isso, mas o mais importante deles é que você saiba qual deve ser a duração do investimento, assim como saber quanto risco você está correndo.