Início Seções Finanças Inflação de Outubro no Brasil Marca 0,24%, Impulsionada por Alta nas Passagens...

Inflação de Outubro no Brasil Marca 0,24%, Impulsionada por Alta nas Passagens Aéreas

A inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou uma taxa de 0,24% em outubro, um ligeiro decréscimo em relação aos 0,26% observados em setembro. Este dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (10), reflete um acumulado anual de 3,75% e, nos últimos 12 meses, de 4,82%. O aumento significativo no preço das passagens aéreas foi um dos principais fatores por trás desta variação.

Dentre os nove grupos de produtos e serviços analisados pelo IBGE, oito apresentaram aumento de preços. Os grupos de transportes e alimentação e bebidas foram os que mais contribuíram para a alta. Notavelmente, as passagens aéreas tiveram um aumento expressivo de 23,70%, influenciadas por fatores como o preço do querosene de aviação e a proximidade das férias de fim de ano, conforme explicado por André Almeida, gerente da pesquisa.

No contraponto, a queda de 1,53% no preço da gasolina exerceu uma influência moderadora na inflação, assim como as reduções nos preços do gás veicular e do etanol. Esses fatores contribuíram para um impacto negativo no índice geral.

O setor de alimentação e bebidas também registrou aumento, após quatro meses consecutivos de deflação. Produtos como batata-inglesa, cebola, frutas, arroz e carnes tiveram altas significativas, atribuídas a fatores como menor oferta e aumento de demandas de exportação.

O único grupo a registrar deflação foi o de comunicação, com uma queda de 0,19%, impulsionada pela redução nos preços dos aparelhos telefônicos e planos de telefonia fixa.

O IPCA, que abrange famílias com rendimento de até 40 salários mínimos, ficou acima da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central. Além do IPCA, o IBGE também divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que registrou uma taxa de 0,12% em outubro, acumulando 3,04% no ano e 4,14% nos últimos 12 meses.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98