O Banco Central, com o objetivo de facilitar e agilzar transferências e pagamentos entre pessoas, órgãos e empresas, lançou na quarta-feira (19), um novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas, o PIX.
Agora, as transações serão feitas de maneira segura e célere, sem limite de horário e com recebimento automático em menos de 10 segundos. Por meio do PIX será possível enviar e receber quantias a partir de diversos meios em tempo real. O sistema estará disponível a partir de novembro.
O PIX chega como alternativa para efetuar transações, além dos modelos já existentes, como DOC, TED, cheque, boleto e cartões. Os pagamentos e transferências instantâneas poderão ser feitos a partir do uso de informações simples, como CPF, CNPJ, e-mail ou número de celular, e também com o uso de QR Codes.
Um exemplo da utilização dos QR Codes seria no transportes públicos, onde o passageiro embarcaria no ônibus e na hora de atravessar a catraca leria o QR Code fixado, realizando o pagamento.
ITAU LANÇA O ITI
O Banco Itaú lançou o aplicativo ITI que já funciona no modelo do PIX. Com ele é possível fazer pagamentos. receber e transferir valores através do aplicativo do celular.
Ela inova em funcionalidades como o pagamento via QR Code e a ausência de cobrança de taxas em transferências. E não precisa ser correntista do Itaú para utilizar o aplicativo.
No aplicativo é possível cadastrar o cartão de crédito ou fazer depósitos para ter saldo em conta.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98