Economia

Financiar a casa própria ou permanecer no aluguel: como saber qual vale a pena investir?

Uma dúvida bastante recorrente, principalmente nos grandes centros e capitais do Brasil é: o que é melhor, comprar um apartamento a partir de financiamento ou permanecer no aluguel? Pensando nessas questões, principalmente em você que avalia a compra de um apartamento na planta, por exemplo, preparamos um texto especial.

A ideia é explicar como funciona, de fato o financiamento imobiliário para que você tenha condições de avaliar qual o melhor tipo de negócio para o seu momento. Afinal, muita gente acaba por não saber, mas existem, sim, casos onde o aluguel é opção melhor, mais rentável e até econômica do que a entrada em um financiamento.

Para o financiamento, não é novidade para ninguém, há uma série de riscos que devemos levar em consideração antes de assumirmos. É importante que todas essas informações estejam expostas de maneira clara e objetiva para te dar todas as informações necessárias para que você tome a decisão mais segura e acertada possível.

Cada pessoa tem a sua necessidade

A tentação e a gana por sair do aluguel, pela fuga da sensação de estar jogando dinheiro fora, fazem com que as pessoas pensem logo no financiamento da casa própria como melhor opção. Porém, é preciso cautela, afinal cada pessoa tem a suas necessidades e o negócio que é bom para um pode não ser para outro.

É sempre importante pensar se o momento é o mais correto para comprar um imóvel ou até mesmo se um financiamento cabe no bolso antes de arriscar.

A dúvida frequente é: financiar uma casa ou seguir morando de aluguel construindo uma poupança, qual a melhor opção?  O fato é que não existe uma resposta única para tal questão, já que não se trata de uma questão somente matemática. Segundo especialistas, é importante levar em consideração o atual momento de vida do consumidor.

Outro ponto que deve ser levado em conta são os objetivos que se tem para os próximos anos. Pretende estudar fora, investir em um curso no exterior, está começando a carreira, pretende se mudar para outro Estado? Tudo isso deve ser levado em consideração antes de tomar a sua decisão.

Em muitos casos, quando se pretende mudar para um lugar que não é o seu de origem, por exemplo, valem muito mais a pena investir em uma residência alugada, já que possivelmente essa não será a sua residência definitiva. Agora, se você já tem família, principalmente com filhos pequenos, o financiamento e a compra da sua casa própria devem ser levados em consideração.

Vantagens da casa própria

Por ser tratar de um bem, um imóvel tende a se valorizar, pelo menos num valor da inflação do período ou do ano. Ter uma casa própria, portanto, pode significar que você tem um patrimônio em mãos e poderá vender ou alugar a qualquer momento, de acordo com suas necessidades.

O desejo de realização pessoal, com a compra da casa própria, mesmo que a partir de financiamento, e a liberdade de poder decorar e estruturar a casa de acordo com suas preferências também devem ser levados em conta.

O momento atual, com a crise, pode significar ainda um bom momento para você financiar, já que existem imóveis desvalorizados nos últimos anos e uma grande oferta de imóveis desocupados, que geram despesas para os atuais proprietários.

Quem tem dinheiro disponível e pretende comprar um apartamento na planta, por exemplo, consegue barganhar no preço e, com um bom valor à vista, pode conseguir uma boa taxa de financiamento.

Vantagens do aluguel

Por incrível que pareça, morar de aluguel também apresenta algumas vantagens ao consumidor. Já é comprovado que os gastos de quem mora de aluguel, principalmente os estruturais, são inferiores aos gastos dos que de quem opta por um financiamento. Isso acontece por que a transação de aluguel não inclui os juros do imóvel.

Outra vantagem é a questão da mobilidade, já que é possível que o inquilino selecione melhor o local onde vai morar pagando o aluguel. Uma pessoa pode, por exemplo, gastar muito menos para morar de aluguel em Pinheiros do que se fosse financiar um apartamento no bairro.

O aluguel também possibilita que o inquilino more em casas maiores, tendo mais opção de lazer e conforto por exemplo.

Agora que você já tem as dicas, é hora de sentar e definir a melhor opção para o seu momento: comprar um apartamento na planta, a partir de financiamento, ou alugar? A decisão, agora, é só sua!

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...