Economia

4 formas de comprar e economizar

Guardar dinheiro parece muito difícil? Saiba que é possível comprar e economizar ao mesmo tempo!

Quando falamos em economia, muita gente acredita que significa abrir mão completamente das coisas que gosta de fazer ou consumir. De fato, esse é um método de poupar dinheiro bastante eficiente (e extremo), mas você sabia que é possível comprar e economizar ao mesmo tempo?

Para essa tarefa, o consumidor só precisa estar atento às boas oportunidades que aparecem o tempo todo. E economizar é um tema bem importante, já que segundo o SPC, mais de 60 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Se esse for seu caso (ou se você quer consumir de uma forma mais consciente), confira 4 formas de comprar e economizar.

Fique de olho nas promoções

Não é incomum que as marcas lancem promoções para determinados produtos, seja no segmento de beleza, vestuário ou mesmo no supermercado. Para itens mais caros essa ideia é especialmente interessante, já que as ofertas costumam durar mais tempo. E você nem precisa sair de casa para descobrir boas oportunidades, já que existem versões online de catálogos de compra – como o catalogo boticario – que traz as promoções da empresa direto no seu computador ou smartphone. Além de tudo, ainda é ecológico, uma vez que o conceito propõe que haja menos impressão e descarte de papel.

O que o seu guarda-roupa esconde

Provavelmente, você já passou pela seguinte situação: abriu o guarda-roupa e pensou que não tinha nada para vestir naquele dia – mesmo que ele estivesse cheio de opções. Quanto mais roupas e sapatos nós temos, mais difícil fica visualizar com clareza os itens que podemos escolher. Nesse sentido, o conceito de guarda-roupa cápsula ou de compra no próprio armário é bastante funcional, já que sugere que de tempos em tempos você resgate roupas que estavam “esquecidas”, como se fosse uma nova aquisição.

Uma dica antiga é comprar roupas de brechó, mas nem todo mundo se sente confortável nesse tipo de ambiente. Então, que tal comprar de suas próprias amigas? Vocês podem organizar uma tarde para uma reunião, levar as peças que não usam mais e trocar ou vender. É uma oportunidade de passar um tempo de qualidade, comprar e economizar.

Atenção aos vilões das compras

Alguns produtos, naturalmente, já contam com um preço mais alto. Um bom exemplo são os cosméticos, que apesar de contar com opções mais acessíveis, o valor médio de marcas confiáveis nem sempre é atrativo. Para não cair em dívidas, comprar pela internet e visitar eventos do segmento são algumas dicas para economizar na compra de cosméticos que você pode aproveitar.

Faça uma lista de compras antes de sair de casa

Por mais que essa dica pareça simples e muita gente pense que ela não funciona, a verdade é que ter uma lista em mãos na hora de visitar um supermercado (ou fazer as compras de Natal) ajuda muito a manter o foco no que realmente importa. Se você confiar somente em sua memória, é bem possível que esqueça de comprar algo que era essencial, ou pior, gaste o dinheiro com coisas que não são necessárias.

Se você tiver um tempinho extra em casa, vale até mesmo acessar catálogo de supermercado online, catálogo de lojas de roupa ou até catálogo de cosméticos e marcar aqueles que você tem intenção de levar para casa. Além de deixar sua compra mais certeira, você economiza tempo de procura dentro da loja.

Dica extra: prefira o dinheiro vivo do que o cartão

Todo mundo sabe que o cartão de crédito e débito é um verdadeiro facilitador, deixando nossa rotina muito mais pratica. Mas você já percebeu que temos tendência de gastar mais quando estamos só com o cartão? Isso acontece porque o nosso cérebro não é capaz de “visualizar” o dinheiro saindo da conta, diferente do que vivemos quando temos só notas de dinheiro na carteira. Se for possível, opte sempre pelo dinheiro e perceba o quanto você vai pensar duas vezes antes de comprar alguma coisa.

Na maioria dos casos, a economia se dá em atividades simples do nosso dia a dia, e embora pareçam atitudes pequenas, elas causam grande impacto. Como “bônus”, um consumo mais econômico e consciente vem de encontro com uma visão mais empática com o meio ambiente. Assim, todos nós saímos ganhando.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...