21 de junho de 2024
Cultura

3ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia apresenta 24 espetáculos gratuitos

mostra-na-lona-teatro-cultura-hortolandia

Evento começa nesta quinta-feira (14/08) e vai até dia 23, com peças nas categorias adulto, infantil e rua

Abram-se as cortinas! Começa, nesta quinta-feira (14/08), a 3ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia, com 24 espetáculos gratuitos que serão apresentados nos anfiteatros das escolas municipais e espaços públicos até o dia 23 deste mês. “NaLona 2014” é uma realização da Prefeitura de Hortolândia, do Centro Cultural Casa de Joana e da Cia de Teatro São Genésio.

Durante 10 dias, a população terá acesso a espetáculos de alta qualidade nas categorias Adulto, Infantil e de Rua. “Na Lona” é resultado do Prêmio Teatro em Hortolândia 2014, concurso público realizado pela Prefeitura para escolher obras nas categorias adulto, infantil e de rua para serem apresentados durante a mostra.

Neste ano, foram inscritas 134 obras, de grupos e companhias teatrais de todo o País, o dobro de 2013, quando o concurso recebeu 70 inscrições. Além da participação no evento, cada equipe vencedora do Prêmio Teatro Hortolândia 2014 recebeu R$ 2.500,00.

Na categoria Infantil, sete peças serão exibidas, em escolas municipais de toda a cidade. A categoria de Rua também apresenta sete espetáculos, que acontecerão em feiras livres e espaços culturais.

Na categoria Adulto, são 10 espetáculos. Os ingressos para essa categoria deverão ser retirados no local de apresentação da peça, a partir das 18h.

Segundo a diretora de Cultura, Patrícia Banhara, a Mostra de Teatro de Hortolândia atende a três aspectos importantes. “A Mostra fomenta o segmento teatral, promove a circulação cultural gratuita e trabalha a formação de platéia no município. Além disso, é, também, uma vitrine que incentiva a formação de novos grupos teatrais em nossa cidade. Por meio de um instrumento transparente, que é o edital público, cumprimos uma demanda do Plano Municipal de Cultura que atende à política de editais”, afirma a diretora.

INCENTIVO À CULTURA

A ampliação das políticas públicas na área de cultura está entre as prioridades do prefeito Antonio Meira. Para o próximo ano, o governo programa a entrega do teatro municipal, em fase avançada de construção no Jardim Amanda.

“Em breve a ‘Mostra Na Lona’ terá uma casa própria: o nosso teatro municipal. Por meio da mostra, a Prefeitura garante à população acesso gratuito a espetáculos de qualidade, produzidos por companhias de Hortolândia e de várias cidades do País. É uma ação do governo que fortalece as produções de teatro na cidade, valoriza nossos artistas e democratiza a arte”, observa o prefeito Antonio Meira.

Para Juraci Moreira, representante da Cia de Teatro São Genésio e diretor do Centro Cultural Casa de Joana, entidade parceira da Prefeitura na organização do Na Lona, o evento é um investimento de longo prazo que traz para Hortolândia espetáculos de sucesso. “A promoção da cultura é um compromisso. Temos orgulho ao ver que a cidade valoriza o teatro”, comenta. De acordo com Juraci, a ação faz com que a população tenha acesso ao teatro, passando a gostar desse tipo de arte. “É uma oportunidade para a população conhecer o que há de melhor na cena teatral”, destaca.

SERVIÇO:
O quê: 3ª Mostra de Teatro de Hortolândia
“Na Lona 2014”
Quando: de 14 a 23/08
Onde: Espaços públicos e escolas municipais

Fonte: www.hortolandia.sp.gov.br e nalona.com.br

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98