Connect with us

Culinária

VOTE: 2ª edição do roteiro “Sabores de Hortolândia”

Publicado

em

Quer encontrar e degustar as delícias culinárias da cidade? Agora, você poderá fazer isso orientado pela segunda edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”, realizado pela Prefeitura. Nesta edição, o guia tem 110 estabelecimentos inscritos. Na primeira edição, lançada no ano passado, o roteiro teve 64 estabelecimentos participantes.

O roteiro vem recheado de novidades. Os estabelecimentos inscritos disputarão o Prêmio Excelência de atendimento que, neste ano, será dividido em seis categorias: restaurantes; pizzarias; bares e choperias; padarias, cafés e confeitarias; lanchonetes e hamburguerias; e culinária oriental.

O Prêmio Excelência será concedido aos três estabelecimentos mais votados, por categoria. A votação vai do dia 15/10 até 15/11.

Para votar no seu estabelecimento favorito acesse o link: http://www.hortolandia.sp.gov.br/saboresdehortolandia

Outra novidade saborosa deste ano será o Prêmio Jacuba. A premiação visa valorizar a história da cidade por meio da jacuba, um tipo de pirão feito com farinha de mandioca, cachaça e mel. De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba.

O prêmio escolherá o melhor prato feito com os três ingredientes (farinha de mandioca, cachaça e mel) da receita da jacuba. O prêmio será disputado por 17 estabelecimentos: Pizzaria Bella Romana, Restaurante Bete Guindola, Big Jow Hamburgueria, Botica Panela de Barro, Cannon Prime Restaurante e Lanchonete, Flamy, Espaço Gourmet Flor do Dendê, Restaurante Guindolla, Restaurante Hortolândia 3, Keh Coxinhas, Matriz do Açaí, Paladari’s Pizzaria, Pão de Queijaria Pancremo, Pastel da Feira, Pesqueiro e Lanchonete do Chico, Saizen Sushi e Wood Bar.

A escolha do melhor prato será feita por uma comissão julgadora formada por cinco integrantes, dentre profissionais da área gastronômica e moradores da cidade. Os integrantes da comissão foram escolhidos pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e de Cultura.

A comissão fará a degustação dos pratos de cada estabelecimento em dia e horário previamente agendados, por ordem alfabética da lista dos estabelecimentos concorrentes ao prêmio. As degustações serão feitas no período de 15/10 a 15/11. Ainda durante este período, os estabelecimentos que concorrem ao Prêmio Jacuba deverão incluir o prato no cardápio para ser consumido pelos clientes.

Os pratos receberão notas de 0 a 10. Serão avaliados os seguintes itens: apresentação, criatividade, aparência, capricho, receita, harmonia dos ingredientes, sabor, finalização, temperatura do prato. Os três ingredientes da jacuba deverão ser, obrigatoriamente, na receita dos pratos.

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Teresa Santos, destaca que o roteiro é uma ação que a Prefeitura criou para valorizar o setor gastronômico da cidade. “Além de valorizar, o ‘Sabores de Hortolândia’ tem movimentado a área gastronômica da cidade, dinamizando economicamente este setor”, salienta Teresa.

A 1ª EDIÇÃO

A 1ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia” foi lançada pela Prefeitura, nos formatos impresso e digital, em novembro de 2018. O objetivo da publicação é apresentar e valorizar o setor gastronômico do município e, com isso, estimular a população a consumir no comércio local.

A Prefeitura realizou, em fevereiro deste ano, a cerimônia de premiação da 1ª edição. Os vencedores foram o restaurante Saizen Sushi (1º lugar), Faminto´s Burguer (2º lugar) e o restaurante Sushizeiros (3º lugar). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na 1ª edição do roteiro foram computados 4.000 votos.

O roteiro aumentou o consumo no setor gastronômico da cidade. De acordo com a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, os consumidores injetaram em torno de R$ 5.200.000,00 nos 64 estabelecimentos inscritos na 1ª edição do guia. No período de votação, entre novembro de 2018 a janeiro deste ano, foram servidas cerca de 20 mil refeições nos estabelecimentos inscritos na 1ª edição.

PIC

O roteiro “Sabores de Hortolândia” é uma ação que integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, programa que prevê investimentos de cerca de R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social, humano e econômico para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras, serviços e ações em todas as áreas. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Culinária

Dicas para a omelete ficar mais saborosa usando temperos

Publicado

em

Sabe aqueles dias que você está com pressa e sem muitas opções na geladeira? A omelete, prato que foi batizado na França, é um trunfo na cozinha, pois seu preparo é fácil, rápido, nutritivo e com poucos ingredientes é possível ter uma variedade de resultados. Especialista em temperos naturais e marca da General Mills, a Kitano mostra como dar um up na omelete colocando apenas umas pitadas de sabor.

A naturalidade das ervas, pimentas, especiarias e outros temperos possibilita um toque especial à omelete e deixa a refeição ainda mais gostosa. Quer saber como? Então veja as dicas de como temperar e divida sua receita com a gente marcando @Kitano.Brasil com a hashtag #ReceitasKitano nas redes sociais.

Omelete com Cebolinha Verde e Salsa

Os temperos de cebolinha e salsa combinam com queijo mussarela, presunto, e azeitonas. Essa pode se tornar uma super refeição bem simples e rápida de fazer. Aqueça o azeite em uma frigideira, despeje a mistura batida dos ovos, os temperos e as azeitonas e depois distribua o presunto e o queijo na metade da omelete, dobrando uma parte sobre a outra. Doure até o queijo derreter. Nota 10!

Omelete com Cebola, Alho e Salsa

A cebola e o alho realçam o sabor dos alimentos, enquanto a salsa Kitano, por ser uma folha, valoriza o aroma da refeição. A junção desses sabores traz novo sentido à omelete, seja ela simples ou acompanhada de outros ingredientes. Na velocidade do dia, os temperos servem como “recheio” da omelete e transformam o ovo em uma refeição saborosa. Quer levantar o sabor e deixar o prato mais refrescante? Uma opção é colocar pitadas de coentro em pó Kitano.

Omelete com Pimenta-do-Reino

A pimenta-do-reino dá uma acentuação picante à omelete, suavizando o protagonismo dos ovos. Esse tempero acrescenta sabor à refeição e combina com ingredientes como tomate, queijo branco ou queijo prato e peito de peru. Uma dica: você pode também colocar cebolinha verde na hora de bater a pimenta-do-reino com os ovos.

Omelete com Orégano

Com uma pitada de orégano, o sabor da omelete alcança novos sentidos. A erva aromática também é capaz de trazer certa picância ao prato e transformar o paladar dos ovos Para quem tem a ideia que orégano é só na pizza, essa é uma dica de variar na cozinha.. Se você servir a omelete com uma saladinha de acompanhamento vai ficar com cara de prato principal sem muito esforço. Que tal adicionar frango desfiado para deixar a omelete ainda mais completa?

Omelete com Manjericão

Opção para quem quer diminuir a carne do cardápio, essa omelete fica parecendo uma pizza marguerita com tomates cereja, manjericão Kitano, queijo e, é claro, ovos. Também pode ser colocado pimenta branca. O preparo é fácil: misture os ovos, pimenta branca e um pouco de manteiga em um recipiente. Coloque a mistura em uma frigideira com pouco de manteiga. Cozinhe por alguns minutos e adicione o manjericão, queijo e tomates cortados na metade. Deixe cozinhar mais um pouco para que o queijo derreta. Pronto!

Sua refeição fica muito mais saborosa com temperos, ervas e especiarias da Kitano. Para mais informações, acesse: www.kitano.com.br/

Continue Lendo

Culinária

Receita de Biomassa de Banana Verde

Publicado

em

Sim! É possível ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes e com ingredientes de preços acessíveis. 

“Muitas pessoas acreditam que para comer de forma saudável é necessário gastar muito, mas não é verdade. Conseguimos obter todos os ingredientes de uma alimentação simples e fácil”, afirma a Chef Elaine Prado.

Ingredientes

  • 1 dúzia de bananas nanica ou prata extremamente verdes e duras

Modo de Preparo

  1. Separe as bananas e mantenha os talos.
  2. Higienize as bananas.
  3. Coloque as bananas na panela de pressão cubra com água
  4. Leve ao fogo até levantar fervura, depois espere até 7 a 8 minutinhos para sair a pressão e retirar as bananas.
  5. Assim que levantar fervura, adicione as bananas verdes, com casca.
  6. Se sua panela de pressão for de 4,5 litros faça metade de cada vez.
  7. A água deve estar fervendo para que haja o “choque térmico”.
  8. Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar a pressão. Assim que a pressão iniciar, diminua o fogo e conte 8 minutos.
  9. Desligue e retire a pressão.
  10. Quando a pressão sair por completo, retire as bananas uma a uma e em seguida com a ajuda de um garfo e uma faca, tire as cascas de cada banana quente.
  11. Coloque em um liquidificador ou processador e bata (as bananas não podem esfriar), a massa (biomassa) fica espessa.
  12. Se optar por liquidificador bata 3 bananas por vez para não forçar o motor.
  13. A biomassa pode ser conservada na geladeira por até 4 dias em potes higienizados.
  14. Se preferir congelar, assim que bater as bananas coloque-as em forminhas de gelo e deixe no freezer, assim que congelar transfira para um pote hermético os cubinhos de biomassa e mantenha em freezer por até 4 meses.

A Personal Chef Elaine Prado após a formação clássica resolveu se especializar em Gastronomia Funcional, pensando na saúde para os paladares mais apurados. Inspirada na comida afetiva e saudável das mulheres de sua família, iniciou a construção da GOHAPPYHEALTH. marca presença desde então em todos os eventos sobre o tema: congressos, reuniões com nutricionistas funcionais, médicos com a mesma linha de trabalho sobre a importância do alimento no tratamento de doenças. Tem formação em gastronomia saudável pela Raízes Escola de Culinária Saudável; especialização em Personal Chef pela Escola Fran Tonello, em gastronomia funcional e holística; e, por último, Elaine é formanda da Natural Chef.

Continue Lendo

Culinária

Frio chegou: confira receitas de sopas para se esquentar

Publicado

em

Se existe algo que combina com inverno é sopa quentinha. Nutritiva, saborosa e na temperatura perfeita para aquecer o corpo, são refeições que têm ainda outras vantagens: o preparo é fácil, rápido e podem ser servidas para várias pessoas.

Mais do que uma refeição completa, a sopa é um atrativo para reuniões entre familiares e amigos quando as temperaturas caem. Pensando nisso, a Kitano, marca da General Mills que possui um portfólio completo com diversas soluções para uso culinário, separou duas receitas de sucesso nas mesas: sopa de Frango com Abóbora e Açafrão-da-Terra, e sopa de Ervilha com Salsa e Cebolinha Verde.

Bom, o frio chegou. Agora o preparo é com você! Bom apetite!

Sopa de Frango com Abóbora e Açafrão-da-Terra

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

● 2 colheres (sopa) de margarina
● 1 cebola pequena picada
● 2 dentes de alho amassados
● 200g de peito de frango cortado em cubos pequenos
● 1 colher (chá) de Açafrão-da-Terra Kitano
● 2 xícaras (chá) de abóbora de pescoço cortada em cubos pequenos
● 1 colher (chá) de sal
● 4 xícaras (chá) de água
● 1 xícara (chá) de macarrão para sopa tipo padre nosso

Preparo: Em uma panela, aqueça a margarina em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Junte o frango e refogue por mais 3 minutos ou até dourar. Coloque o Açafrão-da-Terra Kitano e misture rapidamente. Adicione a abóbora e refogue por mais 3 minutos. Junte o sal, a água e cozinhe por 15 minutos ou até ficar macio, mexendo de vez em quando. Acrescente o macarrão e cozinhe por mais 6 minutos ou até ficar macio. Sirva em seguida.

Dica: Se desejar, polvilhe queijo parmesão ralado para servir.

Sopa de Ervilha com Salsa e Cebolinha Verde

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 2 porções

Ingredientes:

● 3 colheres (sopa) de azeite
● 1 cebola pequena picada
● 2 dentes de alho amassados
● 2 xícaras (chá) de ervilha congelada
● 2 xícaras (chá) de água fervente
● 1 colher (chá) de sal
● 1 colher (chá) de Salsa Kitano
● 1 colher (chá) de Cebolinha Verde Kitano

Preparo: Em uma panela, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Junte a ervilha, a água e o sal, tampe a panela e cozinhe por 5 minutos. Bata a ervilha com o caldo no liquidificador até obter mistura cremosa. Volte para a panela e cozinhe por mais 3 minutos ou até ferver. Acrescente a Salsa e a Cebolinha Verde Kitano e misture. Regue com o restante do azeite. Sirva em seguida.

Dica: Pique fatias de bacon, coloque em uma frigideira e leve ao fogo até ficarem crocantes. Coloque sobre papel toalha para retirar o excesso de gordura. Pique com a faca, formando uma farofinha. Sirva sobre a sopa.

Para conferir essas e outras receitas de Kitano, acesse o site: www.kitano.com.br/receitas-culinarias/

Sobre a Kitano
Líder nacional no segmento de temperos naturais e com mais de 60 anos de história no Brasil, a Kitano possui um portfólio completo com diversas soluções para uso culinário, sendo mais de 30 tipos de ervas, especiarias, pimentas, temperos 100% naturais e sem conservantes, além de temperos prontos, molhos e sopas. Com ingredientes cuidadosamente selecionados ao longo de toda cadeia de insumos, Kitano inspira e engaja os consumidores brasileiros na descoberta e criação de novos sabores, permitindo ainda mais ideias para diversos tipos de receitas.

Continue Lendo

Populares