Aprenda como fazer um delicioso Ninho Escondidinho e um Pavê de Leite em Pó Festivo para a família

São várias atividades para fazer no dia a dia, como arrumar a casa, ajudar os filhos nas tarefas escolares e preparar aquele delicioso almoço ou jantar para a família. Com a chegada de um feriado prolongado a gente tenta ajeitar as coisas, além de ficar juntinho de quem amamos.

Para ajudar você, a Basilar e Zabet, marcas de massas e biscoitos da M. Dias Branco, sugerem duas receitas deliciosas para proporcionar grandes momentos à mesa. O prato principal é um incrível Ninho Escondidinho que vai deixar todos com água na boca. Já a sobremesa fica por conta de um Pavê de Leite em Pó Festivo para fechar com chave de ouro.

Nada mais justo que você usar esse tempo para criar as melhores lembranças junto à família e amigos, com boas risadas e aproveitando cada segundo, tudo isso acompanhado de uma refeição espetacular.

Siga o passo a passo das receitas e delicie-se a cada garfada!

Ninho Escondidinho

 Ingredientes

Para a carne-seca:

3 colheres (sopa) de azeite

2 cebolas cortadas em rodelas finas

1,5 kg de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1 maço de cheiro-verde picado

Para o molho:

4 colheres (sopa) de manteiga sem sal

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 litros de leite em temperatura ambiente

1 folha de louro

2 unidades de cravo-da-índia

1 cebola grande inteira e sem casca

Noz-moscada moída na hora a gosto

Sal a gosto

Para a massa:

1 embalagem de Ninho Basilar (500g)

1 colher (sopa) de sal

Para a montagem:

500g de requeijão cremoso tipo Catupiry em temperatura ambiente

150g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Prepare a carne-seca:

– Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola até que fique dourada. Junte a carne-seca, tempere com a pimenta e junte o cheiro-verde. Desligue o fogo e reserve.

Prepare o Molho:

– Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha. Em fogo baixo, mexa por alguns instantes para tostar a farinha. Aos poucos, despeje o leite, mexendo vigorosamente para não empelotar.

– Junte a cebola com o louro e os cravos espetados. Cozinhe até que encorpe e mexa até obter um molho homogêneo. Tempere com a noz-moscada, o sal e desligue o fogo. Despeje a cebola com os cravos e o louro e reserve o molho.

Prepare a Massa:

– Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa cerca de 2 minutos a menos que o tempo indicado na embalagem. Escorra imediatamente e reserve.

Montagem:

– Espalhe um pouco de molho no fundo de um refratário e misture a carne-seca ao molho restante. Junte o molho à massa e mexa para que fique bem envolvida pelo molho. Despeje no refratário, espalhe uma camada do queijo cremoso e polvilhe o parmesão.

– Leve ao forno médio (200 °C) por cerca de 10 minutos para que complete o cozimento da massa e a superfície esteja dourada. Retire do forno e sirva imediatamente.

Pavê de Leite em Pó Festivo

Ingredientes

Para o Creme:

1 envelope de gelatina em pó incolor sem sabor (12g)

1⁄4 xícara (chá) de água (50ml)

1 lata de leite condensado (395g)

1 lata de creme de leite UHT (300g)

1 xícara (chá) de leite (200ml)

1 e 1⁄2 xícara (chá) de leite em pó (120g)

Para o Recheio:

1 vidro de cerejas em calda (150g)

1 lata de abacaxi em calda (400g)

1 lata de figos em calda (400g)

2 embalagens de Biscoito Maizena Zabet (400g)

Para a Cobertura:

300g de chocolate ao leite

1 xícara de creme de leite UHT (200g)

Modo de preparo

Creme:

– Misture a gelatina na água fria e deixe hidratar por 2 minutos. Leve ao micro-ondas por 20 segundos (ou no banho-maria), sem ferver, até que fique líquida e bem dissolvida.

– Prepare o creme batendo no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o leite, o leite em pó e a gelatina dissolvida. Deixe descansar por 5 a 10 minutos na geladeira, até a gelatina começar agir e o creme espessar levemente.

Recheio:

– Escorra a calda das frutas. Pique-as uniformemente em pedaços pequenos e reserve.

 

Cobertura:

– Pique o chocolate em pedaços pequenos e junte o creme de leite. Leve ao micro-ondas para derreter, tendo cuidado para o chocolate não queimar, misturando bem. Depois de obter uma mistura homogênea, leve à geladeira por 10 minutos.

– Em seguida, bata na batedeira até a mistura ficar bem cremosa e lisa.

Montagem:

– Em um refratário, intercale camadas de creme, frutas picadas e biscoito. Finalize com uma camada de cobertura e decore com pedaços de frutas.

Toque do chef: Experimente acrescentar nozes ao recheio.

 

Sobre a Basilar

Líder em vendas no interior de São Paulo, a Basilar completou 50 anos em 2014. Originária de Jaboticabal, a marca investe em tecnologia e inovação para levar a mesa do consumidor macarrão de verdade de alta qualidade. A Basilar pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos e possui mais de 30 tipos de massas que compõem as linhas de Sêmola e Comum.