Culinária

Gravatinha com Tomate Seco, Alcaparras e Salsa

O tomate é um dos ingredientes mais básicos da cozinha, seja no preparo de uma simples salada ou no icônico molho à bolonhesa. Essa hortaliça faz parte do dia a dia de todos e sempre é uma ótima solução para dar leveza e uma acidez no prato.

Mas você sabia que há diferentes tipos desse ingrediente? A Basilar, marca de massas da M. Dias Branco, ensina a você quais são alguns deles:

  • Tomate carmem: também conhecido como tomate Longa Vida, esse tipo, por ter muita água, não é ideal para fazer molhos;
  • Tomate cereja: de menor tamanho, essa variedade é mais adocicada que a maioria dos tomates. Por ser um dos mais versáteis, é ótimo para uma salada, café da manhã ou lanche da tarde;
  • Tomate caqui: esse tipo não é indicado para o preparo de molhos por não ser muito doce e ser mais ácido e fresco. Entretanto, é a melhor opção para preparar um incrível vinagrete como acompanhamento;
  • Tomate seco: para ficar seco, após o seu colhimento, o tomate é exposto ao sol para perder água e secar e para isso, geralmente é adicionado sal. Esse tipo concentra muito mais nutrientes, vitaminas e minerais que são essenciais para a saúde da pele e dos olhos.

Anuncio


Gostou das nossas dicas? Agora que tal preparar uma incrível Gravatinha com Tomate Seco, Alcaparras e Salsa para o fim de semana para alegrar toda a família.

Siga abaixo o modo de preparo dessa delícia:

Ingredientes:

200 g de tomate seco escorrido
1 colher (sopa) de alcaparras
½ xícara (chá) de ervas picadas (manjericão, salsa e orégano fresco)
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola cortada em pétalas
Queijo parmesão ralado a gosto

Massa

½ embalagem de Gravata Basilar (250 g)
½ colher (sopa) de sal

Modo de Preparo:

 Sobre uma tábua, pique o tomate seco em pequenos pedaços. Junte as alcaparras e pique mais um pouco. Misture as ervas e reserve.
 Em uma frigideira média, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o tomate seco junto com as alcaparras e as ervas e deixe aquecer por 3 minutos. Desligue o fogo, tampe e reserve.
– Em uma panela grande ferva 3 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente e acrescente ao refogado. Misture bem para que toda a massa fique bem envolvida. Sirva em seguida acompanhado do parmesão.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Sobre a Basilar

Líder em vendas no interior de São Paulo, a Basilar completou 50 anos em 2014. Originária de Jaboticabal, a marca investe em tecnologia e inovação para levar à mesa do consumidor macarrão de verdade de alta qualidade. A Basilar pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos e possui mais de 30 tipos de massas que compõem as linhas de Sêmola e Comum.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo