Connect with us

Culinária

Chef da Expoflora ensina fazer a verdadeira torta holandesa de maçã

Publicado

em

Mostra abre nesta sexta-feira (20) para a quarta semana de programação.
Chef Juliana Meulman ensina como preparar o prato tradicional com frutas.

torta holandesa verdadeira

A verdadeira “torta holandesa” cabe ao gosto dos clientes diz chef da Expoflora

Planejamento cuidadoso dos materiais (farinha, ovos, maçãs); assentar a base (preparação para massa de fundo); montagem das estruturas (massa, recheio e assadeira redonda); acabamento (com açúcar). Para dar o parecer técnico da obra conhecida como “a verdadeira torta holandesa”, os visitantes da Expoflora, em Holambra (SP), podem conferir e emitir o laudo de aprovação. O desafio culinário é encarado como um projeto para a arquiteta Juliana Meulman, que deixou o mundo das obras para ser chef com especialização em pratos holandeses.

A mostra que se autointitula “a maior exposição de flores da América Latina”, abre nesta sexta-feira (20) para a quarta semana de programação. Além das flores e paisagens, os turistas podem adoçar o paladar e experimentar a pratos reproduzidos dos cardápios da antiga colônia holandesa.

Para não polemizar sobre a receita de qual seria a “verdadeira torta holandesa”, que é conhecida no Brasil na composição com chocolate, mousse e biscoito, a chef prefere diferenciar pelo gosto predileto do cliente e denomina a sobremesa de maçã como “torta tradicional”. “A clássica holandesa é composta por frutas, neste caso, maçã, suco de limão e uva passa. Além das especiarias, que não podem faltar”, explica. (Veja receita abaixo)

Os laços familiares com a cozinha motivou Juliana a trocar de profissão. Ela viajou para o país de origem dos pais e fez dois anos de especialização em confeitaria. “Não me arrependo de trocar de profissão. Quando desenvolvo um prato penso nas características das minhas origens e nas flores que envolvem toda a minha criação”, disse. No retorno, ela uniu forças com a mãe e desenvolveu entre os destaques os quitutes de rosa e a de “Blueberry”, que foram lançadas durante as edições da Expoflora.

Na confeitaria, segundo Maria, mãe da chef, a tradição da preparação dos doces é predominantemente manual e feito por mãos femininas. “Por dia de mostra chegamos a preparar 52 tortas grandes e 83 médicas, sendo 50% tradicional e as outras são variadas com sabores de nozes, damasco e amêndoas”, afirma. Mãe e filha trabalham na cozinha e outras duas irmãs cuidam da administração do negócio. “O segredo aqui está no cuidado e na dedicação, é dessa forma que apresentamos nossos pratos para os clientes”, disse Maria.

Conclusão da torta tradicional holandesa; prato faz parte do cardápio da Expoflora

Conclusão da torta tradicional holandesa; prato faz parte do cardápio da Expoflora

Receita torta holandesa de maçã (desenvolvida pela Confeitaria Zoet en Zout)

Massa: 100g de açúcar; 200g de manteiga; 300g de farinha; fermento biológico; 1 ovo.

Recheio: 8 maçãs; 50g de uva passa; canela; e suco de limão.

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes até formar uma massa. Com um rolo abra a massa e distribua em uma assadeira redonda. Reserve um pouco para cobrir as maçãs.

Para o recheio é preciso descascar as maçãs e picar em cubo. Temperar com canela e limão. Distribuir a massa e cobrir com tiras da massa reservada e pincelar com gema. Asse a 150°C aproximadamente por 50 minutos. Depois use açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Serviço
O quê: 32ª Expoflora
Quando: até 29 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h
Onde: Pavilhão da Expoflora, em Holambra, na SP-340, (Rodovia Campinas-Mogi Mirim), na saída 140
Ingressos: R$ 32 na bilheteria
Estacionamento: R$ 25
Informações para o público: (19) 3802-1421

Preparação de tortas tradicional holandesa na confeitaria Zoet en Zout, em Holambra

Fonte: G1

// ]]>

Culinária

Dicas para a omelete ficar mais saborosa usando temperos

Publicado

em

Sabe aqueles dias que você está com pressa e sem muitas opções na geladeira? A omelete, prato que foi batizado na França, é um trunfo na cozinha, pois seu preparo é fácil, rápido, nutritivo e com poucos ingredientes é possível ter uma variedade de resultados. Especialista em temperos naturais e marca da General Mills, a Kitano mostra como dar um up na omelete colocando apenas umas pitadas de sabor.

A naturalidade das ervas, pimentas, especiarias e outros temperos possibilita um toque especial à omelete e deixa a refeição ainda mais gostosa. Quer saber como? Então veja as dicas de como temperar e divida sua receita com a gente marcando @Kitano.Brasil com a hashtag #ReceitasKitano nas redes sociais.

Omelete com Cebolinha Verde e Salsa

Os temperos de cebolinha e salsa combinam com queijo mussarela, presunto, e azeitonas. Essa pode se tornar uma super refeição bem simples e rápida de fazer. Aqueça o azeite em uma frigideira, despeje a mistura batida dos ovos, os temperos e as azeitonas e depois distribua o presunto e o queijo na metade da omelete, dobrando uma parte sobre a outra. Doure até o queijo derreter. Nota 10!

Omelete com Cebola, Alho e Salsa

A cebola e o alho realçam o sabor dos alimentos, enquanto a salsa Kitano, por ser uma folha, valoriza o aroma da refeição. A junção desses sabores traz novo sentido à omelete, seja ela simples ou acompanhada de outros ingredientes. Na velocidade do dia, os temperos servem como “recheio” da omelete e transformam o ovo em uma refeição saborosa. Quer levantar o sabor e deixar o prato mais refrescante? Uma opção é colocar pitadas de coentro em pó Kitano.

Omelete com Pimenta-do-Reino

A pimenta-do-reino dá uma acentuação picante à omelete, suavizando o protagonismo dos ovos. Esse tempero acrescenta sabor à refeição e combina com ingredientes como tomate, queijo branco ou queijo prato e peito de peru. Uma dica: você pode também colocar cebolinha verde na hora de bater a pimenta-do-reino com os ovos.

Omelete com Orégano

Com uma pitada de orégano, o sabor da omelete alcança novos sentidos. A erva aromática também é capaz de trazer certa picância ao prato e transformar o paladar dos ovos Para quem tem a ideia que orégano é só na pizza, essa é uma dica de variar na cozinha.. Se você servir a omelete com uma saladinha de acompanhamento vai ficar com cara de prato principal sem muito esforço. Que tal adicionar frango desfiado para deixar a omelete ainda mais completa?

Omelete com Manjericão

Opção para quem quer diminuir a carne do cardápio, essa omelete fica parecendo uma pizza marguerita com tomates cereja, manjericão Kitano, queijo e, é claro, ovos. Também pode ser colocado pimenta branca. O preparo é fácil: misture os ovos, pimenta branca e um pouco de manteiga em um recipiente. Coloque a mistura em uma frigideira com pouco de manteiga. Cozinhe por alguns minutos e adicione o manjericão, queijo e tomates cortados na metade. Deixe cozinhar mais um pouco para que o queijo derreta. Pronto!

Sua refeição fica muito mais saborosa com temperos, ervas e especiarias da Kitano. Para mais informações, acesse: www.kitano.com.br/

Continue Lendo

Culinária

Receita de Biomassa de Banana Verde

Publicado

em

Sim! É possível ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes e com ingredientes de preços acessíveis. 

“Muitas pessoas acreditam que para comer de forma saudável é necessário gastar muito, mas não é verdade. Conseguimos obter todos os ingredientes de uma alimentação simples e fácil”, afirma a Chef Elaine Prado.

Ingredientes

  • 1 dúzia de bananas nanica ou prata extremamente verdes e duras

Modo de Preparo

  1. Separe as bananas e mantenha os talos.
  2. Higienize as bananas.
  3. Coloque as bananas na panela de pressão cubra com água
  4. Leve ao fogo até levantar fervura, depois espere até 7 a 8 minutinhos para sair a pressão e retirar as bananas.
  5. Assim que levantar fervura, adicione as bananas verdes, com casca.
  6. Se sua panela de pressão for de 4,5 litros faça metade de cada vez.
  7. A água deve estar fervendo para que haja o “choque térmico”.
  8. Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar a pressão. Assim que a pressão iniciar, diminua o fogo e conte 8 minutos.
  9. Desligue e retire a pressão.
  10. Quando a pressão sair por completo, retire as bananas uma a uma e em seguida com a ajuda de um garfo e uma faca, tire as cascas de cada banana quente.
  11. Coloque em um liquidificador ou processador e bata (as bananas não podem esfriar), a massa (biomassa) fica espessa.
  12. Se optar por liquidificador bata 3 bananas por vez para não forçar o motor.
  13. A biomassa pode ser conservada na geladeira por até 4 dias em potes higienizados.
  14. Se preferir congelar, assim que bater as bananas coloque-as em forminhas de gelo e deixe no freezer, assim que congelar transfira para um pote hermético os cubinhos de biomassa e mantenha em freezer por até 4 meses.

A Personal Chef Elaine Prado após a formação clássica resolveu se especializar em Gastronomia Funcional, pensando na saúde para os paladares mais apurados. Inspirada na comida afetiva e saudável das mulheres de sua família, iniciou a construção da GOHAPPYHEALTH. marca presença desde então em todos os eventos sobre o tema: congressos, reuniões com nutricionistas funcionais, médicos com a mesma linha de trabalho sobre a importância do alimento no tratamento de doenças. Tem formação em gastronomia saudável pela Raízes Escola de Culinária Saudável; especialização em Personal Chef pela Escola Fran Tonello, em gastronomia funcional e holística; e, por último, Elaine é formanda da Natural Chef.

Continue Lendo

Culinária

Frio chegou: confira receitas de sopas para se esquentar

Publicado

em

Se existe algo que combina com inverno é sopa quentinha. Nutritiva, saborosa e na temperatura perfeita para aquecer o corpo, são refeições que têm ainda outras vantagens: o preparo é fácil, rápido e podem ser servidas para várias pessoas.

Mais do que uma refeição completa, a sopa é um atrativo para reuniões entre familiares e amigos quando as temperaturas caem. Pensando nisso, a Kitano, marca da General Mills que possui um portfólio completo com diversas soluções para uso culinário, separou duas receitas de sucesso nas mesas: sopa de Frango com Abóbora e Açafrão-da-Terra, e sopa de Ervilha com Salsa e Cebolinha Verde.

Bom, o frio chegou. Agora o preparo é com você! Bom apetite!

Sopa de Frango com Abóbora e Açafrão-da-Terra

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

● 2 colheres (sopa) de margarina
● 1 cebola pequena picada
● 2 dentes de alho amassados
● 200g de peito de frango cortado em cubos pequenos
● 1 colher (chá) de Açafrão-da-Terra Kitano
● 2 xícaras (chá) de abóbora de pescoço cortada em cubos pequenos
● 1 colher (chá) de sal
● 4 xícaras (chá) de água
● 1 xícara (chá) de macarrão para sopa tipo padre nosso

Preparo: Em uma panela, aqueça a margarina em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Junte o frango e refogue por mais 3 minutos ou até dourar. Coloque o Açafrão-da-Terra Kitano e misture rapidamente. Adicione a abóbora e refogue por mais 3 minutos. Junte o sal, a água e cozinhe por 15 minutos ou até ficar macio, mexendo de vez em quando. Acrescente o macarrão e cozinhe por mais 6 minutos ou até ficar macio. Sirva em seguida.

Dica: Se desejar, polvilhe queijo parmesão ralado para servir.

Sopa de Ervilha com Salsa e Cebolinha Verde

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 2 porções

Ingredientes:

● 3 colheres (sopa) de azeite
● 1 cebola pequena picada
● 2 dentes de alho amassados
● 2 xícaras (chá) de ervilha congelada
● 2 xícaras (chá) de água fervente
● 1 colher (chá) de sal
● 1 colher (chá) de Salsa Kitano
● 1 colher (chá) de Cebolinha Verde Kitano

Preparo: Em uma panela, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Junte a ervilha, a água e o sal, tampe a panela e cozinhe por 5 minutos. Bata a ervilha com o caldo no liquidificador até obter mistura cremosa. Volte para a panela e cozinhe por mais 3 minutos ou até ferver. Acrescente a Salsa e a Cebolinha Verde Kitano e misture. Regue com o restante do azeite. Sirva em seguida.

Dica: Pique fatias de bacon, coloque em uma frigideira e leve ao fogo até ficarem crocantes. Coloque sobre papel toalha para retirar o excesso de gordura. Pique com a faca, formando uma farofinha. Sirva sobre a sopa.

Para conferir essas e outras receitas de Kitano, acesse o site: www.kitano.com.br/receitas-culinarias/

Sobre a Kitano
Líder nacional no segmento de temperos naturais e com mais de 60 anos de história no Brasil, a Kitano possui um portfólio completo com diversas soluções para uso culinário, sendo mais de 30 tipos de ervas, especiarias, pimentas, temperos 100% naturais e sem conservantes, além de temperos prontos, molhos e sopas. Com ingredientes cuidadosamente selecionados ao longo de toda cadeia de insumos, Kitano inspira e engaja os consumidores brasileiros na descoberta e criação de novos sabores, permitindo ainda mais ideias para diversos tipos de receitas.

Continue Lendo

Populares