Connect with us

Culinária

Beterraba, rica em vitamina C, é alimento típico desta época

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

A beterraba é um vegetal de sabor adocicado e pode ser utilizada in natura em saladas e sucos, cozida em sopas e caldos ou em bolos e suflês. Contém cálcio e fósforo, minerais importantes que auxiliam na manutenção de ossos e dentes. A Vitamina C que está presente na beterraba é uma importante aliada na manutenção do sistema imunológico.

De acordo com a nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Katlly Evillim, o consumo regular de legumes variados traz inúmeros benefícios à saúde. “As cores dos alimentos são ligadas ao fornecimento de diferentes vitaminas e minerais que desempenham funções fundamentais para a boa manutenção do organismo”, afirma a nutricionista.

Priorizar sempre que possível os alimentos típicos da época é uma forma de valorizar a produção e também de gastar menos, já que eles costumam ser encontrados em maior quantidade. Conheça outros legumes e verduras mais comuns nesse período. Abaixo, uma tabela gráfica ajuda a ver em quais meses é mais fácil encontrá-los para o consumo.

Abobrinha
Tem em sua composição muita água e grande quantidade de fibra, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.

Berinjela
A berinjela é hipocalórica, contendo aproximadamente 20 calorias em 100 gramas do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

Brócolis
É rico em vitamina C, cálcio, vitamina A, ácido fólico, potássio e fibras. Contém antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de auxiliar na redução do colesterol sanguíneo. Opte pela cocção a vapor, para preservar a vitamina C e o potássio.

Chuchu
Apresenta sabor suave, baixa digestibilidade além de baixa caloria. Sua alta concentração de fibras auxilia na sensação de saciedade além de melhorar o trânsito intestinal. Fonte de potássio, mineral importante na concentração muscular e vitaminas A e C, que são antioxidantes e ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

Couve-flor
Uma hortaliça tenra e delicada conquista o paladar de muitos. Além de suas várias formas de preparo, como cozidas em saladas, refogada, assada ou em recheios de tortas, a couve-flor traz benefícios para a saúde pois é rica em cálcio e fosforo, contribuindo para a saúde de ossos e dentes; fonte de vitaminas antioxidantes, que agem contra os radicais livres e vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Pepino
É rico em nutrientes, como vitaminas A, B1, B2, C, potássio, magnésio e silício. É composto por grande parte de água, sendo um poderoso diurético natural e também digestivo devido às suas fibras.

Pimentão
Além de suas propriedades nutricionais como as vitaminas A e C, que são antioxidantes e minerais como cálcio, fósforo e ferro, o pimentão é amplamente consumido por seu sabor picante que se dá por uma substância chamada de capsaicina que é um anticoagulante natural, auxiliando no controle da pressão sanguínea além de ajudar na redução do colesterol.

Tomate
O tomate é uma fruta muito conhecida e muito utilizada em diversas preparações. Rica em licopeno, carotenoides, vitamina A B1, B2, B3, C, cálcio e fósforo. Auxilia em várias funções no organismo inclusive na prevenção do câncer de próstata.

Vagem
Tem baixo valor calórico e é rica em proteínas. Contém fibras que auxiliam na digestão e contribuem para a saciedade.

Culinária

Clima de inverno é no restaurante Lavash

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

Casa especializada em comida armênia possui boas opções para os dias mais frios

Nesse mês de maio, o Lavash – Comida Armênia destaca no seu cardápio duas receitas perfeitas para a temporada de clima frio que está apenas começando, o Kashlama e o Mante. Criações do chef Simon Gbrail Kazanjian, os pratos compõem o variado menu de comidas típicas do restaurante armênio aberto em dezembro no Galleria Shopping, em Campinas, São Paulo.

O Kashlama (pronuncia-se Kashlamá) é inspirado em uma receita tradicional da família de Gbrail, que cresceu em Aleppo, na Síria, e chegou ao Brasil depois de trabalhar em diferentes restaurantes da região como a Armênia e a Ucrânia. O prato, que serve até duas pessoas, é uma costela de cordeiro cozida na cerveja e acompanhada por legumes. Já o Mante, é uma massa caseira assada no forno e recheada com carne moída, servida com caldo de tomate, coalhada fresca e sumak – especiaria que dá um sabor cítrico à receita.

Entre outras opções quentes estão os Khorovadz, grelhados de cordeiro, filé-mignon e porco, as dolmas (charutos de folhas de uva ou repolho), kaftas, e o Rhapama, tradicional arroz armênio cozido na abóbora com frutas secas, nozes, mel e temperos especiais. 
Servidos diariamente no Lavash, que está seguindo os horários de funcionamento do Galleria Shopping, assim como todos os protocolos de segurança, os pratos estão disponíveis também via Delivery e nos aplicativos Rappi e iFood. 

Sobre o Lavash
Primeira rede de restaurantes de comida armênia do Brasil, o Lavash investe nas típicas receitas do país, que absorveram anos de cultura do Oriente Médio e da região do Mediterrâneo. Diferente da comida árabe, com seus condimentos e temperos mais intensos, o sabor da culinária armênia está no uso de ervas aromáticas, assim como frutas, vegetais e nozes. Com um cardápio elaborado por Simon Gbrail Kazanjian, jovem chef nascido e criado em Aleppo, na Síria, a casa busca proporcionar uma experiência única aos seus clientes, com atendimento diferenciado e personalizado, alta qualidade de ingredientes e ambiente acolhedor.

Serviço

Lavash – Comida Armênia

Endereço: Galleria Shopping (piso térreo) Avenida Bailarina Selma Parada, s/n – Jardim Nilópolis, Campinas – SP

Continue Lendo

Culinária

Dois sabores originais do Brasil têm desconto na Sodiê Doces

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

Baba de Moça e Brigadeiro são os Bolos do Mês de Maio

Baba de Moça e Brigadeiro Tradicional são dois bolos originalmente criados no Brasil. Essas duas delícias estão com desconto neste mês de maio na promoção Bolo do Mês da Sodiê Doces Hortolândia. 

O Bolo Baba de Moça #41, uma versão brasileira do doce de ovos de Portugal, traz massa branca, recheio de creme gelado e a famosa baba de moça. Na cobertura tem mousse branca, raspas de chocolate branco e cerejas.

Já o Brigadeiro Tradicional #7 é um bolo de chocolate, igualmente delicioso e que é sinônimo de festa no Brasil, tem recheios de brigadeiro e cobertura de trufado de chocolate. O clássico chocolate granulado com as cerejas finaliza a decoração.

Os pedidos podem ser feitos diretamente no aplicativo Sodiê Doces, disponível nos dispositivos IOS e Android, nas lojas e retirados ou entregues via delivery e/ou iFood. Além dos dois sabores da promoção Bolo do Mês, a maior franquia de bolos do país tem mais de 100 variedades de sabores de bolos de massa branca ou de chocolate, com recheios diversos que agradam a todos os gostos e paladares.

Todas as lojas no Brasil oferece os dois sabores com desconto. Os preços podem sofrer variação de acordo com a região. 

Os contatos de cada unidade podem ser obtidos no site oficial da marca: www.sodiedoces.com.br/lojas 

Sodiê Doces – A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente mais de 316 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 100 variedades de sabores e uma linha Zero Açúcar especial. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. Capazes de conquistar todos os paladares, eles ainda têm um preço muito acessível e mensalmente a marca traz o Bolo do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades da rede. A rede também ampliou seu portfólio de sabores das tradicionais balas de coco, hoje são 20 sabores.

Em 2017, a marca inaugurou a fábrica de salgados com sede em Boituva. A primeira franquia Sodiê Salgados Café foi inaugurada no último mês de setembro, no bairro do Tatuapé, em São Paulo. O objetivo é chegar a 50 pontos de venda até 2022. Para dar suporte às novas lojas, a marca vai ampliar a fábrica de 1,3 mil m2 para 4,4 mil m2, investindo cerca de R$ 7 milhões. 

Continue Lendo

Culinária

Dicas de receitas rápidas usando o Micro-ondas!

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

Seja no dia a dia, ou em ocasiões festivas, tem receitas que sempre fazem sucesso: Brownie e Petit Gateau, são bons exemplos. Tudo é ainda melhor, se além de deliciosos, ficarem prontos em poucos minutos. E não tem nada mais rápido que o micro-ondas, para ajudar você no preparo das receitas dos Bolos de Caneca.

Confira!

Antes de começar o preparo das receitas, leve em conta essas dicas básicas:

  • Para fazer essas duas receitas use canecas grandes, com capacidade de 300ml ou mais, caso contrário a massa pode vazar.
  • Não mude a ordem dos ingredientes, que estão no Modo de Preparo.
  • Leve em conta que conforme a marca do micro-ondas, pode haver alteração no tempo – para mais ou para menos.
  • Quando precisar adicionar mais tempo ao cozimento, faça em intervalos de pouco segundos, verificando sempre se o bolinho chegou no ponto. Senão o risco é grande de ficar seco ou queimar.
  1. Brownie com nozes

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ½ colher de sopa de manteiga sem sal
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de leite
  • Chocolate meio amargo picado à gosto
  • Nozes picadas à gosto

Modo de preparo

  • Em um recipiente peneire o açúcar, o chocolate em pó e a farinha de trigo, misture e reserve. Na caneca que você vai assar o brownie, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas por 30 segundos, ou até que ela derreta. Com um garfo misture os ingredientes secos na manteiga derretida. 
  • Coloque o ovo e mexa bem, adicione o leite e misture até a massa ficar homogênea. Misture as nozes picadas e o chocolate meio amargo picado. Leve ao micro-ondas por 1 minuto na potência alta.
  • Verifique se o brownie está assado. Se for necessário, acrescente mais 30 segundos ao tempo final. 
  • O brownie está pronto quando formar uma casquinha na parte superior, e por dentro a massa continuar úmida. 

Dicas: 

  • Não use “achocolatado”, nessa receita é “chocolate em pó”.
  • Caso queira pode substituir ou não colocar as nozes.
  1. Petit Gateau de chocolate meio amargo

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de manteiga
  • 30 gramas de chocolate em barra, meio amargo
  • 1 ovo
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:

  1. Na caneca que você vai assar o Petit Gateau, coloque a manteiga com o chocolate e leve ao micro-ondas por aproximadamente 30 segundos, ou até que os ingredientes estejam derretidos.
  1. Em um recipiente, coloque o açúcar o ovo e bata bem, até ficar como uma espuma leve e clara. 
  1. Acrescente a farinha de trigo – peneirada.
  1. Misture tudo com o chocolate derretido na caneca. Mexa bem, para a massa ficar lisa.
  1. Leve ao micro-ondas por 1 minuto. 
  1. O ponto certo do petit gateau, é de uma massa firme e assada nas bordas e não tão firme no centro.

Dica:

  • O petit gateau precisa assar corretamente, para ficar com o interior bem molinho, observe a textura do bolinho, e se for necessário, acrescente alguns segundos, até que o bolinho chegue no ponto.

Esses dois bolinhos agradam sempre, por serem cremosos e molhadinhos. Eles são perfeitos como sobremesa, para acompanhar o café da manhã e da tarde, ou simplesmente para comer na hora que você tiver vontade “de um docinho”.

Continue Lendo

Populares