Culinária

Beterraba, rica em vitamina C, é alimento típico desta época

A beterraba é um vegetal de sabor adocicado e pode ser utilizada in natura em saladas e sucos, cozida em sopas e caldos ou em bolos e suflês. Contém cálcio e fósforo, minerais importantes que auxiliam na manutenção de ossos e dentes. A Vitamina C que está presente na beterraba é uma importante aliada na manutenção do sistema imunológico.

De acordo com a nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Katlly Evillim, o consumo regular de legumes variados traz inúmeros benefícios à saúde. “As cores dos alimentos são ligadas ao fornecimento de diferentes vitaminas e minerais que desempenham funções fundamentais para a boa manutenção do organismo”, afirma a nutricionista.

Anuncio


Priorizar sempre que possível os alimentos típicos da época é uma forma de valorizar a produção e também de gastar menos, já que eles costumam ser encontrados em maior quantidade. Conheça outros legumes e verduras mais comuns nesse período. Abaixo, uma tabela gráfica ajuda a ver em quais meses é mais fácil encontrá-los para o consumo.

Abobrinha
Tem em sua composição muita água e grande quantidade de fibra, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.

Berinjela
A berinjela é hipocalórica, contendo aproximadamente 20 calorias em 100 gramas do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

Brócolis
É rico em vitamina C, cálcio, vitamina A, ácido fólico, potássio e fibras. Contém antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de auxiliar na redução do colesterol sanguíneo. Opte pela cocção a vapor, para preservar a vitamina C e o potássio.

Chuchu
Apresenta sabor suave, baixa digestibilidade além de baixa caloria. Sua alta concentração de fibras auxilia na sensação de saciedade além de melhorar o trânsito intestinal. Fonte de potássio, mineral importante na concentração muscular e vitaminas A e C, que são antioxidantes e ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

Couve-flor
Uma hortaliça tenra e delicada conquista o paladar de muitos. Além de suas várias formas de preparo, como cozidas em saladas, refogada, assada ou em recheios de tortas, a couve-flor traz benefícios para a saúde pois é rica em cálcio e fosforo, contribuindo para a saúde de ossos e dentes; fonte de vitaminas antioxidantes, que agem contra os radicais livres e vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Pepino
É rico em nutrientes, como vitaminas A, B1, B2, C, potássio, magnésio e silício. É composto por grande parte de água, sendo um poderoso diurético natural e também digestivo devido às suas fibras.

Pimentão
Além de suas propriedades nutricionais como as vitaminas A e C, que são antioxidantes e minerais como cálcio, fósforo e ferro, o pimentão é amplamente consumido por seu sabor picante que se dá por uma substância chamada de capsaicina que é um anticoagulante natural, auxiliando no controle da pressão sanguínea além de ajudar na redução do colesterol.

Tomate
O tomate é uma fruta muito conhecida e muito utilizada em diversas preparações. Rica em licopeno, carotenoides, vitamina A B1, B2, B3, C, cálcio e fósforo. Auxilia em várias funções no organismo inclusive na prevenção do câncer de próstata.

Vagem
Tem baixo valor calórico e é rica em proteínas. Contém fibras que auxiliam na digestão e contribuem para a saciedade.

info primavera

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo