No dia 04 de maio de 2021, Vereador Willian Souza propôs uma moção de congratulação para toda a imprensa da região e incluiu o Portal Hortolândia nominalmente, em homenagem pelo dia mundial da liberdade de imprensa celebrado anualmente no dia 3 de maio.

A liberdade de imprensa, prevista no Artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos é essencial para o desenvolvimento e a manutenção da democracia em todo mundo. No Brasil, os jornalistas tem se manifestado reiteradamente na defesa desse princípio, por outro lado, o atual contexto é de ataques ao exercício da profissão, bem como a independência na produção de notícias.

A atual emergência global decorrente da pandemia do COVID–19, por exemplo, evidenciou algumas decisões políticas cujo reflexo afetam diretamente a ação dos jornalistas. No Brasil, por exemplo, diante da inércia do Governo Federal que por alguns dias deixou de divulgar dados referentes a pandemia, criou-se o Consórcio de Imprensa entre diferentes órgãos de comunicação com intuito de manter a população atualizada sobre o número de novas contaminações e óbitos pela doença.

O vereador transcorreu um texto e por fim saudando e evidenciando o respeito deste parlamentar junto a todos veículos de comunicação de cunho jornalístico que atuam no município de Sumaré/SP e região, citando o Portal Hortolândia.